A autora

A Autora

Meu nome é Renata Rocha Inforzato, sou paulista e desde 2010 moro em Paris. Sou jornalista e aqui fiz História da Arte e Arqueologia. Sempre tive vontade de ter um veículo de comunicação próprio, onde pudesse, ao mesmo tempo, trabalhar e escrever sobre minhas paixões.

E o blog foi o espaço que encontrei para realizar esse sonho. Outro sonho que tenho é viajar cada vez mais por lugares lindos e interessantes e escrever sobre eles. Aos poucos, estou realizando este também.

Renata Rocha Inforzato

Hobbies

  • Viagem
  • História
  • Escrever
  • Livros
  • Filmes
  • Comer e beber
  • Quebra-cabeça

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (50)

  • helo Responder    

    28 de outubro de 2011 at 17:25

    oi renata, td bem? acabei de te achar no twitter e vim conhecer teu blog. tbem colaboro com revistas lá no brasil, então temos isso em comum – e o fato de morarmos fora do país! bjs helo

  • ilse maria moraes rego Responder    

    13 de junho de 2012 at 0:19

    Querida Renata,

    Sempre considerei ter sorte um determinado tipo de pessoa privilegiada..foi o que me aconteceu encontrando teu blog, já que adoro “feuilleter” sobre París, minha cidade do coração, onde viví e sempre retorno..Só não deixo o Rio porque adoro praia, que é outra forma de inspiração de vida! Que tal um blog sobre fatos interessantes que aconteceram conosco, brasileiros ávidos de cultura e ” savoir vivre” na Ville Lumière? Nós, jornalistas, somos ultra sensíveis às imagens que formam nossa história.. Gostaria da tua abalizada opinião e, assim que puderes, espero resposta..
    Saudações verde-amarelas, mescladas en bleu-blanc-rouge, bisous…

    PS: E parabens, haja fôlego para se deliciar com suas magias..

    • Renata Inforzato Responder    

      13 de junho de 2012 at 17:32

      Oi Ilse

      Em primeiro lugar, obrigada pela sua visita e pelo comentário. Olha, acho muito interessante a sua proposta de blog. Eu o leria com certeza. Um grande abraço.

  • Taila Nara Responder    

    2 de fevereiro de 2013 at 19:41

    Olá, Renata. Estava procurando por informações referentes ao “Cemitério dos Inocentes. em Paris”, e me deparei com teu blog. Comecei a lê-lo; e estou maravilhada com as informações, muito esclarecedoras que você passa, para pessoas apaixonadas por lugares e suas histórias.
    Pretendo viajar para Paris, daqui à algum tempo. E gostaria de saber se no teu blog você já comentou sobre intercâmbios, hotéis, pousadas, etc. Que ajudem os turistas a aproveitar melhor, do que a cidade tem a oferecer! Obrigada.

    • Renata Inforzato Responder    

      2 de fevereiro de 2013 at 22:13

      Oi Taila
      Estou organizando textos sobre hospedagem e vou publicá-los em breve. Mas, enquanto isso, tem o blog da minha amiga Ana Catarina Portugal, que se chama Turista Profissional. Inclusive, lá tem um texto que eu escrevi sobre estudar aqui na França http://www.turistaprofissional.com/category/franca/
      Obrigada pela visita e espero que volte mais vezes. bjs

      • Taila Nara Responder    

        14 de fevereiro de 2013 at 18:30

        Oi… de novo, Renata.
        Estou lendo o blog que você me informou, e estou amando… E já estou ficando ‘expert’, com as incríveis dicas, sobre Paris e arredores. Muito obrigada pela atenção, SUCESSO neste seu blog que é muito edificante e interessante. Beijos.

        Ps: Vários amigos meus estão pedindo o nome do seu blog, que está fazendo fama! Rs

        • Renata Inforzato Responder    

          14 de fevereiro de 2013 at 19:07

          Obrigadão, Taila, pela leitura e indicação. Espero que te ajude e qualquer coisa, pode perguntar o quanto quiser. beijos

  • Monica Chaves Responder    

    30 de agosto de 2013 at 1:05

    Olá Renata, também sou de São Paulo, e vou estar em Paris em 7 de setembro vou ficar 7 dias, dentre os eventos tenho um jantar acho que é na Conciergerie, não sei o que vestir para este evento, por favor me ajude. Obrigada.

    • Renata Inforzato Responder    

      6 de setembro de 2013 at 19:04

      Oi Monica, desculpa pela demora, mas estava viajando e sem poder acessar o blog. Olha, um vestido preto, com um casaquinho e um sapato (sem salto ou de salto baixo) já está ótimo. Se quiser usar salto, também pode ser. Vai de você. Obrigada pela visita

  • Tania Responder    

    2 de outubro de 2013 at 0:25

    Olá Renata, adorei seu blog. Muito legal ter tantas informações em um só lugar. Vou te mandar e-mail para mantermos contato.

    Bisous

  • Anna Responder    

    14 de dezembro de 2013 at 14:10

    Muito bom seu blog. Fico só viajando junto…ainda não tive a oportunidade de ir à Euuropa..quem sabe um dia..certamente lerei todos os posts antes de ir!

  • Aldo Nascimento Cruz Responder    

    21 de dezembro de 2013 at 14:45

    Parabéns pelo blog. Informações utilíssimas

  • Sandra Valéria Martins Moreno Responder    

    27 de janeiro de 2014 at 18:23

    Adorei conhecer seu blog. Informações úteis e interessantes sobre Paris. Um dia pretendo conhecer a cidade luz . Ainda não foi possível .

    Obrigada !!!!

    • Renata Inforzato Responder    

      28 de janeiro de 2014 at 21:52

      Oi Sandra, obrigada pela visita. Quando você menos esperar, estará aqui. Basta que acredite nisso. Um beijo

  • Bruna Responder    

    14 de março de 2014 at 20:28

    Olá, Renata! Conheci o blog há pouco tempo e estou amando. Sonho em conhecer Paris um dia e algumas outras cidades francesas.
    Penso em ir para fazer pós-graduação. Porém, ainda estou em ano de vestibular e estou em dúvida quanto a cursar jornalismo. Você, como jornalista brasileira, considera que as chances para conseguir um bom emprego como jornalista estrangeira na Europa sejam boas?

    Acompanharei sempre o blog de agora em diante. Um beijo!

    • Renata Inforzato Responder    

      16 de março de 2014 at 22:19

      Oi Bruna. Na verdade, o jornalismo é uma profissão difícil de exercer em outro idioma porque supõe um domínio que dificilmente um estrangeiro pode atingir. Se dominar nosso idioma materno já é difícil, imagina outra língua. E para nós brasileiros, ainda tem a questão de precisar de um visto de trabalho para exercer a profissão, o que é complicado. Eu acabei optando por história da arte porque o mestrado em jornalismo era sobre matérias que eu já tinha aprendido na faculdade e na minha pós aí no Brasil. Então, fui fazer algo que já tinha vontade de estudar. Normalmente, as pessoas aqui fazem escola de jornalismo, que, embora não seja obrigatório, acaba sendo importante na hora de procurar um emprego. Obrigada pela visita e pelo elogio. Um beijo

  • Virgínia Palmerston Responder    

    1 de junho de 2014 at 21:20

    Olá Renata, gostei de suas informações sobre o La Défense! Você pode me me dizer onde almoço mais barato neste bairro?

  • Felipe Responder    

    29 de junho de 2014 at 15:08

    Olá Renata irei a Paris em Novembro gostaria de saber se esse hotel é bem localizado em relação a aos principais pontos turísticos.
    Hotel: Comfort Hotel Paris La Fayette
    Endereço: 23 Rue Des Messageries 75010 Paris
    Att

    Felipe

    • Renata Inforzato Responder    

      1 de julho de 2014 at 14:39

      Oi Felipe, é um bairro bem localizado, se bem que em Paris tudo é perto, não é uma cidade grande. Para quem gosta de andar, é um prato cheio. Para quem não gosta, sempre tem um metrô perto. Claro que as atrações turísticas não são coladas umas às outras, então, metrô é inevitável. Só não ande com carteira no bolso traseiro da calça. Mesmo sendo uma cidade segura, Paris tem batedores de carteiras e regiões com muitas pessoas, como as que são perto de grandes estações, sempre atraem esse tipo de ladrão. Um abraço

  • Felipe Responder    

    4 de julho de 2014 at 1:38

    Olá Renata, tudo bem?
    Você tem outra dica sobre Paris, como está o clima em novembro??
    Inicio do frio?? Tem algumas dicas boas para 6 noites ?? As suas indicações para
    compra de passeios são seguras??

    Att

    felipe

    • Renata Inforzato Responder    

      4 de julho de 2014 at 8:28

      Oi Felipe. É difícil prever o tempo, pois a cada ano muda muito. Já teve neve em novembro e no ano passado estava até quente para a época. Fica de olho nesse site http://www.meteofrance.fr. Dicas de Paris é o que mais tem aqui. Leia o que já publiquei e acompanhe o blog que estou sempre publicando. Quanto a hotel, só não aconselho a ficar fora de Paris. Fique espero com o “porte”, isso significa que é no limite da cidade. Quanto aos passeios, claro que são de confiança, senão nem anunciava aqui. Eu mesma já fiz passeios com eles. Um abraço e obrigada

  • Bruno Braga de Oliveira Responder    

    8 de julho de 2014 at 12:12

    Bom dia Renato vou a Paris com minha esposa em setembro vamos ficar 5 dias (comemoração de 20 anos de casado), estamos hospedados no Axel Quality, queais as dicas de passeios para aproveitarmos sem correrria, vc acha interessante contratar passeios das agências locais, eu e minha esposa não falamos francês e ela fala o inglês….mande umas dicas e muito obrigado…

  • Neusa Responder    

    31 de agosto de 2014 at 19:13

    Amada Renata.
    Fiquei muito feliz de ver, ler e apreciar o documento que vc colocou sobre a medalha milagrosa e tudo o mais, capela em detalhes. sou muito devota de Maria Santíssima. Assim consegui acompanhar o itinerário. Parabéns por este artigo. Que Maria te guie e te proteja. Obrigada por trazer para perto de mim a Santa Virgem que a amo muito.
    Parabéns pelo trabalho.

    • Renata Inforzato Responder    

      1 de setembro de 2014 at 20:13

      Oi Neusa. Nossa, muito obrigada pelo seu comentário! Me emocionou! Que ela tb te proteja tb e tê muita saúde. Um beijo

  • silvania Responder    

    25 de fevereiro de 2015 at 18:13

    Olá Renata,
    Também sou jornalista e estou precisando de um profissional para o um possível Job, gostaria de saber se você pode realizar ou se tem alguém para me indicar. você pode me responder por e_mail? Obrigada!

  • Felipe Responder    

    29 de junho de 2015 at 18:48

    Olá Renata, tudo bem?
    Por favor, poderia me informar um e-mail de contato?
    Obrigado =)

  • Felipe Giacomelli Responder    

    12 de agosto de 2015 at 20:59

    Renata, olá

    Meu nome é Felipe Giacomelli, e trabalho no caderno de Turismo da Folha de S.Paulo. Estou enviando esta mensagem, pois gostaria de propor uma entrevista para uma matéria que estou sobre viagens à cidade de Paris.

    O foco da minha matéria é conversar com brasileiros que vivem na capital francesa e que conheçam o turismo da região para dar dicas e sugerir passeios que possam ser feito gastando pouco (ou gastando nada) nesse período de crise econômica.

    Se houver interesse na entrevista, por favor, entre em contato comigo no e-mail que registrei aqui.

    Obrigado

  • Gabriella Lacerda Responder    

    10 de setembro de 2015 at 20:28

    Ola Renata tudo bem? Adoro seu site!
    Gostaria de saber se voce pode me dar o contato da empresa que usou para tirar a cidadania italiana.

    Obrigada!

  • Kadidja Toure Responder    

    5 de fevereiro de 2016 at 0:10

    Oi, Renata! Tudo bem? Eu gostaria de saber um pouco mais sobre sua experiência de pós-graduação na França. Por favor, podemos nos falar por e-mail? Desde já, obrigada!! Bjos

  • Angela follador Responder    

    29 de março de 2016 at 13:52

    Adoro seu site e blog a visita ao museu de Rodin em Meudon muito lindo!!!!
    Ainda não conheço a França , um sonho que vou realizar com fé em Deus.
    Parabéns !!!!!
    ABRAÇOS
    ANGELA

  • FERNANDO PRADO Responder    

    25 de abril de 2016 at 10:30

    Renata, parabéns. Por um acaso encontrei seu Blog e vou me guiar por ele em minhas descobertas por Paris e arredores. Sou do interior de São Paulo, me formei na PUC/SP e resolvi tirar alguns anos sabáticos percorrendo o mundo. Após 10 meses de Nice, chegou a vez de Paris onde resido no 16e. Adoro História e quero conhecer Paris fora dos pontos turísticos. Estarei sempre visualizando seu Blog a partir de agora. Grande abraço.

  • Gabriela Moniz Responder    

    25 de abril de 2016 at 13:55

    Só queria dizer que o novo layout está LINDO!!!! Amei!!!
    Parabéns pelo belo trabalho que você vem fazendo durante todos esse anos 😉

  • Alessandro Pereira Dias Responder    

    30 de setembro de 2016 at 2:14

    muito interessante

  • Mariana Keller Responder    

    13 de abril de 2017 at 14:51

    Oi Renata, tudo bem? acabei de me deparar com seu blog.Ao contrário dos comentários acima, eu não procuro dicas como turista..eu cheguei à Paris em agosto do ano passado para estudar e, mesmo sendo uma cidade maravilhosa, estou tendo muitas dificuldades para me adaptar, o dia-a-dia é muito difícil. Como foi esse começo pra você?

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      15 de abril de 2017 at 23:24

      Oi Mariana, para mim não foi difícil. Mas eu não gostava do Brasil, não me identificava com a cultura, nem nada. E já tinha uma paixão pela cultura francesa, pela história, então, estava maravilhada. E eu também sou um tipo de pessoa que gosta muito de privacidade. E o jeito dos franceses mais distantes e discretos deu certo para mim. O que me ajudou também foi que desde o começo fui a única brasileira nos meus cursos e fiquei mais afastada da comunidade brasileira. Por isso, era se misturar ou ficar sozinha….E quanto mais estranhamento cultural, mais eu gostava e ainda hoje é assim. Espero que essa fase difícil passe logo

  • Alessandro Pereira Dias Responder    

    2 de agosto de 2017 at 1:44

    Artigo muito bom, espero poder viajar fim de ano, neste intervalo vou pegando todas as dicas do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close