Meaux Heroïques – um show de luz, música e teatro nos arredores de Paris
13 de setembro de 2016
Last Updated on 27 de agosto de 2019 by Renata Rocha Inforzato
A França tem eventos o ano todo, mas é entre junho e setembro que acontece a maior parte deles. No dia 26 de agosto, fui ver um show que mistura história, dança, luz e som, e adorei. É o espetáculo Heroïques, que acontece em Meaux, uma cidade perto de Paris.
Meaux fica a 55 quilômetros da capital. É conhecida, principalmente, por seu queijo Brie e também por ter sido palco de batalhas durante a Primeira Guerra Mundial. Mas vou falar da cidade em um texto separado. Neste, o destaque vai para o show, que vale muito a pena ver. Por causa da iluminação fraca, as fotos não ficaram boas, mas dá para ter uma noção do que nos espera.

Todos os anos o show Heroïques vai de junho a setembro. Promovido pela prefeitura da cidade, ele acontece desde 1982. São cerca de 500 voluntários, que ensaiam vários meses para que tudo saia perfeito. São pessoas que têm seus trabalhos, mas que se engajam nesta aventura por prazer e amor à cidade.

Apesar de Meaux ter origem muito mais antiga, o show começa no século IX e vai traçando os principais acontecimentos pelos séculos até hoje. Vemos as invasões da Idade Média, a Guerra dos Cem Anos, as epidemias, a Revolução Francesa, a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra, a liberação, entre outros eventos marcantes para a cidade.

Isso sem esquecer os personagens ilustres que viveram ou passaram por Meaux: Jacques-Bénigne Bossuet, bispo da cidade, um dos mais poderosos de todos os tempos; Maria Antonieta, Napoleão, Victor Hugo, etc. Todos eles aparecem no enredo do espetáculo.

E nem precisa saber francês para entender o show: praticamente não há diálogos e a narração é bem escassa. O espetáculo é composto por cenas que os voluntários representam através de gestos, enquanto a luz e a música fazem todo o resto.

Aliás, as músicas são bem interessantes: vai de canções medievais até Queen. As iluminações valorizam não somente as cenas como também os prédios da Cité Episcopale, pois o espetáculo acontece em um palco montado ali mesmo, no pátio externo do palácio, ao lado da Catedral.

Durante 75 minutos, a história da cidade vai sendo contada. É uma aula de História da França, pois muitos dos acontecimentos mostrados ocorreram em todo o país. Entre uma cena e outra, números de dança, também feitos pelos voluntários. Em alguns momentos, os atores interagem com o público. Outra hora muito boa é durante um pequeno intervalo, quando alguns voluntários passam oferecendo pedacinhos de Brie aos expectadores.

O Heroïques de Meaux acontece sempre sextas e sábados, ao cair da noite. Esse ano vai até 17 de setembro. Para saber mais informações sobre o show, acesse aqui. Como disse acima, vale a pena ver e, de quebra, você conhece Meaux, seus monumentos, seus queijos e a sua cerveja. E, se não puder ir nesse ano, guarde o endereço para o ano que vem.

Heroïques de Meaux
Datas 2018: 16, 29 e 30 de junho; 07 de julho, às 22h30; 25 de agosto; 01, 07, 08, 14 e 15 de setembro, às 21h30.
Endereço: Cité Episcopale de Meaux
77100 Meaux
Bilhete: 17 euros. Crianças com menos de 12 anos, 5 euros. Gratuito para menores de 4 anos. Vendas no site e no Office de Tourisme da cidade

Como ir a Meaux
Em Paris, na Gare de l’Est, pegar o trem da linha P. A viagem dura entre 25 e 40 minutos. Para saber mais sobre o trajeto, consulte o Via Navigo

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real Seguro Viagem
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior
Renata Rocha Inforzato
Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.
Comentários (2)
Martinha
6 de outubro de 2016 at 5:02Waowwwww… parece incrível. Não conhecia este espetáculo, mas já quero ir. Fiquei encantada só pelas fotos. ❤️ Beijos =)
Renata Rocha Inforzato
10 de outubro de 2016 at 20:37Oi Martinha, obrigada! A cidade é bem gostosinha também, vale a pena ir lá… E aproveitar e comer os queijos , rrsrs. beijão