Troyes

As delícias de Troyes

23 de abril de 2017

Situada na região de Champagne, a cidade de Troyes é um destino fácil para quem está em Paris. Sobre as principais atrações do lugar, já escrevi em um texto anterior. Agora é a vez de falar das gostosuras que encontramos por lá.

Troyes

Bom, tenho que confessar que um dos pratos típicos de Troyes não faz o meu gênero. É a andouillette, uma espécie de linguiça de tripa de porco, com gosto e odor muito fortes. Se você gosta deste prato, pode encontrar em praticamente todos os restaurantes da cidade. Já eu recorri a outras gostosuras. Então, começamos com a lista dos restaurantes e depois vamos a outras delícias de Troyes.

Troyes

1) Le Grill Saint-Jean
Este restaurante fica em uma das ruas principais de Troyes , onde há vários restaurantes. Claro que é frequentado por bastante turista, mas a arquitetura dele e o cardápio me atraíram. Então, entrei.

Troyes

Pedi uma formule com entrada, prato e sobremesa por 15,50 euros. Como entrada, a minha escolha foi uma velouté de Courgettes au Chaource, ou seja, uma sopa cremosa de abobrinha com o queijo da região. Estava muito gostosa.

Troyes

Como prato, escolhi um poulet mijoté au ratafia de champagne et au romarin (frango cozido com licor de champanhe e alecrim). Apesar de não ser meu prato preferido aqui na França, estava muito bom.

Troyes

E para sobremesa, resolvi sair um pouco do chocolate e pedi um crème caramel. Para acompanhar a refeição, uma taça de vinho tinto da região, o Coteaux Champenois rouge. Com a bebida, minha conta saiu 19,80 euros.

Troyes

Le Grill Saint-Jean
21, rue Champeaux
10000 Troyes
Telefone: +33 3 25 73 52 26
Horários: todos os dias, de 11h30 às 15h30 e de 18h30 às 22h30.

Troyes

2) L’Odyssée
Este restaurante/bar não tem como não notar. Ele fica bem na praça principal, em frente ao Hôtel de Ville (prefeitura da cidade) e ao escritório de turismo. Logo que cheguei a Troyes, já parei ali para descansar um pouco e tomar um suco. No dia seguinte, era um domingo e a maioria dos restaurantes estava fechada. Assim, voltei ao L’Odyssée.

Troyes

A comida é correta. São pratos de brasserie, que podem ser servidos a qualquer hora. Como não tem fórmula no jantar, pedi à la carte, que sai um pouco mais caro. Como entrada, escolhi uma salade de lardons (salada de bacon, com ovo, alface e tomate).

Troyes

Já o prato escolhido foi magret de canard, sauce au poivre et frites (peite de pato, molho de pimenta e pimentão e fritas). Desta vez não pedi sobremesa, pois já era tarde e não queria exagerar na comida. O valor da conta foi 19,55 euros.

Troyes

L’Odyssée
19 Place Alexandre Israel
10000 Troyes
Telefone : +33 3 25 73 60 66
Horários : de quinta a segunda, das 8h à meia-noite. Finais de semana, até às 2h da manhã. Mas a cozinha fecha bem antes.

Troyes

3) Le Bistrot du Palais
O terceiro dia da minha viagem caiu em um feriado e não havia muitos restaurantes abertos. Acabei indo no Le Bistrot du Palais, que era um pouco mais caro. Mas, olha, foi a melhor escolha, porque foi o mais gostoso de todos em que fui.

Troyes

Ele é mais refinado do que os outros, mas com ambiente bem acolhedor. Desta vez, escolhi uma formule de entrada, prato e sobremesa. A entrada foi crevettes sautées à la citronnelle, julienne croquante (camarões sautés com citronela e legumes). Estava divino.

Troyes

Continuei com peixes e frutos do mar e pedi Saint-Jacques poêlées, jus de carotte vanille, purée de céleri (vieiras fritas, molho de cenoura e baunilha, purê de aipo). Sou apaixonada por noix de Saint-Jacques (vieiras) e comi com muito prazer. Estava simplesmente uma delícia.

Troyes

Agora a parte interessante: para sobremesa acabei escolhendo Mousse Exotique. E sabe o que era? Mousse de maracujá. É que aqui na França o maracujá, chamado de fruit de la passion, é considerado fruta exótica. E quando falei que era brasileira e adorava maracujá, a equipe do restaurante veio bater papo comigo. Apesar de ser exótico por aqui, foi um dos melhores mousses que provei. Para acompanhar, pedi um vinho coteaux de coiffy blanc. No total, a conta deu 29 euros, um ótimo preço pela qualidade do que foi servido.

Troyes

Le Bistrot du Palais
25, 27 place Alexandre Israël
10000 Troyes
Telefone +33 3 25 73 79 11
Horário : de segunda a sábado, das 12h às 14h e das 19h às 22h

Troyes

4) La Table des Peintres
Vi este restaurante quando fiz a visita guiada no primeiro dia desta minha viagem. É que ele fica numa rua super charmosa, bem histórica. Além disso, a construção que o abriga é igualmente antiga e eu adoro isso. Aí você passa pela entrada e cai em um pátio, que se transforma em um terraço em dias quentes, onde há até um poço e vários elementos bem legais.

Troyes

Só que como era a hora de jantar, somente as mesas de dentro estavam sendo usadas. Mas o interior do restaurante é bem interessante também, com várias obras de arte expostas e uma decoração mais alternativa, meio retrô. Normal, pois a tradução do nome do restaurante é “a mesa dos pintores”. O carro-chefe do lugar é o gratin (gratinado), que eles fazem em várias versões. Eu pedi o de chaource com bacon, acompanhado por salada . A quantidade era enorme e mesmo assim comi tudo, pois estava bem gostoso.

Troyes

A formule com gratin e sobremesa é 13 euros. Um preço excelente para um jantar. Então, para sobremesa, escolhi queijo branco com calda de morango. Quase nunca como queijo branco como sobremesa, queria mudar um pouco. E estava uma delicia.

Troyes

La Table des Peintres
23, rue des Quinze-Vingts
10000 Troyes
Telefone: +33 3 25 73 59 94
Horário: de terça a sábado, de 12h às 14h e de 19h às 21h. Domingo só o horário do almoço

Troyes

Cafés e outras gostosuras
5) Plaza Lounge
No hotel em que fiquei, o Les Comtes de Champagne, o café era pago à parte. Na maioria das vezes em que fico em hotel assim, aproveito para explorar as opções da cidade. Normalmente, quando viajo somente tomo café da manhã e janto, pois assim não perco tempo. E nessas andanças, descobri o Plaza.

Troyes

Para começar, adorei a decoração do lugar. É linda! E eles têm muita variedade de milk-shakes. Bom, isso é até comum aqui na França, mas o de Oreo que tomei ali foi um dos melhores que já provei.

Troyes

Como disse, quando estou viajando não almoço para não perder tempo. Então, para não ficar com fome, peço um sanduíche no café da manhã. No Plaza, experimentei vários paninis, como o de muçarela e tomate (foto) e o de salmão e queijo branco. Tudo delicioso. Um panini e um Milk-shake me custaram 11 euros, cada vez que fui lá.

Troyes

Plaza Lounge
1, rue de la Cité
10000 Troyes
Horários: de terça a quinta, das 9h às 23h. De sexta a domingo, das 9h à 1h30.

Troyes

6) French Coffee Shop
Outro lugar em que fui tomar café da manhã e que fica no centro da cidade. Na verdade, trata-se uma franquia presente em várias cidades francesas. O chocolate quente é divino, super cremoso.

Troyes

A variedade de sanduíches é bem grande. Provei vários e todos muito bons. O que mais gostei foi o bagel de salmão, que acabei pedindo em duas das vezes em que estive ali. O ambiente é bem moderno, jovem e descontraído. Gastei de 8 a 10 euros, contando o chocolate e sanduíche (o preço do sanduíche varia).

Troyes

French Coffee Shop
38 Rue Champeaux
10000 Troyes
Telefone: + 33 3 25 46 29 89
Horários: segundas, das 13h às 19h. Terça a sábado, das 10h às 20h.

Troyes

7) Maison Caffet
Como praticamente toda cidade francesa, Troyes tem deliciosas lojas de produtos típicos e doces. Dentre elas, visitei a boutique de Pascal Caffet, um dos melhores chocolatiers da França. Pascal já foi reconhecido meilleur ouvrier de France em pâtisserie, uma designação para os melhores em cada área. Ele tem lojas em Paris e em outras cidades francesas, mas é em Troyes que fica suas origens, com a boutique criada por seus pais há 37 anos.

Troyes

Para os amantes de doces e chocolates, como eu, a loja é um sonho. Difícil escolher o que levar. Há desde os chocolates e doces mais tradicionais até os mais inusitados. Por exemplo, o chocolate em forma de rolha, que é o formato da cidade de Troyes. Além desta boutique no centro da cidade, Pascal tem uma banca no mercado municipal.

Troyes

Maison Caffet
2 Rue de la Monnaie
10000 Troyes
Telefone: + 33 3 25 73 35 73
Horários: segunda, das 14h às 19h15. De terça a sexta, das 9h às 12h15 e das 14h às 19h15. Sábado: das 9h às 19h15. Domingo, das 9h às 13h.

Maison Caffé Marché de Troyes
Rue Claude Huez
10000 Troyes
Telefone: + 33 3 25 80 38 38
Horários: segunda, das 10h às 12h15 e das 15h30 às 19h. De terça a quinta, das 8h às 12h45 e das 15h30 às 19h. Sexta e sábado, das 7h às 19h. Domingo, das 9h às 13h

Troyes

8) Marché des Halles Troyes(Mercado municipal)
Uma das coisas mais gostosas na França é visitar suas feiras e mercados. Recomendo a todo mundo. É uma viagem única no meio de tanta coisa gostosa e bem cuidada. Os franceses sabem como ninguém que a aparência dos pratos e alimentos é quase tão importante quanto o sabor. Por isso, a visita a esses lugares aqui é uma alegria também para os olhos, fora o olfato e paladar.

Troyes

Em Troyes, o principal marché (feira/mercado) é coberto. A estrutura foi construída em 1874 e segue uma tendência em várias cidades na época, pois era necessário um lugar seguro e coberto para abrigar os vendedores, principalmente no inverno. A inspiração foi os Halles construídos por Baltard em Paris.

Troyes

No Marché de Troyes encontramos as coisas mais comuns nesses mercados, como as frutas, legumes, carnes e peixes; mas também produtos de outros lugares, como os da Itália, por exemplo. Há os deliciosos pratos prontos para levar para casa – como os franceses fazem coisas gostosas – e também lugares para comer.

Troyes

Mas o destaque são os produtos locais, principalmente, em minha opinião, os queijos. Quando estou em uma cidade nova, sempre vou até uma das bancas de queijo e pergunto ao vendedor qual o queijo local. Na região de Troyes, o principal é o chaource. Ele é um queijo de massa macia e casca aveludada (mofo branco), feito com leite de vaca cru. Uma delícia. Quando passei na banca da Fromagerie Pouillot, não somente tive uma aula de chaource com degustação, como ganhei uma peça do queijo. Como não iria embora naquele dia, o pessoal do hotel o guardou na geladeira para mim. Assim, se for a Troyes em dia de marché, não deixe de visitá-lo.

Troyes

Marché de Troyes
Rue Claude Huez
10000 Troyes
Telefone: + 33 3 25 80 38 38
Horários: segunda, das 8h às 12h45 e das 15h30 às 19h. De terça a quinta, das 8h às 12h45 e das 15h30 às 19h. Sexta e sábado, das 7h às 19h. Domingo, das 9h às 13h.
Fromagerie Pouillot – horários da banca no mercado: terça a quinta, das 8h às 13h e das 15h30 às 19h. Sexta e sábado, das 7h às 19h. Domingo, das 9h às 13h.

Troyes

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (2)

  • Oscar | www.viajoteca.com Responder    

    23 de abril de 2017 at 8:02

    Ufa!! Ainda bem que a gente não engorda só olhando fotos!!! Uma gostosura melhor que a outra!! Adorei esses morangos e os doces! Incrível que com tantas coisas gostosas assim de uma maneira geral, os franceses são bem magros.. Se bem que acho que ai na França eles compensam no tamanho das porções

  • Analuiza (Espiando Pelo Mundo) Responder    

    23 de abril de 2017 at 17:24

    Dizem que antes de nos deliciarmos com qualquer coisa, comemos com os olhos, o que significa que lendo esse texto me lambuzei de tatos usar esse sentido! Cada pratos mais interessante que o outro servidos em lugares cheios de charme. Uma perdição. Para completar, doces que são verdadeiras obras de arte! Foi difícil chegar ao final desse post e agora estou aqui cheia de fome. E não vai ser qualquer prato que irá me satisfazer! 🙂

    Valeu! Uma lista para guardarmos para buscas futuras! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close