Dicas gerais

Cinco viagens para aproveitar o verão na França

21 de junho de 2016

Este texto faz parte de uma blogagem coletiva de um grupo de blogueiros que mora na Europa com o tema do Verão Europeu. Depois de ler este, convido vocês a lerem os outros blogs. Os links estão no final do post.

Verão na França
Honfleur, uma das cidades mais bonitas da Normandia

A França é bonita o ano todo, mesmo nos anos em que o inverno é bem gelado. Mas é no verão que o país atinge o seu auge, com todos os monumentos e eventos a todo o vapor. É a época mais esperada do ano para quem vive aqui e, por isso, as pessoas ficam mais alegres e receptivas. É como se existissem duas personalidades em cada um: a do verão e a do inverno.

Verão na França
Château de Langeais, no Vale do Loire

O verão é também a época em que muita gente viaja. Então, se você estiver planejando vir para cá e quiser aproveitar este clima para conhecer o território francês, aqui vão algumas sugestões. Não é uma lista definitiva, pois o que não falta na França são belos lugares em que vale a pena ir. Bom, então vamos nós:

Verão na França
Parc de la Villette, em Paris

1) Normandia (Normandie) – Praia, belas paisagens, castelos, abadias, boa cozinha, natureza. Nada falta na Normandia. E no verão ela se anima com uma série de eventos dedicados ao Impressionismo, chamada, Normandie Impressionniste, que acontece em várias cidades e vilarejos. Para quem não sabe, a região foi a principal fonte de inspiração para os artistas do movimento que, maravilhados pela luminosidade dos lugares, não se cansavam de reproduzi-los pintando ao ar livre.

Verão na França
Rouen, na Normandia. Se no inverno já é linda, imaginem no verão

A Normandia também foi palco de acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, então, podemos visitar as cidades e memoriais que tiveram relação com o conflito. No verão, também ocorrem vários eventos para lembrarmos as datas, como, por exemplo, o desembarque das tropas aliadas na região. Além de tudo isso, a principal cidade da Normandia é Rouen, que foi palco da morte de Joana d’Arc e é um das mais visitadas da França.

Verão na França
Cemitério americano em Colleville-sur-Mer, na praia de Omaha Beach

2) Vale do Loire (Val de Loire) – Acabei de voltar dessa região, então, ainda estou muito sob seu charme. Nem vou mencionar as belas paisagens, a natureza e a boa gastronomia, porque isso, em se falando de França, é redundância. O forte do Vale são os castelos, pois, entre a Idade Média e o final do Renascimento, foi esta região que os reis franceses escolheram para ficar boa parte do ano. O Vale do Loire tem, segundo algumas fontes, 300 castelos, e boa parte deles pode ser visitada.

Verão na França
Château de Amboise

Durante o verão, além das visitas, acontecem nos “châteaux” vários eventos, como, espetáculos de som e luz, reconstituições históricas, festivais de música e de jardins, e muito mais. São eventos para a família toda. Fora que a região ainda é conhecida pelos seus vinhos e nós podemos visitar caves e vinhedos.

Verão na França
Show de son & lumière (som e luz) no Château de Blois

3) Alsácia (Alsace) – Este lugar tem todo um charme na sua mistura de culturas francesa e alemã. Quer visitar cidades que parecem saídas de um conto de fadas? É aqui que você deve ir. A região também é conhecida pelos seus vinhos, e o verão é perfeito para fazer a rota dos vinhedos e cidades. Fora os charmosos canais alsacianos, que nós podemos navegar por horas ou até por dias.

Verão na França
Strasbourg

A comida nem vou falar. Ela reflete a mistura de culturas, com muita carne de porco, chucrute, fora o maravilhoso – e fedorento – queijo munster. A principal cidade é Strasbourg, que é um mix de charme alsaciano com uma grande cidade francesa, ou seja, onde a vida cultural é borbulhante. No verão, além dos eventos que agitam a região, os parques ficam lindos e cheios de cegonhas.

Verão na França
Strasbourg e seus canais

4) Provença (Provence) – Não dá para falar de verão, sem mencionar a Provence. É uma das regiões mais quentes da França, então, para quem adora calor, é o lugar para viajar nesta época do ano. Mas é também agora, entre junho e final de julho, que as lavandas estão a pleno vapor, transformando a paisagem, que já é bela, em locais de sonho. Fora que a arquitetura das cidades e vilarejos é linda e bem diferente da região de Paris.

Verão na França
Cantinhos de Arles

No verão, também ocorre uma série de eventos na Provence, como festas de lavanda, festivais musicais, de fotografia, reconstituições históricas e muito mais. Uma das cidades que se agita no período é Arles, com o seu festival de fotografia, Rencontres d’Arles, um dos mais famosos da França, e o Arelate, quando toda a cidade volta para a época dos romanos.

Verão na França
Arelate

5) Paris e região – Como deixar Paris de fora em um post sobre viagem na França? Não dá! A capital francesa, que já é agitada o ano todo, no verão fica ainda mais animada. As exposições não param, mas também há uma série de eventos celebrando o verão, como a Fête de la Musique, que acontece a cada 21 de junho. Vários terraços e rooftops são abertos e assim ficam até o outono. E é a época da Paris Plage, que pode ser até bizarra para alguns, mas é muito legal ver as margens do Sena e do Bassin de la Villette transformadas em praia ao alcance da população. Fora os parques parisienses, que ficam cheios de vida, e ainda mais belos.

Verão na França
Paris Plage no Bassin de la Villette

E verão não se resume só a Paris. As cidades e monumentos dos arredores também têm eventos que vale a pena conhecer. Como, por exemplo, os que acontecem no Château de Versailles ou no Vaux-le-Vicomte. E várias cidades, nas quais no inverno você só pode ir de carro ou com linhas de ônibus que passam raramente, no verão há ônibus especiais que te levam até elas. É o caso de muitos vilarejos do Val d’Oise, classificados como um dos mais belos da França, e onde há muitos restaurantes, parques e pequenos museus interessantes, como o Musée de l’Outil, que já falei aqui no blog.

Verão na França
Jardins do castelo de Vaux-le-Vicomte, na região parisiense

Como eu escrevi no começo do post, esta não é uma lista definitiva, é, principalmente, pessoal. Ao contrário, espero que ela se desenvolva ainda mais, pois quero conhecer e mostrar mais lugares. Abaixo, segue a lista dos blogs participantes da blogagem coletiva. Vale a pena ler todos

Verão na França
Os jardins de Monet, em Giverny, Normandia

360 Meridianos – Cidades para beber cerveja no Verão Europeu
Agenda Berlim – Verão em Berlim: vem ver os eventos que vão rolar na cidade
Aprendiz de Viajante – 5 praias pra conhecer no Reino Unido
Brasileiros Mundo Afora – Evento de verão imperdível em Berlim: Classic Open Air no Gendarmenmarkt
Catálogo de Viagens – Progamas típicos londrinos de verão
De Café por Barcelona – Tema: Bebidas del Verano
Destino Provence – 5 bate-volta de verão saindo de Aix-en-Provence
Milão nas Mãos – O Verão na Itália
O Porto Encanta – Ruas, praias, parques jardins e muitas festas! É o Verão no Porto
Pelo Mundo Blog – Mainau, a ilha das flores
Roma pra Você – Comer, Beber, Divertir… ou como curtir o verão romano
Sol de Barcelona – Os melhores Rooftops para curtir o verão
Viajar pela Europa Conheça Navagio: a praia mais incrível da Grécia
Viajoteca – Drinks que são a cara do Verão Europeu

Verão na França
Château de Chambord, no Vale do Loire

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (14)

  • Gendarmenmarkt – uma praça muito versátil em Berlim – Brasileiros Mundo Afora Responder    

    21 de junho de 2016 at 10:54

    […] Milão nas Mãos: O verão na Itália 360 Meridianos: Cidades para beber cerveja no Verão Europeu Agenda Berlim: Verão em Berlim: Eventos que vão rolar na cidade Viajar pela Europa: Conheça Navagio, a praia mais incrível da Grécia Viajoteca: Drinks que são a cara do Verão Europeu Pelo Mundo Blog: Mainau, a ilha das flores De Café por Barcelona: Bebidas del Verano Aprendiz de Viajante: 5 praias para conhecer no Reino Unido Sol de Barcelona: Os melhores rooftops pra curtir o verão O Porto Encanta: Ruas, praias, parques jardins e muitas festas! É o verão no Porto Catálogo de Viagens: Programas típicos londrinos de verão Destino Provence: 5 bate-volta de verão saindo de Aix-en-Provence Roma para você: Comer, beber, divertir… ou como curtir o verão romano Direto de Paris: Cinco viagens para aproveitar o verão na França […]

  • O verão na Itália - Milão nas mãos Responder    

    21 de junho de 2016 at 11:42

    […] Direto de Paris […]

  • 7 programas tipicos para curtir no verão Londrino - Catálogo de viagens Responder    

    21 de junho de 2016 at 12:52

    […] Direto de Paris […]

  • Nicole Plauto Responder    

    21 de junho de 2016 at 16:37

    Eu quero ir aí e fazer esses passeios todos contigo contando a história todinha, rola? 😀 Principalmente pro Vale do Loire, porque fiquei encantada com teus relatos.
    Beijos, Rê!

  • Mônica Responder    

    26 de junho de 2016 at 22:42

    Eu preciso de mais de um verão para poder conhecer tudo isso. Ganhei um livro sobre vinhos e gostaria de fazer a ruta do Vale do Loire e o filhote há dias vem pedindo pra conhecer Paris 🙂 Ah e se vc falasse com detalhes da comida, aí sim , seria loucura, loucura.

    Beijos.

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      3 de julho de 2016 at 10:03

      Oi Monica, o da comida nas cidades do Vale do Loire não tarda a sair. Mas sobre Strasbourg e Paris já tem bastante coisa. Espero você aqui pra gente poder fazer a rota dos vinhos do Vale. Vai ser uma delícia. Beijão e obrigada por comentar

  • Lilana Responder    

    28 de junho de 2016 at 13:49

    Confesso que as outras cidades francesas me encantam mais que Paris, então amei essas idéias. Vale do Loire é um sonho antigo. Estamos tão pertinho, uma vergonha eu ainda não conhecer!

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      3 de julho de 2016 at 9:51

      Oi Liliana. Acho que quando você for para o Vale, vai adorar. Eu, ao menos, sou apaixonada por aquele lugar. Obrigadão pelo comentário. Um beijo

  • Rita Branco Responder    

    15 de agosto de 2016 at 14:05

    Cada lugar lindo Renata! Do jeito que eu ador, principalmente os que estão fora de Paris, que eu imagino serem mais sossegados! França… me aguarde!

  • 9 cidades para encher a cara no verão europeu Responder    

    26 de dezembro de 2016 at 20:48

    […] Destino Provence – 5 bate-volta de verão saindo de Aix-en-Provence Direto de Paris – Cinco viagens para aproveitar o verão na França Luiza Antunes Sou jornalista, tenho 28 anos e moro em Coimbra, Portugal, quando não estou […]

  • Carlos Maligo Responder    

    2 de maio de 2017 at 19:19

    Renata, parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas! Já conhecemos várias regiões da França, a maioria no inverno, e adoramos. Não conhecemos o norte. Agora teremos a oportunidade de ir neste verão, mas não gostamos de multidões. Você poderia dar a dica de qual o período mais procurado (para tentarmos evitar)?

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      16 de maio de 2017 at 11:14

      Olha, Carlos, todas as regiões da França têm mais turistas na alta temporada, que engloba primavera, verão e até outono. Mas o Norte tem menos do que o Sul, porque como no Sul é mais quente, as pessoas preferem ir para lá. Então, pode ir sossegado. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close