Val de Loire

Vale do Loire de ônibus – As linhas da temporada que saem de Blois

11 de abril de 2016

Muita gente pensa que só é possível ir ao Vale do Loire por excursão ou de carro. Mas não: dá para ir de transporte público, sim! Todos os anos, a partir da primavera (março/abril), diversas empresas de transporte colocam na estrada ônibus para levar as pessoas aos castelos e às outras atrações da região. Neste texto, vamos ver sobre as linhas que saem da cidade de Blois.

Vale do Loire

Na verdade, são três linhas, com horários e preços diferentes. Aqui os veículos se chamam Navette e é o melhor termo para perguntar sobre eles. As fotos deste texto são do caminho da navette que vai até Chambord e Cheverny, que foi a que usei nesta última viagem ao Vale.

Vale do Loire

Então, vamos aos detalhes

1) Navette Route 41 – Blois, Chambord, Cheverny e Beauregard

Ela funciona de 1º de abril a 5 de novembro de 2017. Os dias de circulação são:
Abril – todos os dias. Maio – 1º , 3, do 6 ao 8; 10; 13 e 14; 17; 20 e 21; do 24 a 28 e 31. Junho – 3 a 5; 7; 10 e 11; 14; 17 e 18; 21; 24 e 25; 28. Julho e agosto – 1 e 2/07; 5 e do 08/07 ao 31/08. Setembro – 1 a 3; 6; 9 e 10; 13; 16 e 17; 20; 23 e 24; 27 e 30. Outubro – 1; 4; 7 e 8; 11; 14 e 15; 18; do 21 ao 31. Novembro – do 1º ao 5.

Vale do Loire

Ela tem as seguintes paradas: Blois Gare SNCF (estação), Blois Château, Chambord Château, Bracieux Camping, Cheverny Château, Beauregard Château. O valor é 6 euros e vale para o dia todo.

Vale do Loire
Chegando no Château de Chambord

Atenção: É uma linha circular, ou seja, depois de Beauregard, ela volta para Blois.
* O primeiro ônibus do dia, que sai 9h30 da estação de Blois, só vai até Chambord. Somente o que sai às 11h30 de Blois (estação) é que vai para as outras paradas.
* Por outro lado, o último ônibus para Chambord passa no castelo às 18h05, assim como para Bracieux (16h20).
* Já o último que passa em Cheverny, passa no castelo às 18h29. E o último que passa em Beauregard passa no local às 18h47.

Vale do Loire

* A tarifa vale para o dia todo, não importa quantas vezes você sobe e desce do ônibus. Isso faz com que você possa fazer todas as atrações em um só dia, se quiser.
Por exemplo: você pega o primeiro ônibus em Blois (9h30) para Chambord. Depois, em Chambord mesmo você pode pegar o ônibus para Cheverny (depois das 11h30) e assim por diante.
* Você pode comprar o bilhete no Office de Tourisme de Blois-Chambord ou com o motorista.
* O bilhete de ônibus dá direito a descontos no bilhete de cada castelo
* Para ver os horários, clique no site da linha

Vale do Loire

2) Navette Azalys – Blois, Chaumont-sur-Loire

Ela funciona de 1º de abril a 31 de outubro de 2017. De abril a junho e de setembro a outubro, nos finais de semana e feriados (menos 1º de maio). Em julho e agosto, todos os dias.

Vale do Loire

Ela tem as seguintes paradas: Blois Gare SNCF (estação), Blois Château, Ozain Gare (estação), Chaumont-sur-Loire Château. Valor é 2,15 euros (só ida) e 4,15 euros (ida e volta).

Vale do Loire

Atenção: Ele tem só duas idas e voltas. A primeira ida passa às 10h15, saindo da estação de Blois, e a segunda às 14h15, no mesmo local. Já o primeiro retorno é às 15h10 do Château de Chaumont-sur-Loire, e o segundo às 17h10, também no château.
* A tarifa vale para o dia todo (ida e volta).
* O bilhete pode ser comprado no Office de Tourisme de Blois-Chambord ou com o motorista.
* O bilhete do ônibus dá direito a desconto no preço do bilhete do Château de Chaumont-sur-Loire.
* Para mais informações e horários, veja o site da Azalys

Vale do Loire

3) Navette Zoo de Beauval

Ela funciona de 1º de abril a 5 de novembro de 2017. Abril, julho e agosto – todos os dias. Maio, junho e setembro – finais de semana e feriados. Outubro – finais de semana e do 21 ao 31/10. Novembro – do 1º ao 5.

Vale do Loire

Ela tem as seguintes paradas: Blois Gare SNCF (estação), Cellettes Bourg, Cormeray Bourg, Contres (rue P.H. Maugé), St-Aignan-sur-Cher (Place Wilson), St-Aignan-sur-Cher Zoo de Beauval. O preço é 2 euros (ida) e 4 euros (ida e volta).

Vale do Loire
E à beira do caminho, surpresa: aparece um castelo

Atenção: só tem uma ida e volta. A ida sai às 9h25 da estação de Blois. E a volta sai às 17h15 do Zoo de Beauval.
* Pode-se comprar o bilhete do ônibus no Office de Tourisme de Blois-Chambord ou com o motorista.
* Para mais informações e horários, acesse o site da da linha Blois-Beauval

Vale do Loire

Enfim, essas navettes da alta temporada são uma mão na roda para que você possa visitar os principais castelos e até o zoológico da região de forma independente. Para ver todos os horários e navettes em um só lugar, veja o link com as três linhas (você também pode solicitar o folheto no Office de Tourisme de Blois-Chambord)

Vale do Loire

Como ir até Blois:
A partir de Paris, a maneira mais fácil é pegar o trem na Gare d’Austerlitz. A viagem dura cerca de duas horas. Para mais informações e preços, consulte o site da SNCF

DSC06411

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (17)

  • Solange Maia Responder    

    12 de abril de 2016 at 14:10

    Bom dia! Sensacional……

  • jorge fortunato Responder    

    12 de abril de 2016 at 20:12

    Olá Renata
    bom saber disso. Não dirijo e achava que seria muito complicado visitar os castelos. Agora ficou bem mais fácil com essas informações.
    Beijocas

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      15 de abril de 2016 at 10:04

      Oi Jorge, mesmo no inverno dá para ir, embora sejam ônibus comuns e com menos frequência. Obrigadão pelo comentário, beijão

  • Manuela Responder    

    15 de abril de 2016 at 19:15

    Olá, Renata!
    Antes de tudo, parabéns pelo blog! Pra quem gosta de história e de turismo não tem melhor lugar na internet para pesquisar sobre Paris que o seu endereço.
    Vou viajar em duas semanas e estou lendo avidamente todos os posts.

    Mas estou com uma dúvida que esperava que voce pudesse me responder, se não for incomodo. Quero ir a provins no dia 1 de maio, já que tenho receio de não ter tanta opção de em Paris por ser feriado. Sei que tem trem para Provins a cada hora, mas não consegui comprar online. Gosto de viajar com todos os passeios já organizados para não ter decepções. O que me parece é que a linha de Provins meio que funciona como se fosse extensão de Paris, então voce compra o passe de metro/trem da cidade (aquele de 18 euros o dia, né?) e chega na hora na estação para pegar o trem que tiver. É assim?
    Fico insegura. E se não tiver trem esse dia por conta do feriado? será que não tem jeito de comprar com antecedencia?

    Obrigada desde já.

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      15 de abril de 2016 at 21:06

      Oi Manuela, obrigadão! Sim o trem para Provins é da região parisiense, então você pode usar o Paris Visite, o Navigo ou o Origine/Destination. Pode comprar na hora, mesmo se for o bilhete comum (Origine/Destination), pois não aumenta o preço. Tenho um post só sobre bilhetes, olha o link http://diretodeparis.com/guia-para-comprar-o-bilhete-certo/ Mas fica de olho se as atrações de Provins funcionam dia primeiro de maio. Aqui no blog tem vários posts sobre a cidade. bjs

      • manuela Responder    

        17 de abril de 2016 at 18:36

        Obrigada pelo resposta, Renata.
        As atrações vão estar abertas em Provins, pois estão vendendo os ingressos pelo site.
        Minha preocupação é se os trens vao estar funcionando normalmente. Pelo sua experiencia o transilien tem horarios reduzidos em feriados?

  • Gislaine Responder    

    16 de abril de 2016 at 8:53

    Parabéns Renata! Fiquei com vontade de conhecer a região depois de ler o seu texto! Já estou anotando os horários e dicas das navettes, quem sabe numa próxima ida? Beijo

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      17 de abril de 2016 at 2:41

      Oi Gi, vem sim, pois a região é maravilhosa. Você vai ficar encantada e não querer mais ir embora. Obrigada pelo comentário, um beijão

  • Turista News: Valle Nevado, Lisboa, Toscana, Toronto, Israel | Turista Profissional Responder    

    10 de maio de 2016 at 20:33

    […] Vale do Loire de ônibus – As linhas da temporada 2016 que saem de Blois […]

  • CARMEN Responder    

    27 de junho de 2016 at 17:47

    Oi Renata, parabéns pelo blogs, muitas dicas boas, mais tenho uma pergunta, funciona em Janeiro, porque só fala de Abril a Novembro, eu queria ir em Janeiro, tem dicas para mim?

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      3 de julho de 2016 at 10:01

      Oi Carmen, existem ônibus comuns que funcionam no inverno, mas é uma linha diferente para cada castelo e eles passam poucas vezes por dia e mais em período escolar. Você teria que dispor de mais de 3 dias para visitar o castelos assim. Para o inverno, aconselho mais comprar uma excursão. Aqui no blog eu indico a ParisCityVision, que vende os passeios saindo de Paris, veja aqui http://diretodeparis.com/parceiros/ ou você pode ir de trem até Tours ou Blois e comprar as excursões nos escritórios de turismo dessas cidades. Os links são http://www.bloischambord.com/ ou http://www.tours-tourisme.fr/ Um abraço

  • Marineusa Lopes Responder    

    5 de agosto de 2016 at 1:33

    Renata, preciso de uma informação tua ou orientação onde buscá-la:
    Sabes se há algum depósito de bagagem confiável em Paris além das estações de trem?
    Gostaria de ir à França em 2017. Ficaria talvez um ou dois dias em Paris descansando da viagem, deixaria a mala pesada e viajaria de trem à Provence com uma pequena mala por uma ou duas semanas (conforme o custo). Após voltaria a Paris e aí ficaria em um ap. ou studio ou outra coisa por mais uma ou duas semanas. Sigo teu Blog e quero visitar lugares que ainda não conheço. Te agradeço pela atenção que me dispensares. Marineusa.

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      7 de agosto de 2016 at 23:05

      Oi Marineusa. Que eu saiba não. Acho que o melhor mesmo é deixar nas estações, é mais seguro e mais perto também, já que você pode deixar na estação onde vc vai partir e chegar. Ou então, converse com o hotel se eles podem guardar sua mala ou com o dono do apto (se vc for alugar) Um abração

  • Yuri Responder    

    7 de maio de 2017 at 19:19

    Parabéns pelo clareza e organização do conteúdo. O post foi de grande auxílio para planejar e realizar o tour.
    Grato pela sua iniciativa em compartilhá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close