Bayeux

As delícias de Bayeux

19 de novembro de 2022

Last Updated on 19 de novembro de 2022 by Renata Rocha Inforzato

Bayeux é uma cidade da Normandia que já visitei algumas vezes e da qual gosto muito. E, além das belezas arquitetônicas, o lugar tem muita coisa gostosa para comer e beber e excelentes restaurantes.

Bayeux

Claro que nas minhas visitas à cidade não conheci todos os lugares para fazer uma boa refeição, mas adorei aqueles em que em fui. E também adorei saber um pouco mais das delícias que Bayeux tem a oferecer. Então, vou colocar aqui os restaurantes e cafés em que fui e os produtos típicos que podemos encontrar na cidade.

restaurante normando Le Pommier

1) L’Assiette Normande
Não tem como não notar este restaurante praticamente ao lado da catedral. De cozinha típica francesa, principalmente normanda, seus pratos são copiosos e gostosos. Todas as vezes em que fui lá, pedi pratos que tinham um molho cremoso à base de queijo, como este Escalope de Volaille à la Normande (filés de frango cortadinhos com molho cremoso), acompanhado por risoto e um purê de batata-doce.

Bayeux

A sobremesa foi uma Tarte Tatin com sorvete de baunilha. Tarte Tatin é uma torta de maçã invertida, onde as rodelas de maçã ficam em cima. Para acompanhar, uma bebida típica da região, a sidra. Escolhi a cidre doux, que é a mais docinha. Os preços variam de 12,90 euros (o menu prato e sobremesa do almoço). Já o prato mais barato, que é o do dia, custa 9,90 euros (hora do almoço). Já o copo de sidra foi 3,50 euros. Lembrando que os preços podem mudar.

Tarte Tatin

L’Assiette Normande
3, rue des Chanoines.
14400 Bayeux
Telefone: + 33 (0)2 31 22 04 61 (se ligar do Brasil, vc usa o +33 e depois o resto do número, sem o zero antes do 2. Se ligar de um telefone francês, comece com o zero antes do 2).
E-mail: alexandra.olard@wanadoo.fr (eles não reservam por e-mail).
Horários: de terça a sábado, 12h-14h/19h-21h30.
Fechamento anual de 13 de novembro de 2022 a 13 de fevereiro de 2023.

Bayeux

2) Le Garde Manger
Este restaurante fica em uma área bem gostosinha do centro de Bayeux e faz parte do hotel Reine Mathilde. Quando estou na cidade, vou sempre lá, nem que seja para tomar um café no meio da tarde. Os pratos são bem gostosos e o serviço bem rápido. Uma das minhas refeições ali teve como prato um filé mignon de porco com molho camembert e legumes. Em uma outra vez, experimentei um saumon gravlax (salmão cru marinado).

Salmão
O salmão

A sobremesa foi um crumble aux pommes e uma bola de sorvete de doce de leite. Para beber, uma taça de sauvignon blanc. O preço da fórmula mais barata (entrada e prato ou prato e sobremesa, na hora do almoço) é 15,50 euros. Já o prato mais barato, à la carte, custa 13 euros. E paguei 4 euros na taça de vinho. Mas, preços e cardápio podem mudar ao longo do ano.

Bayeux

La Garde Manger
23 rue Larcher
14400 Bayeux
Telefone: +33 (0) 2 31 92 08 13
https://hotel-bayeux-reinemathilde.fr/restaurant
Horários: Aberto todos os dias, das 7h às 22h.

Vinho branco

Le Garde à Manger, Bayeux

3) Crêperie Le Moulin de la Galette
Comer um crepe sempre é uma boa ideia na França. E em Bayeux tem um lugar bem agradável, perto do Musée de la Tapisserie e do rio Aure. O restaurante fica meio escondido, mas é uma delícia comer ali sossegada, no jardim interno. Aliás, foi neste lugar que conheci um casal de brasileiros que era leitor aqui do Direto de Paris (foi a primeira vez que isso me aconteceu em uma viagem). Aproveitei para comer uma galette complète (galette é o nome para o crepe salgado, feito com trigo sarraceno), com queijo emmental, presunto e ovo.

Bayeux

Como sobremesa, apelei para a tradicional mousse de chocolate. Tudo bem caseiro e gostoso. Para beber, uma taça de um bom vinho rosé. Apesar de ser uma creperia, eles também têm no menu pratos tradicionais, hambúrgueres e saladas. O prato mais barato custa 10 euros. E paguei 4 euros na taça de vinho. Nem preciso falar que preços e cardápio podem mudar, né?

Mousse chocolate

Vinho rosé

Le Moulin de la Galette
38 Rue de Nesmond
14400 Bayeux
Telefone: +33 (0) 2 31 22 47 75
https://www.moulindelagalette-bayeux.com/
Horários: de quinta à segunda, das 12h às 14h/ das 19h às 21h30.

Bayeux

4) Le P’tit Resto
É um outro restaurante no centro de Bayeux, em frente da catedral, com pratos tradicionais franceses, com inspiração na Normandia, e caseiros. O ambiente é pequeno e intimista, e, principalmente, para o jantar, é melhor reservar. Foi o que fiz e provei um delicioso filé de lieu (peixe), com limão, purê, champignons e molho.

Gastronomia normanda

Como sobremesa, pedi uma mini-madeleine, sorvete e calda de baunilha. E bebi uma taça de vinho branco da casa. A fórmula mais barata, com prato, sobremesa, vinho ou café custa 15,90 euros, mas vale só para o almoço durante a semana e fora feriados. O prato à la carte mais barato custa 16 euros. Claro que o menu e os preços podem mudar.

café gourmand

Le P’tit Resto
2, rue Bienvenu
14400 Bayeux
Telefone: +33 (0) 2 31 51 85 40
https://www.restaurant-bayeux.com/
Horários: de terça à sábado, das 12h às 14h15/ das 19h às 21h15.

Bayeux

5) Le Pommier
Este restaurante fica quase em frente ao Musée Baron Gérard e pertinho da catedral. É bastante frequentado, por isso tem que reservar, o que fiz no dia anterior. A cozinha é tradicional francesa, com produtos locais e bastante qualidade e preços bons. Enquanto esperava meu pedido, trouxeram torradinhas com dois patês: um de peixe e outro de chorizo, que estavam bem gostosos.

Bayeux

Pedi um menu completo e como entrada uma salada com presunto da região defumado. O prato principal foi sauté de poulet (frango) com crème de Isigny (um molho cremoso da região) e a sobremesa foi crème brûlée. Para acompanhar, um chardonnay. O preço do menu completo mais barato é 26 euros. Já o prato sozinho mais barato custa 17,50 euros. E paguei 4 euros na taça de vinho.

frango com creme

Le Pommier
38-40 rue des Cuisiniers
14400 Bayeux
Telefone: +33 (0)2 31 21 52 10
E-mail: contact@restaurantlepommier.com
https://www.restaurantlepommier.com/
Horários: alta temporada, aberto todos os dias, de 12h às 14h/ 18h30 às 21h. De novembro a março, de sexta à terça, de 12h às 14h/ 18h30 às 21h.

Bayeux

6) Le Volet qui Penche
Este lugar é um charme. Mistura de restaurante, bistrô e loja de vinhos, tem uma cozinha deliciosa e simples. E sua localização é das melhores: em pleno centro de Bayeux, às margens do Aure, onde ficam os barquinhos e em uma rua estreita e charmosa. Pedi uma fórmula com prato e sobremesa. Provei um Jambon à l’Os (tipo um tender), com molho normando e batatas esmagadas (ecrasée de pommes de terre).

Restaurant le volet qui penche

Bayeux

A sobremesa foi um mi-cuit (que no Brasil o pessoal chama de petit gâteau) com sorvete de baunilha. Pedi também um vinho tinto da casa. O menu que pedi custou 18 euros, era almoço. Já o prato mais barato custa 12 euros. E a taça de vinho foi 4,5 euros.

Petit gâteau chocolate

Le Volet qui Penche
3 Impasse de l’Islet,
14400 Bayeux
Telefone: +33 (0) 2 31 21 98 54
https://www.levoletquipenche.fr/
Horários: de quarta a sábado, das 12h às 14h/ 18h30 às 20h.

Bayeux
Olha a vista da minha mesa

7) Show Glacé
Como o nome sugere, é mais uma sorveteria. Mas eles também oferecem pratos, como crepes, massas e saladas, por exemplo. O lugar é agradável, quase do lado do restaurante anterior, às margens do Aure e perto do escritório de turismo. Ou seja, no caso mais charmoso de Bayeux. Eu fui ali no meio da tarde, pois não tinha almoçado. Então, pedi uma galette (crepe salgado) com presunto e queijo gruyère.

galette complète

Como estava em uma sorveteria, claro que iria pedir um sorvete: minha escolha foi um de chocolate. Para acompanhar, uma cidre (sidra) doux, que é a mais doce. O pessoal é bem simpático e sorridente. Os preços são bons: a galette mais barata, de queijo gruyère custa 5,90 euros. Já o prato mais caro depende do dia. E o copo de sidra foi 3,10 euros.

Bayeux

Show Glacé
5 rue Larcher
14400 Bayeux
Telefone: +33 (0) 9 82 22 64 79
E-mail: showglace.bayeux@icloud.com
Horários: de sábado às quartas, de 9h30 às 21h.

creperie

Produtos típicos
Bayeux faz parte da região natural do Bessin e do departamento (divisão administrativa) do Calvados. Então, quando se trata de produtos típicos, quer dizer mais os produtos tradicionais da cidade, de seus arredores e da Normandia. Uma das especialidades de Bayeux é a carne de porco, chamada aqui de Cochon de Bayeux. Por isso, encontramos nos restaurantes da cidade muitos pratos à base de carne de porco e seus derivados e podemos levar vários tipos de embutidos e patês para casa.

Bayeux

Bayeux

A região natural do Bessin é banhada pelo mar. Bayeux fica a somente dez quilômetros da praia mais próxima. Por isso, os peixes e frutos do mar são outra especialidade da região. Assim, em Bayeux podemos provar vários pratos com peixe ou frutos do mar, principalmente as vieiras, aqui chamadas de Noix de Saint-Jacques. Port-en-Bessin, uma cidade litorânea perto de Bayeux, é uma das maiores produtoras de vieiras da França.

Bayeux
Vieira com molho de manteiga

Em se tratando de Normandia, os queijos não poderiam ficar de fora. Além dos mais conhecidos, como o camembert, por exemplo, a região produz o Livarot, o Crémeux du Mont Saint-Michel, e vários outros, que, apesar de levarem nomes de cidades mais distantes, também são produzidos no Bessin. Podemos ver vários produtores desses queijos nas feiras da cidade e também nas visitas guiadas gastronômicas que o Office de Tourisme oferece para os turistas. E são queijos que servem para fazer o Fondue Normand ou Fondue du Calvados. É como o fondue normal, mas esfregam-se chalotas no recipiente para dar um gosto a mais e pode ter sidra ou calvados na receita.

Bayeux

Também podemos provar em Bayeux as delícias da região de Isigny-sur-Mer. Na verdade, Isigny é uma cidade da região, mas seus produtos podem ser encontrados em toda a França. Claro que ali em Bayeux, pela proximidade, há muita variedade de produtores. E quais são esses produtos? São eles: o beurre (manteiga), o creme (um tipo de creme de leite) e o caramelo de Isigny. Provei os três, tanto nos restaurantes, pois o creme e a manteiga são usados nos pratos, por exemplo, quanto em docerias (no caso, os caramelos). É tudo uma delícia.

caramelos d'isigny

Já a maioria dos doces e sobremesas é feita a partir de maçãs, que é a fruta inseparável da Normandia. A torta de maçã é típica de Bayeux e região. Nos restaurantes, padarias, casas de chá, etc, encontramos o quitute realizado de várias formas, como a tarte normande, por exemplo. Tem, também, o beurré normand, que é um bolo redondo de maçãs e uvas passas, estas últimas maceradas no Calvados. Outro doce típico da região é a fallue, uma espécie de brioche, que antigamente era tradição durante a Epifania (dia de Reis). Ela é degustada junto com a teurgoule, um tipo de arroz doce, com uma fina camada queimada na parte superior e que é cozido por, no mínimo, cinco horas.

Tarte aux Pommes
Tarte aux Pommes (Torta de Maçã)

A maçã também é a fruta da fabricação de várias bebidas típicas da região. Uma das mais conhecidas é a sidra, que encontramos em toda a Normandia. Ela é fabricada a partir da fermentação do suco de maçã. Aqui na região de Bayeux, é possível provar e comprar muitas marcas da bebida, para todos os gostos e bolsos. E praticamente todos os restaurantes a servem.

Bayeux

E, sem esquecer, do Calvados, que tem o mesmo nome do departamento onde fica Bayeux. Trata-se de uma bebida alcoólica feita com a destilação de maçã. É outra bebida típica da Normandia, e pode ser realizada com mais de 200 tipos de maçãs, das mais doces até as mais ácidas. A bebida, que tem o selo de apelação de origem controlada (Appellation d’Origine Contrôlée, AOC) desde 1942, deve ser envelhecida por bastante tempo em barris de carvalho.

Calvados

Uma bebida um pouco menos conhecida é o Pommeau, que é a mistura de suco de maçã não-fermentado (dois terços) e calvados (um terço). É uma bebida alcoólica doce, a minha preferida na região. Normalmente, é servida como aperitivo. Tem apelação de origem controlada (AOC) desde 1991.

Bayeux

Também tive a sorte de conhecer em Bayeux a Poirylyne. É outra bebida destilada, mas desta vez é a pera, que também é uma fruta típica da região, que é misturada com calvados. Tudo é envelhecido em barris de carvalho. Outra bebida feita com a pera é o Poiré. Ela é efervescente, como a sidra, realizada pela fermentação alcoólica do suco da pera. Tem um sabor delicado e é apelidada de champagne normando. O Poiré mais conhecido é o que é fabricado em Domfront, no departamento vizinho de Orne. Mas encontramos muitos tipos nas lojas e restaurantes de Bayeux.

Bebida normanda

Além de todas essas bebidas típicas da região, encontramos também muita cerveja artesanal para provar e levar para a casa, assim como vinhos. Para quem não consome bebidas alcóolicas, há muita variedade de sucos de maçãs e peras.

Bayeux

Para quem quer levar os produtos típicos para casa, Bayeux dispõe de muitas lojas de artesanato, lembranças e comidas típicas. Você pode encontrar nelas tudo o que mencionei aqui no texto e ainda mais. Sempre levo algumas coisas para casa, para me lembrar da viagem e dos lugares que visitei. Levo uma ou duas garrafas de bebida, queijos e também aquelas caixas decoradas da região com caramelos, chocolates ou bolachas (sou paulista, falo bolacha). Bayeux, assim como outras cidades francesas em geral, possui ótimas lojas de bombons e chocolates, com fabricação própria.

Loja de doces

Bayeux

Para provar produtos fresquinhos e/ou comprar direto com os produtores, nada melhor do que ir às feiras (marchés) nas cidades em que visitamos. As feiras francesas são verdadeiras instituições gastronômicas e as de Bayeux são assim. A cidade conta com duas: o Marché Saint-Jean, às quartas, de 7h30 às 13h30, na rue Saint-Jean; e o Marché Saint-Patrice, aos sábados, das 7h30 às 14h, na Place Saint-Patrice. Às quintas-feiras de julho e agosto, acontece o Marché du Terroir et de l’Artisanat Normand que, como o nome diz, reúne artesãos e produtores regionais.

Feira Normandia

Não pretendi colocar aqui tudo o que é típico da região de Bayeux ou mesmo do resto da Normandia. Como em qualquer região francesa, tem muita coisa e precisaria morar aqui para, talvez, provar tudo. O que vemos neste texto é o que pude experimentar nas minhas viagens a Bayeux e arredores, o que gostei e que, por isso, recomendo aqui. Lembrando que, em relação aos restaurantes, os preços e pratos no cardápio podem mudar.

Bayeux

Para ver todos os restaurantes de Bayeux, assim como as padarias, docerias, caves e lojas de produtos típicos, veja o site do Office de Tourisme da cidade. Você também pode ver todas as visitas livres e as visitas guiadas que eles oferecem, inclusive com degustações.

Epicerie fine

Bayeux

Como ir a Bayeux: de Paris, da estação Saint-Lazare, é só pegar o trem direto para Bayeux. A viagem dura mais ou menos 2h30. Para mais informações sobre preços e horários, consulte o site da SNCF Connect, a companhia de trem francesa.
Para ir de carro, consulte o Via Michelin.

Lembrancinhas
Tipo de latinha que coleciono

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real Seguro Viagem
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (4)

  • Anna Francisca Lopes da Silva Responder    

    19 de novembro de 2022 at 4:43

    Ótimo artigo. Salvo. Um dia, quem sabe…

  • Mario Nobre Responder    

    19 de novembro de 2022 at 10:59

    Parabens Renata! Te acompanho no Facebook e vim aqumler sobre Bayeux, que tb conheço mas estive faz mais de 20 anos… adorei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close