Nesses últimos dias tenho colocado muitas fotos do Porto, em Portugal. Algumas pessoas até me perguntaram o porquê e agora vou explicar. É que participei do IIEEBB – Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, que aconteceu na bela cidade portuguesa, entre os dias 14 e 15 de novembro de 2015. E foi um encontro cheio de coisas boas, que vou contar para vocês nesse post.
Rita Branco, autora do blog O Porto Encanta e organizadora do IIEEBB
O EEBB é a oportunidade para que blogueiros que moram na Europa possam se conhecer, tirar as amizades do virtual e trocar experiências sobre os blogs. Em novembro de 2014, aconteceu o IEEBB, em Barcelona, organizado pela Cristina Rosa, autora do blog Sol de Barcelona. Porém, infelizmente, nesse primeiro não deu para ir.
Mas quando a Rita Branco, autora do O Porto Encanta, anunciou a organização do segundo, comecei já a pensar em ir. Como não sabia ainda se iria passar de ano, e novembro é mês das primeiras provas, esperei sair o resultado da faculdade. Quando saiu e eu vi que estava formada, já comecei a me programar. E foi uma ótima decisão que tomei.
Marquei minha viagem para chegar dois dias antes do começo do encontro, dia 12, e partir dois dias depois, no 17. Mas, posso dizer que o encontro começou já quando botei os pés do aeroporto, no Porto. E, até o final da minha estadia, o clima foi de pura amizade.
Carolina Kina, do blog Carta sem Portador, e eu
Para o IIEEBB, estiveram presentes pouco mais de 40 blogueiros. Com um número tão alto, seria fácil haver grupinhos formados ou panelas. Mas isso não aconteceu! Todos conversaram, riram e abraçaram todos. Não havia rivalidades, nem disputas. Éramos mais de 40 blogueiros tentando desvirtualizar, criar e estreitar amizades e aprender mais sobre esse ofício tão novo e ainda tão incompreendido que é o de blogar. Apesar do clima de amizade e festa, nós estávamos ali para trabalhar também.
Café-da-manhã no Crowne Plaza Porto – o dia começava cedo
E para a organização do encontro, a Rita contou com uma ajuda de peso: Associação de Turismo do Porto. O organismo que promove o turismo na região acreditou no trabalho da Rita e, junto com uma série de empresas, nos ofereceu um monte de coisa, como o local para a realização das palestras, a Casa da Música; hospedagem; refeições; passeios e até uma guia excepcional, a Marisa Mouta, que nos acompanhou durante os três dias. Desde já meu muito obrigado a todos eles.
Marisa Mouta, no meio com a bolsa azul, guia oficial do Turismo no Porto, nos contando a história da Casa da Música
Bom, vou tentar fazer a retrospectiva de algumas coisas que vi e vivi por lá
Quinta-feira – Pré-encontro
Para mim, o encontro começou já na quinta, dia 12. Como primeira atividade, visitamos a loja Porto de Baião, que é especializada em divulgar e vender os produtos da região de Baião, no Distrito do Porto. Dentre as delícias que provei, me apaixonei por uma compota de pera com pimenta rosa que já me dá saudade. O mais interessante é que a loja só trabalha com produtores locais, o que ajuda a desenvolver a cultura da região. Aprendi ali um pouco mais sobre Eça de Queirós, meu escritor português preferido, através da Fundação Eça de Queiroz. É que foi em Baião que ele viveu enquanto escrevia o romance “A Cidade e as Serras”, obra que li para o meu vestibular e adorei.
Logo em seguida, fomos para o Mipo – Museu da Misericórdia do Porto, onde havia uma exposição de comemoração dos 140 anos da marca Topázio, especializada em design de prata. Lá, pudemos ver suas peças revisitadas por vários artistas portugueses.
Teresa Lundhal – Happy Birthday
Como não poderia deixar de ser, comemos muito e muito bem no Porto. Para mim, a orgia gastronômica já começou na quinta, quando a Rita nos levou para fazer uma degustação de azeites com jantar na casa Oliva & Co. Foi fantástico. Sempre adorei azeitonas e azeites, mas não sabia que se podia fazer tanta coisa gostosa com esses ingredientes. E ignorava também os diferentes tipos de azeite e nem o “savoir faire” que envolve a fabricação de cada um deles.
Nesta noite, fiquei hospedada com outros dois blogueiros, a Paula e o Pedro, no Centenary Fontainhas Apartments, onde tivemos 50% de desconto. Apesar de ficarmos em três, o apartamento era enorme e super confortável. Sem contar a gentileza do proprietário, Pedro Costa, e da esposa Lidia, sempre alegres, sorridentes e a nos oferecerem as delícias do Porto.
Meu quarto. E era apenas um dos cômodos do nosso apartamento
Sexta-feira – ainda no pré-encontro
Logo de manhã, fizemos um food tour com o André, do Taste Porto Food Tours, que nos mostrou não só as comidas típicas do Porto como aqueles segredinhos que só os moradores conhecem. Gente, foi tanto lugar bom, que só fazendo o tour para saber. Bem que ele falou para não tomarmos café da manhã antes e foi o melhor conselho, assim pudemos apreciar todas as delícias. Vou contar com detalhes em outro post.
Quer conhecer as delícias do Porto? É com o AndréEntre uma comilança e outra, pausa para apreciar a vista do Porto e para fotos
Depois foi a vez de trocarmos de hospedagem. Durante os dias do encontro, de 13 a 15 de novembro, ganhamos as estadias do hotel. O grupo foi dividido em três hotéis. No meu caso, a cortesia foi dada pelo Crowne Plaza Porto, através de duas diárias, com café da manhã.
Meu quarto no Crowne Plaza Porto
Nesta noite, fomos a Matosinhos, uma cidade colada ao Porto e conhecida por seus frutos do mar. Lá, fomos ao restaurante Os Lusíadas, onde pudemos provar delícias fresquinhas, como camarões, amêijoas, entre outros mariscos, e um delicioso prato principal com peixe, todos trazidos no dia mesmo pelos pescadores da região. Nem vou falar da sobremesa, um tipo de pão-de-ló local. O fato de ter repetido já diz muito.
Preparação do prato principal: um peixe fresquinho. Hum!!!O resultado: o peixe estava divino
Sábado – O encontro oficial começa, com palestras e mais encantos do Porto
Mas o trabalho de um blogueiro de viagem não é só conhecer atrações e provar as delícias de uma cidade. No sábado de manhã, nós tivemos cinco palestras, que nos ajudaram com várias questões relacionadas a blogs. O local escolhido foi muito inspirador: a Casa da Música. É um lugar de arquitetura contemporânea, destinado a democratizar a cultura a toda população do Porto. Ainda vou falar do lugar no post sobre a cidade. Mas o importante a ressaltar aqui é que, assim como a Casa da Música é um lugar voltado ao presente e futuro, nós, blogueiros, também estávamos assim.
A Casa da Música
Logo no começo dessa rodada de palestras, já fomos pegos de surpresa e ficamos emocionados com um vídeo de uma leitora de vários blogs cujos autores que estavam ali: Dileni Silva Buoro. Ela contou como ler esses blogs a ajudou não só a organizar sua viagem, mas como a fazer amigos. Ela estava emocionada no vídeo e nos emocionou também. Não há como não se identificar com os blogueiros citados e não nos lembrarmos de nossos leitores, das vezes em que recebemos um feedback tão lindo quanto ao da Dileni. Peguei o vídeo do Canal do Youtube do O Porto Encanta
Depois foi a vez da Susana Ribeiro, portuguesa, do blog Viaje Comigo, falar. Eu me identifiquei muito com a palestra dela, já que nós duas fizemos praticamente a mesma coisa. A Susana, depois de 18 anos trabalhando como jornalista “assalariada”, largou tudo para se lançar na carreira de freelancer e investir no seu blog. A cada vantagem e medo que ela relatava, eu me via ali, lembrando de quando senti as mesmas coisas. Até as saudades que ela relatou, porque as saudades existem, eu me identifiquei. E as palavras dela me calaram fundo e me ajudaram a ter a certeza de que, apesar de todas as dificuldades, estou no caminho certo investindo nesse bloguinho aqui.
Em seguida, foi a vez da Elena Paschinger, do blog Creativelena, nos contar sua experiência e nos explicar o que é o Turismo Criativo. E é um conceito muito legal, que faz com que tenhamos uma experiência turística muito além dos locais tradicionais. Fazendo Turismo Criativo, através de atividades, ateliês e oficinas, por exemplo, temos um contato muito mais estreito com os moradores e a cultura local. É uma relação muito mais humana. A Elena nos mostrou também alguns países e cidades que possuem atividades promovendo o Turismo Criativo. Fiquei bem feliz em saber que Porto Alegre está entre eles. Claro que ela contou também sua história, que é muito inspiradora. Para vocês terem uma ideia, ela, que é austríaca, fala inúmeras línguas, inclusive o português, super fluente, e tudo isso por amor às pessoas e aos lugares onde esses idiomas são falados. A Elena acabou de publicar um livro, chamado The Creative Traveler’s Handbook, em inglês, que você pode conferir no blog dela. Alguns sortudos do encontro ganharam a obra.
O terceiro palestrante foi o Daniel Duclos, do Ducs Amsterdam. O tema foi a profissionalização dos blogs, como poder viver com este trabalho. Muitos de nós ainda temos a ideia de que um blog é uma atividade meio que voluntária, onde falar em ganhar algo é quase um pecado mortal. Mas não! Um blog é um veículo de comunicação como qualquer outro, muitas vezes com conteúdo de qualidade muito superior ao de revistas e jornais. E, se as pessoas acham normal um veículo de comunicação lucrar com suas publicações, por que não um blog? E ter um blog é um trabalho como os outros e digo mais: nunca trabalhei tanto na minha vida. O Ducs nos mostrou como ele faz render o blog dele: explicou sobre empresas que fazem parcerias com os blogs (eu tenho algumas aqui); sobre publicações próprias, como ebooks, por exemplo. Mas, ressaltou, antes de tudo, que não existe receita pronta, que cada blog é único e vai ter a sua própria via de se profissionalizar, se o autor assim o quiser. Eu já conhecia o Daniel aqui da Internet e ao vivo quando ele foi a Paris, e fiquei muito contente em revê-lo e animada em colocar em prática o que aprendi na palestra dele.
Logo em seguida, foi a vez da Heloisa Righetto, do blog Aprendiz de Viajante, falar. A Helô contou principalmente sobre a experiência de lançar um guia. Para quem não sabe, ela lançou o Guia de Londres para Iniciantes e Iniciados, falando da cidade onde ela vive há anos. Claro que a gente imagina que lançar um ebook e depois um guia impresso, ambos de forma independente, dá muito trabalho, mas eu não imaginava o quanto. No entanto, enquanto ela contava a sua experiência, dava para ver que seus olhos brilhavam, de orgulho pelo filhote e por realização pessoal, e isso também, pouco a pouco, nos inspirava. Ao final da palestra, acho que praticamente todos os blogueiros já estavam animados para escrever, prosseguir ou terminar seus respectivos guias. A Helô foi outra pessoa que revi, já a conhecia também de quando ela veio a Paris.
A quinta palestra foi a da Cristina Rosa, do . O tema principal foi a união de blogueiros em iniciativas como a Barcelona Travel Bloggers, associação da qual ela é presidente. Ela destacou a importância da união dos blogs de viagem, que, juntos podem criar iniciativas tão legais quanto os Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid, um projeto que nasceu a partir do primeiro EEBB. Foi uma palestra muito inspiradora, pois mostrou algo que a gente já sabe, mas, que muitas vezes, esquecemos: a união faz a força. Mesmo com blogs que falam sobre o mesmo destino, é possível se unir, criar projetos em conjunto. Até porque, como foi falado no encontro, ninguém é dono da cidade sobre a qual escreve. Um texto é diferente do outro, mesmo que seja sobre a mesma atração, porque, além da informação, ele contém muito da essência do autor, da visão particular dele, da sua experiência. Então, numa atividade ainda recente e mal conhecida como blogar, quanto mais união entre os blogueiros, mais respeitados seremos como profissionais, tanto pelo público, como pelas empresas e destinos que quiserem trabalhar conosco.
A última e não menos interessante foi a palestra do Ivo Madaleno, autor do Pinstagram Guy. O foco dele é principalmente o Instagram, que é exatamente meu calcanhar de Aquiles. Ele deu muitas dicas de como usar a ferramenta, aumentando não só o número de seguidores, como também o engajamento, ou seja, aquele público fiel que curte tudo o que você faz. Tudo o que ele falou e os exemplos que ele deu me fizeram entender mais o que é essa mídia e como trabalhar melhor com ela. Agora é só colocar em prática.
Depois das palestras, foi a vez de irmos almoçar no Fish Fixe, um restaurante ali no Porto, na beira do Douro. O mais engraçado é que uma amiga havia me recomendado este restaurante quando eu lhe disse que ia para a cidade. E qual não foi minha surpresa ao saber que ele estava incluído no roteiro? Ficamos o dia todo lá, degustando os mais deliciosos pratos locais, que vão desde queijos, chouriço (que adoro), passando por deliciosos bolinhos de bacalhau até os frutos do mar (e tinha mais coisas ainda). Tudo em um ambiente muito descontraído, de muita amizade e sempre – como em todos os restaurantes que fomos – regado com um bom vinho português.
Olhem a vista do primeiro andar do Fish FixeSimpatia nota 10 de todo o pessoalApenas uma palhinha das delícias que provamos
Para ajudar na digestão de tanta coisa gostosa, a Marisa nos levou para passear no Centro Histórico do Porto. Conforme íamos subindo as ladeiras, ela ia nos contando a história e anedotas super interessantes sobre a cidade. Ela não esconde o amor que tem pelo local e sabe muito! No final do passeio, uma paradinha na Livraria Lello, uma das mais lindas livrarias do mundo, que gentilmente nos acolheu e onde eu não poderia deixar de comprar uns livrinhos. Vou falar mais sobre ela em outro texto.
À noite, tivemos uma soirée especial na Fundação Serralves, que é o museu de arte contemporânea da cidade. Desta vez, durante o jantar, pudemos ver que o Porto possui também excelentes pratos à base de carnes. O prato principal era uma posta de alcatra com vinho do Porto, que estava muito boa. E tudo isso acompanhado por uma excelente música ao vivo, executada por um quinteto de jazz e depois por um DJ ao vivo.
Monica Barbosa, do blog De Café por Barcelona, e eu
Domingo – Um dia inteiro perto do Douro
No domingo, o dia começou com um passeio de bicicleta com a Fold N’Visit . Eu confesso que amarelei na última hora – tem anos que não ando de bike – e fui a pé com alguns outros blogueiros. Apreciamos o mar até o local onde o Douro se junta a ele.
No meio do caminho, um food truck diferente, o Rota do Chá, que nos serviu café, chá e um delicioso pastel de nata (confesso que comi quatro, de tão gostosos que eram).
Depois, subimos no elétrico, o bonde, que nos levou até o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, que fica em um edifício construído há 150 anos e que hoje abriga diversos eventos. Na mesma construção, conhecida como Alfândega Nova do Porto, está o Museu dos Transportes e Comunicações.
Da esquerda para a direita: a Rita, do Porto Encanta, a Naiara, do Viajar pela Europa, a Claudia, do Brasileiros Mundo Afora, e a Luciana, do Roma pra Você (links no final do texto)
O objetivo era embarcar para uma hora de navegação, descobrindo a história do Douro com a Douro Azul. Adorei o áudio com a história dos monumentos e pontes pelos quais passamos. E isso vai bem com o espírito das minhas viagens: se a cidade tem rio, nunca perco um passeio de barco com áudio-guia.
“Apenas” uma das belas visões que temos durante o passeio de barco pelo Douro. Vale muito a pena
Em seguida, foi a vez de passar à outra margem do Douro, em Vila Nova de Gaia, para almoçarmos. O restaurante foi o Barão de Fladgate, onde comemos muito bem, como sempre tem acontecido nesta estadia no Porto. O que era aquele bacalhau? E olha que nem era muito fã da iguaria, gostava, mas sem exageros. Até isso esse encontro mudou em mim.
Olha a vista do terraço do restaurante, que ruimDa esquerda para a direita: Daniel, do Ducs Amsterdam, Priscila e Rafael, do Cultuga, e a Nicole, do Agenda Berlim (links no final do post)
Ainda no restaurante, um dos momentos mais emocionantes desta viagem: uma serenata feita pela Tuna da Faculdade de Medicina do Porto. Tunas são grupos musicais formados por alunos de diversas faculdades. Tem a Tuna de Medicina, de Direito, etc. Há grupos masculinos e femininos. A Gisele, do blog Viajar pela Europa, se emocionou com eles, lembrando-se dos tempos em que morou no Porto. Ela ganhou serenata e tudo. E nós nos emocionamos também.
Satisfeitos e felizes, fomos conhecer as Caves Taylors, do mesmo grupo do restaurante. Ali, aprendemos sobre a fabricação e estocagem do vinho do Porto. Depois de provar tanto vinho, tínhamos que aprender um pouco mais sobre ele, né? Dali, a parada foi no The Yeatman Hotel, também do mesmo grupo, onde conhecemos o terraço com a piscina e babamos com a maravilhosa vista do Douro e do Porto. Foi um final de tarde maravilhoso.
Uma aula sobre vinho do Porto
Mas o domingo ainda não acabou. À noite, o restaurante da vez foi o do hotel NH Collection. Ali o esquema foi mais Buffet, com um prato melhor que o outro. Era difícil não querer provar todos. E eu consegui! Menção especial para a mini-francesinha, pela qual fiquei apaixonada. O ambiente era super amistoso, mas quase de despedida. Foi ali que trocamos lembrancinhas em um animado jogo de perguntas sobre nossas cidades. Era o último dia de muitas pessoas no Porto.
As francesinhas.
Segunda-feira – O pós-encontro
Eu só iria embora na terça-feira, dia 17. Então, para nós, os fins de festa, a Rita preparou uma surpresa: um jantar no restaurante Tascö. Como sempre, em um clima descontraído, provamos delícias da região. Outro maravilhoso bacalhau, além de alcatra com queijo da Serra e um arroz, que, olha, não tenho palavras para descrever. A simpática garçonete fez questão de que provássemos a sangria com frutas vermelhas, que é muito boa. Teve gente que ficou mais dias, mas, para mim, aquele foi o jantar de despedida. Já estava com saudade de tudo o que vivi ali, da amizade que se formou entre nós e da gentileza das pessoas.
Olha que graça o ambiente do restauranteMais delícias
Fui embora na terça-feira à noite, e aproveitei o dia para conhecer outras atrações do Porto. Vou fazer textos separados para os hotéis, restaurantes e atrações que visitei. Mas, espero que, com esta narrativa, vocês tenham tido uma ideia do que foi a delícia desse encontro, e da importância de termos mais eventos como o EEBB.
Rafael, Priscila, Elena, Rita e eu
Gostaria de agradecer a todas as empresas que nos apoiaram, à Associação de Turismo do Porto, e, principalmente, à organizadora, Rita Branco. Vendo a Rita agir, nós podemos ter uma ideia do alcance e da importância que um blog pode alcançar. Ela é super conhecida e querida no Porto e tudo isso graças ao excelente trabalho que realiza com o seu O Porto Encanta, que mostra seu amor pela cidade a todos os leitores de Língua Portuguesa. Digo para vocês: em dezoito anos de jornalismo, nunca vi um evento tão bem organizado e com tanto calor humano.
Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.
Nossa Rê, está tão contadinho que foi como viver de novo aquele maravilhoso final de semana.
Gostei muito de ter finalmente te conhecido… E espero te ver ano que ver de novo.
Beijao
Que post completíssimo, Rê! Adorei reviver esses momentos maravilhosos a cada linha…. saudades! Te espero aqui pro III EEBB, hein?
Beijinhos, adorei te conhecer!
Renata, acabei de ler uma matéria na revista francesa “As You like” que fala, justamente, sobre como ganhar dinheiro com um blog (monétiser son blog) . Se vc quiser eu posso scanear e passar par vc.
Renata, li com especial interesse seu novo texto, motivada pela conhecida boa qualidade de suas postagens e também porque estou coletando informações para visitar Portugal, incluindo Porto, naturalmente.
Parabéns!
Aguardo os próximos anunciados sobre a cidade.
Beijo
Oi Mônica, vc foi uma das minhas companheiras de viagem, adorei te conhecer e espero que nos encontremos muito ainda. Quero ser sua vizinha em outros hotéis também, rsrss. Obrigada pelo comentário e pela visita. Um beijão
[…] Encanta. Nem preciso dizer o quanto foi uma viagem especial, basta ler o post que escrevi sobre o Encontro. Na ocasião, pude rever várias pessoas queridas e ainda conhecer outras, blogueiros e pessoas que […]
[…] brasileiros que moram aqui na Europa? Era o IIEEBB, que aconteceu no Porto e do qual contei tudo neste relato. Pois já aconteceu o terceiro, que foi em Berlim, e este texto é sobre […]
O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações
The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.
Comentários (43)
Helo
29 de novembro de 2015 at 22:54Ai, que delícia ler seu post, Rê, e relembrar esse fds com vcs…. <3
Renata Inforzato
30 de novembro de 2015 at 10:13Oi Helô, obrigada! Eu já estou com saudade de todo mundo. E tomara que em breve a gente se veja de novo. Um beijo grande
Magê Santos
30 de novembro de 2015 at 8:27Nossa Rê, está tão contadinho que foi como viver de novo aquele maravilhoso final de semana.
Gostei muito de ter finalmente te conhecido… E espero te ver ano que ver de novo.
Beijao
Renata Inforzato
30 de novembro de 2015 at 10:12Oi Magê! Eu tive muitas saudades enquanto ia escrevendo. Eu adorei ter te conhecido e espero te encontrar muitas vezes nesse mundão afora. Um beijão
Cristina Souza da Rosa
30 de novembro de 2015 at 9:10Re, querida! Adorei te conhecer! Vc é uma fofa. Lindo post. Um ótimo resumo do nosso encontro. Um beijo.
Renata Inforzato
30 de novembro de 2015 at 10:09Oi Cris, obrigadão! Eu tb adorei conhecer vc e espero que este tenha sido o primeiro de muitos encontros entre a gente. Um beijão
Cristina Souza da Rosa
8 de dezembro de 2015 at 12:03Eu também espero. Um beijo!
Carol
30 de novembro de 2015 at 10:25Rê, que post delicioso!!
Foi muito bom te conhecer e já te reencontrar!! Você é uma fofa!!
Beijos!
Renata Inforzato
30 de novembro de 2015 at 10:31Oi Carol, obrigada! Adorei conhecer vc tb, vc foi uma companheirona de viagem! E até daqui um mês, em SP 🙂 Um grande beijo
Juliana Bezerra
30 de novembro de 2015 at 10:57Oi, Renata! Muito bom ter dividido esses dias com você. Beijos.
Renata Inforzato
1 de dezembro de 2015 at 10:53Oi Juliana, tb adorei! Espero te rever no próximo. Um beijão
Rita Branco
30 de novembro de 2015 at 14:22Muito bom Renata! Obrigada! Já estou com saudades!
Renata Inforzato
1 de dezembro de 2015 at 10:54Oi Rita, obrigada! Eu tb estou… Um beijo enorme
Nicole Plauto
30 de novembro de 2015 at 22:53Que post completíssimo, Rê! Adorei reviver esses momentos maravilhosos a cada linha…. saudades! Te espero aqui pro III EEBB, hein?
Beijinhos, adorei te conhecer!
Renata Inforzato
1 de dezembro de 2015 at 10:56Oi Nicole, obrigada! Claro que eu vou pro IIIEEBB….Pode contar comigo. E tb adorei conhecer vc e o Pacelli. Casal super simpático. Beijão
Vanessa Blay
2 de dezembro de 2015 at 18:02Renata, acabei de ler uma matéria na revista francesa “As You like” que fala, justamente, sobre como ganhar dinheiro com um blog (monétiser son blog) . Se vc quiser eu posso scanear e passar par vc.
Renata Inforzato
2 de dezembro de 2015 at 20:24Oi Vanessa! Se vc puder me mandar, quero sim. Obrigadão pela ajuda e pelo comentário. Bjs
Vanessa Blay
2 de dezembro de 2015 at 21:21Renata, faltou um detalhe: Não achei o e-mail do direto deParis. Vc pode me mandar?
Renata Inforzato
3 de dezembro de 2015 at 20:36Oi Vanessa, tenho seu email aqui no comentário (só aparece pra mim). Vou mandar uma mensagem, tá? beijos e obrigada
Eme
4 de dezembro de 2015 at 2:01Renata, li com especial interesse seu novo texto, motivada pela conhecida boa qualidade de suas postagens e também porque estou coletando informações para visitar Portugal, incluindo Porto, naturalmente.
Parabéns!
Aguardo os próximos anunciados sobre a cidade.
Beijo
Renata Inforzato
5 de dezembro de 2015 at 19:56Oi Eme, vou escrever em breve. Você vai adorar o Porto, tenho certeza. Obrigada, beijos
Luciana Rodrigues - Roma Pra Você
5 de dezembro de 2015 at 14:52Renatinha,
Revivi tudo de novo. Foi muitooooooo bom. Parabéns pelo post!
Renata Inforzato
5 de dezembro de 2015 at 19:53Oi Lu, obrigadão!!! Já estou com saudade daqueles dias e de vcs todos. Espero ver vc de novo em breve.. Um beijão
Claudia
7 de dezembro de 2015 at 11:05Querida Renata,
adorei te conhecer e temos muito ainda para conversar. Te espero em Berlim :o)
Beijos grande e parabéns pelo post. Claudia
Renata Inforzato
8 de dezembro de 2015 at 11:51Oi Claudia, obrigadão!!!! O prazer foi meu e espero que a gente se encontre ainda muitas vezes. Um beijão e até breve
Viaje Comigo
7 de dezembro de 2015 at 17:58Obrigada Renata! Que boas recordações! Foi um prazer conhecer-te 😀
Renata Inforzato
8 de dezembro de 2015 at 11:42Oi Suzana. O prazer foi meu, espero revê-la em breve. Um beijo
As palestras do II EEBB: O Porto
9 de dezembro de 2015 at 13:57[…] Essa lista foi compilada pela Renata Inforzato e agradeço à ela, e recomendo que leiam o seu relato sobre o II EEBB. […]
Mônica
11 de dezembro de 2015 at 9:06Menina, que memoria prodigiosa! Adorei te conhecer, ser tua vizinha no Fontainhas e no Crowne. parabéns pelo post completíssimo. Beijos.
Renata Inforzato
16 de dezembro de 2015 at 15:56Oi Mônica, vc foi uma das minhas companheiras de viagem, adorei te conhecer e espero que nos encontremos muito ainda. Quero ser sua vizinha em outros hotéis também, rsrss. Obrigada pelo comentário e pela visita. Um beijão
Luli
14 de dezembro de 2015 at 19:10Foi realmente um fim de semana delicioso!!!
Bjs
Renata Inforzato
16 de dezembro de 2015 at 15:41Oi Luli, saudade que dá, né? Um beijão e obrigada pelo comentário
Agenda Berlim| Anota aí as nossas dicas da bela cidade do Porto
23 de dezembro de 2015 at 12:53[…] a lista do Ducs, que copiou da Renata (clica aí e confere os relatos deles sobre o II […]
Retrospectiva 2015 - demorou, mas saiu - Direto de ParisDireto de Paris
14 de janeiro de 2016 at 16:48[…] Encanta. Nem preciso dizer o quanto foi uma viagem especial, basta ler o post que escrevi sobre o Encontro. Na ocasião, pude rever várias pessoas queridas e ainda conhecer outras, blogueiros e pessoas que […]
Patrícia Alves
13 de fevereiro de 2017 at 21:18Fiquei fascinada com tanta riqueza de imagens e cultura
Renata Rocha Inforzato
9 de julho de 2017 at 0:33Oi Patricia, obrigada pelo comentário, beijos
Fernanda - Blog Tá indo pra onde?
23 de março de 2017 at 1:13Esse encontro foi mesmo especial!!! E o pessoal do Porto recebeu os blogueiros super bem por tudo que eu li!!!
Renata Rocha Inforzato
9 de julho de 2017 at 0:21Sim, foi inesquecível tanto pelo pessoal que organizou quanto pelos blogueiros que foram. Um beijão
Direto de Paris - Jornalismo em Paris
10 de abril de 2017 at 10:31[…] brasileiros que moram aqui na Europa? Era o IIEEBB, que aconteceu no Porto e do qual contei tudo neste relato. Pois já aconteceu o terceiro, que foi em Berlim, e este texto é sobre […]
Paulo
15 de outubro de 2018 at 12:35Olá! Pena que eu comecei a escrever sobre a vida fora do Brasil depois desse encontro!
Renata Rocha Inforzato
19 de janeiro de 2019 at 16:38Oi Paulo. Que pena, mas fique de olho nas redes sociais do EEBB que terão outras edições. Um abraço
Marcia Daniela
4 de maio de 2020 at 18:42Lugar maravilhoso!!!, bravemente quero visitar
Renata Rocha Inforzato
17 de novembro de 2020 at 23:30Oi Marcia, tomara que em breve você os visite.