Muita gente pensa que só é possível ir ao Vale do Loire por excursão ou de carro. Mas não: dá para ir de transporte público, sim! Todos os anos, a partir da primavera (março/abril), diversas empresas de transporte colocam na estrada ônibus para levar as pessoas aos castelos e às outras atrações da região. Neste texto, vamos ver sobre as linhas que saem da cidade de Blois ou da Gare (estação) de Ozain.
Na verdade, são três linhas, com horários e preços diferentes. Aqui os veículos, ônibus, se chamam Navette e é o melhor termo para perguntar sobre eles. As fotos deste texto são do caminho da navette que vai até Chambord e Cheverny, que foi a que usei em um das minhas viagens ao Vale do Loire.
Então, vamos aos detalhes
1) Navette Rémi – Blois, Chambord, Cheverny e Beauregard
Ela funciona de 9 de abril a 6 de novembro de 2022. Em abril, sábados e domingos. De 9 de maio até 6 de julho e em outubro, às quartas, sábados e domingos. De 8 de julho até 30 de setembro, todos os dias. Nas seguintes datas tem também ônibus todos os dias: de 1º a 8 de maio; de 25 a 29 de maio, e de 22 de outubro até 6 de novembro.
Ela tem as seguintes paradas: Blois Gare SNCF (estação), Blois Château, Chambord Château, Bracieux Camping, Cheverny Château, Beauregard Château. O valor é 6 euros e vale para o dia todo.
Chegando no Château de Chambord
Atenção: Não é uma linha circular. Mas, ficando atento (a) aos horários, é possível visitar vários castelos no mesmo dia e com o mesmo bilhete de ônibus.
* Não são todos os ônibus que vão a todos os castelos. Depende do horário.
* A mesma coisa com a volta: verificar o horário de partida de cada castelo.
* Os horários do ônibus também variam. Há mais no verão.
* Para ver os horários desta linha, clique aqui
* A tarifa vale para o dia todo, não importa quantas vezes você sobe e desce do ônibus. Isso faz com que você possa visitar todas as atrações em um só dia, se quiser.
Por exemplo: você pega o primeiro ônibus em Blois para Chambord. Depois, em Chambord mesmo você pode pegar o ônibus para Cheverny e assim por diante.
* Você pode comprar o bilhete no Office de Tourisme de Blois-Chambord ou com o motorista.
* O bilhete de ônibus dá direito a descontos no bilhete de cada castelo
2) Navette Azalys – Gare d’Ozain até Chaumont-sur-Loire
Ela funciona de 9 de abril a 06 de novembro de 2022. De abril a junho e de setembro a novembro, nos finais de semana e feriados (menos 1º de maio). Em julho e agosto, todos os dias. A navette (ônibus) sai da estação de Ozain. Há trens de Blois, Amboise, Orléans e Tours para Ozain. Aí, ao lado da estação de Ozain é só pegar o ônibus.
Em Ozain, para pegar o ônibus, basta sair da estação e se dirigir à direita. Já para voltar, no Château de Chaumont-sur-Loire, o local de embarque é a entrada sul do castelo, basta sair à esquerda e andar 200 metros.
Atenção: Os horários variam de acordo com o mês. Para consultar o calendário, acesse o site oficial
* As tarifas são variadas. O passe de uma hora custa 1,25 euros. O de duas horas, 2,30 euros. E o de 24 horas, 3,20 euros. Você também pode comprar o bilhete do ônibus (navette) junto com o bilhete de trem. No site da SNCF Connect, basta colocar Chaumont-sur-Loire como destino final. Aí no caso, a tarifa varia de acordo com a estação de partida.
* O bilhete pode ser comprado em um dos pontos de venda Azalys ou com o motorista.
* O bilhete do ônibus dá direito a desconto no preço do bilhete do Château de Chaumont-sur-Loire.
3) Navette Rémi – Zoo de Beauval
Ela funciona de 9 de abril a 6 de novembro de 2022. De 9 a 30 de abril; de 14 a 22 de maio; de 1º de junho a 7 de julho e de 1º de setembro a 21 de outubro: sábados e domingos. De 1º a 8 de maio; de 26 a 29 de maio e de 22 de outubro a 6 de novembro, todos os dias. A partir de 8 de julho até 31 de agosto, todos os dias também.
Ela tem as seguintes paradas: Blois Gare SNCF (estação), Contres (rue P.H. Maugé), Noyers-sur-Cher (Gare), St-Aignan-sur-Cher (Quais), St-Aignan-sur-Cher Zoo de Beauval. O preço é 3 euros (ida) e 6 euros (ida e volta).
E à beira do caminho, surpresa: aparece um castelo
Atenção: Os horários de partida e volta mudam de acordo com o dia da semana e o período. É uma partida e um retorno por dia. Para consultar os horários desta linha, clique aqui
* Pode-se comprar o bilhete do ônibus no Office de Tourisme de Blois-Chambord ou com o motorista.
Enfim, essas navettes da alta temporada são uma mão na roda para que você possa visitar os principais castelos e até o zoológico da região de forma independente. Para saber mais, acesse o site Office de Tourisme de Blois-Chambord
Como ir até Blois:
A partir de Paris, a maneira mais fácil é pegar o trem na Gare d’Austerlitz. A viagem dura cerca de duas horas. Para mais informações e preços, consulte o site da SNCF Connect
Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.
Olá Renata
bom saber disso. Não dirijo e achava que seria muito complicado visitar os castelos. Agora ficou bem mais fácil com essas informações.
Beijocas
Olá, Renata!
Antes de tudo, parabéns pelo blog! Pra quem gosta de história e de turismo não tem melhor lugar na internet para pesquisar sobre Paris que o seu endereço.
Vou viajar em duas semanas e estou lendo avidamente todos os posts.
Mas estou com uma dúvida que esperava que voce pudesse me responder, se não for incomodo. Quero ir a provins no dia 1 de maio, já que tenho receio de não ter tanta opção de em Paris por ser feriado. Sei que tem trem para Provins a cada hora, mas não consegui comprar online. Gosto de viajar com todos os passeios já organizados para não ter decepções. O que me parece é que a linha de Provins meio que funciona como se fosse extensão de Paris, então voce compra o passe de metro/trem da cidade (aquele de 18 euros o dia, né?) e chega na hora na estação para pegar o trem que tiver. É assim?
Fico insegura. E se não tiver trem esse dia por conta do feriado? será que não tem jeito de comprar com antecedencia?
Oi Manuela, obrigadão! Sim o trem para Provins é da região parisiense, então você pode usar o Paris Visite, o Navigo ou o Origine/Destination. Pode comprar na hora, mesmo se for o bilhete comum (Origine/Destination), pois não aumenta o preço. Tenho um post só sobre bilhetes, olha o link https://diretodeparis.com/guia-para-comprar-o-bilhete-certo/ Mas fica de olho se as atrações de Provins funcionam dia primeiro de maio. Aqui no blog tem vários posts sobre a cidade. bjs
Obrigada pelo resposta, Renata.
As atrações vão estar abertas em Provins, pois estão vendendo os ingressos pelo site.
Minha preocupação é se os trens vao estar funcionando normalmente. Pelo sua experiencia o transilien tem horarios reduzidos em feriados?
Parabéns Renata! Fiquei com vontade de conhecer a região depois de ler o seu texto! Já estou anotando os horários e dicas das navettes, quem sabe numa próxima ida? Beijo
Oi Renata, parabéns pelo blogs, muitas dicas boas, mais tenho uma pergunta, funciona em Janeiro, porque só fala de Abril a Novembro, eu queria ir em Janeiro, tem dicas para mim?
Oi Carmen, existem ônibus comuns que funcionam no inverno, mas é uma linha diferente para cada castelo e eles passam poucas vezes por dia e mais em período escolar. Você teria que dispor de mais de 3 dias para visitar o castelos assim. Para o inverno, aconselho mais comprar uma excursão. Aqui no blog eu indico a ParisCityVision, que vende os passeios saindo de Paris, veja aqui https://diretodeparis.com/parceiros/ ou você pode ir de trem até Tours ou Blois e comprar as excursões nos escritórios de turismo dessas cidades. Os links são http://www.bloischambord.com/ ou http://www.tours-tourisme.fr/ Um abraço
Renata, preciso de uma informação tua ou orientação onde buscá-la:
Sabes se há algum depósito de bagagem confiável em Paris além das estações de trem?
Gostaria de ir à França em 2017. Ficaria talvez um ou dois dias em Paris descansando da viagem, deixaria a mala pesada e viajaria de trem à Provence com uma pequena mala por uma ou duas semanas (conforme o custo). Após voltaria a Paris e aí ficaria em um ap. ou studio ou outra coisa por mais uma ou duas semanas. Sigo teu Blog e quero visitar lugares que ainda não conheço. Te agradeço pela atenção que me dispensares. Marineusa.
Oi Marineusa. Que eu saiba não. Acho que o melhor mesmo é deixar nas estações, é mais seguro e mais perto também, já que você pode deixar na estação onde vc vai partir e chegar. Ou então, converse com o hotel se eles podem guardar sua mala ou com o dono do apto (se vc for alugar) Um abração
Parabéns pelo clareza e organização do conteúdo. O post foi de grande auxílio para planejar e realizar o tour.
Grato pela sua iniciativa em compartilhá-lo.
[…] aqui. Depois em Blois, na alta temporada, pegar o ônibus que vai para os castelos (veja este post aqui). Há também a linha 4 do transporte público da região que funciona o ano todo e você pode […]
Olá li sobre os horários dos ônibus que percorrem alguns castelos. Vi que a informação se refere ao ano de 2017. Eu gostaria de saber os horários para setembro de 2018. Onde posso conseguir?. Obrigada
Sensacional o Post. Dá gosto de ver as explicações e detalhes. Sou muito organizado pois não falo bem os idiomas, mas com um post destes vou até de olho fechado. Já reservamos hotel nos dias 01 a 04 maio de 2019. Pelo que li fim férias em um dos períodos escolares com ônibus todos os dias.Muito grato de verdade
Bom dia Renata.
Pretendo ir a França visitar alguns castelos na região de Blois e Tours entre os dias 12 e 20 de janeiro.
Estamos programando de dormir em Blois e Tours.
Sobre as Navettes de Blois para visitar os castelos próximos, elas funcionam no período de 12 a 20 de janeiro?
No link que você citou, não tem como ver horários, logo não sei se estes ônibus irão funcionar neste período.
Se puder ajudar com informações, agradeço.
Atenciosamente
Walter
O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações
The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.
Comentários (23)
Solange Maia
12 de abril de 2016 at 14:10Bom dia! Sensacional……
Renata Rocha Inforzato
15 de abril de 2016 at 10:09Obrigadão, Solange
jorge fortunato
12 de abril de 2016 at 20:12Olá Renata
bom saber disso. Não dirijo e achava que seria muito complicado visitar os castelos. Agora ficou bem mais fácil com essas informações.
Beijocas
Renata Rocha Inforzato
15 de abril de 2016 at 10:04Oi Jorge, mesmo no inverno dá para ir, embora sejam ônibus comuns e com menos frequência. Obrigadão pelo comentário, beijão
Manuela
15 de abril de 2016 at 19:15Olá, Renata!
Antes de tudo, parabéns pelo blog! Pra quem gosta de história e de turismo não tem melhor lugar na internet para pesquisar sobre Paris que o seu endereço.
Vou viajar em duas semanas e estou lendo avidamente todos os posts.
Mas estou com uma dúvida que esperava que voce pudesse me responder, se não for incomodo. Quero ir a provins no dia 1 de maio, já que tenho receio de não ter tanta opção de em Paris por ser feriado. Sei que tem trem para Provins a cada hora, mas não consegui comprar online. Gosto de viajar com todos os passeios já organizados para não ter decepções. O que me parece é que a linha de Provins meio que funciona como se fosse extensão de Paris, então voce compra o passe de metro/trem da cidade (aquele de 18 euros o dia, né?) e chega na hora na estação para pegar o trem que tiver. É assim?
Fico insegura. E se não tiver trem esse dia por conta do feriado? será que não tem jeito de comprar com antecedencia?
Obrigada desde já.
Renata Rocha Inforzato
15 de abril de 2016 at 21:06Oi Manuela, obrigadão! Sim o trem para Provins é da região parisiense, então você pode usar o Paris Visite, o Navigo ou o Origine/Destination. Pode comprar na hora, mesmo se for o bilhete comum (Origine/Destination), pois não aumenta o preço. Tenho um post só sobre bilhetes, olha o link https://diretodeparis.com/guia-para-comprar-o-bilhete-certo/ Mas fica de olho se as atrações de Provins funcionam dia primeiro de maio. Aqui no blog tem vários posts sobre a cidade. bjs
manuela
17 de abril de 2016 at 18:36Obrigada pelo resposta, Renata.
As atrações vão estar abertas em Provins, pois estão vendendo os ingressos pelo site.
Minha preocupação é se os trens vao estar funcionando normalmente. Pelo sua experiencia o transilien tem horarios reduzidos em feriados?
Renata Rocha Inforzato
18 de abril de 2016 at 22:57Oi Manuela, funciona como nos finais de semana, é tranquilo.
Gislaine
16 de abril de 2016 at 8:53Parabéns Renata! Fiquei com vontade de conhecer a região depois de ler o seu texto! Já estou anotando os horários e dicas das navettes, quem sabe numa próxima ida? Beijo
Renata Rocha Inforzato
17 de abril de 2016 at 2:41Oi Gi, vem sim, pois a região é maravilhosa. Você vai ficar encantada e não querer mais ir embora. Obrigada pelo comentário, um beijão
Turista News: Valle Nevado, Lisboa, Toscana, Toronto, Israel | Turista Profissional
10 de maio de 2016 at 20:33[…] Vale do Loire de ônibus – As linhas da temporada 2016 que saem de Blois […]
CARMEN
27 de junho de 2016 at 17:47Oi Renata, parabéns pelo blogs, muitas dicas boas, mais tenho uma pergunta, funciona em Janeiro, porque só fala de Abril a Novembro, eu queria ir em Janeiro, tem dicas para mim?
Renata Rocha Inforzato
3 de julho de 2016 at 10:01Oi Carmen, existem ônibus comuns que funcionam no inverno, mas é uma linha diferente para cada castelo e eles passam poucas vezes por dia e mais em período escolar. Você teria que dispor de mais de 3 dias para visitar o castelos assim. Para o inverno, aconselho mais comprar uma excursão. Aqui no blog eu indico a ParisCityVision, que vende os passeios saindo de Paris, veja aqui https://diretodeparis.com/parceiros/ ou você pode ir de trem até Tours ou Blois e comprar as excursões nos escritórios de turismo dessas cidades. Os links são http://www.bloischambord.com/ ou http://www.tours-tourisme.fr/ Um abraço
Marineusa Lopes
5 de agosto de 2016 at 1:33Renata, preciso de uma informação tua ou orientação onde buscá-la:
Sabes se há algum depósito de bagagem confiável em Paris além das estações de trem?
Gostaria de ir à França em 2017. Ficaria talvez um ou dois dias em Paris descansando da viagem, deixaria a mala pesada e viajaria de trem à Provence com uma pequena mala por uma ou duas semanas (conforme o custo). Após voltaria a Paris e aí ficaria em um ap. ou studio ou outra coisa por mais uma ou duas semanas. Sigo teu Blog e quero visitar lugares que ainda não conheço. Te agradeço pela atenção que me dispensares. Marineusa.
Renata Rocha Inforzato
7 de agosto de 2016 at 23:05Oi Marineusa. Que eu saiba não. Acho que o melhor mesmo é deixar nas estações, é mais seguro e mais perto também, já que você pode deixar na estação onde vc vai partir e chegar. Ou então, converse com o hotel se eles podem guardar sua mala ou com o dono do apto (se vc for alugar) Um abração
Yuri
7 de maio de 2017 at 19:19Parabéns pelo clareza e organização do conteúdo. O post foi de grande auxílio para planejar e realizar o tour.
Grato pela sua iniciativa em compartilhá-lo.
Renata Rocha Inforzato
16 de maio de 2017 at 11:03Oi Yuri, obrigada!
Direto de Paris - Jornalismo em Paris
22 de janeiro de 2018 at 22:19[…] aqui. Depois em Blois, na alta temporada, pegar o ônibus que vai para os castelos (veja este post aqui). Há também a linha 4 do transporte público da região que funciona o ano todo e você pode […]
Simone
16 de março de 2018 at 22:45Olá li sobre os horários dos ônibus que percorrem alguns castelos. Vi que a informação se refere ao ano de 2017. Eu gostaria de saber os horários para setembro de 2018. Onde posso conseguir?. Obrigada
Renata Rocha Inforzato
17 de março de 2018 at 15:18Oi Simone,
Eles ainda não divulgaram os horários deste ano, mas, assim que divulgarem, vou colocar aqui. Um abraço
Rodrigo B Miranda
13 de outubro de 2018 at 10:52Sensacional o Post. Dá gosto de ver as explicações e detalhes. Sou muito organizado pois não falo bem os idiomas, mas com um post destes vou até de olho fechado. Já reservamos hotel nos dias 01 a 04 maio de 2019. Pelo que li fim férias em um dos períodos escolares com ônibus todos os dias.Muito grato de verdade
Renata Rocha Inforzato
19 de janeiro de 2019 at 16:40Oi Rodrigo, obrigada pelo comentário. Assim que eles divulgarem as novas datas, coloco aqui. Um abraço
Walter Faulhaber de Oliveira
13 de outubro de 2019 at 14:20Bom dia Renata.
Pretendo ir a França visitar alguns castelos na região de Blois e Tours entre os dias 12 e 20 de janeiro.
Estamos programando de dormir em Blois e Tours.
Sobre as Navettes de Blois para visitar os castelos próximos, elas funcionam no período de 12 a 20 de janeiro?
No link que você citou, não tem como ver horários, logo não sei se estes ônibus irão funcionar neste período.
Se puder ajudar com informações, agradeço.
Atenciosamente
Walter