Parques & Jardins Square de la Tour Saint-Jacques – um lugar de calma no coração de Paris
31 de julho de 2014
Last Updated on 26 de outubro de 2021 by Renata Rocha Inforzato
Já que no último post falamos da Tour Saint-Jacques, agora vamos falar do jardim que a cerca. Acho que já disse isso aqui no blog, mas uma das coisas que mais me encantam aqui é a capacidade das cidades europeias de aproveitar os espaços para fazer deles áreas de lazer. E com o Square de la Tour Saint-Jacques não é diferente.
Esse jardim de 6 mil metros quadrados foi o primeiro criado na época em que o prefeito Haussmann reformou a cidade, a mando de Napoleão III. Ele está localizado no lugar onde ficava a igreja de Saint-Jacques-de-la-Boucherie, da qual a torre é a única sobrevivente.

A concepção paisagística do Square ficou a cargo de Adolphe Alphand, responsável por várias áreas verdes da cidade nessa época de meados do século XIX. Ele priorizou o traçado irregular, com, além de flores, árvores como o castanheiro-da-Índia, o carvalho, a sófora, o plátano etc.

O jardim foi inaugurado em 1856, na presença não só do imperador Napoleão III como também da rainha Vitória, da Inglaterra, que estava de passagem por Paris. Em pouco tempo, logo se tornou – e é até hoje – um lugar de passagem e de calma em torno das ruas movimentadas da região.

Ele foi cercado por grades, que foram retiradas em 1972. Então, o Square começou a sofrer atos de vandalismo: os canteiros foram destruídos, o lugar ficou imundo e abandonado pela população.

Até que, com a restauração de 1996, as grades foram recolocadas e pintadas de azul, como as originais. O paisagismo é refeito, além de serem instalados os bancos e uma área de playground para as crianças. O jardim é reaberto em 1997 e hoje é o complemento perfeito para uma visita a Tour Saint-Jacques ou para uma pausa em uma caminhada pelo bairro.

Uma curiosidade: no centro do Square há uma estela em homenagem ao poeta Gérard de Nerval, que morreu em 1855 ao se enforcar nos arredores da Place du Châtelet, ali perto. A obra é de 1955.

Square de la Tour Saint-Jacques
39 rue de rivoli
75004 Paris
Metrôs: Châtelet – linhas 1, 4, 7, 11, 14
Hôtel de Ville – linhas 1 e 11
RER A: Châtelet les Halles
Horários: de 1º de maio a 31 de agosto, segunda a sexta, das 8h às 20h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h30.
De 1º a 30 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 19h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h30.
De 1º a 30 de outubro, segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.
De 31 de outubro a 28 de fevereiro, segunda a sexta, das 8h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30.
De 1º de março a 26 de março, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
De 27 de março a 31 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 19h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h30.
Gratuito.


* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real Seguro Viagem
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior
- Tags:
- 4e arrondissement
, - Caminho de Santiago de Compostela
, - crianças
, - Destino RBBV
, - França
, - história
, - jardins
, - paris
, - paris gratuita
, - parques & jardins
, - peregrinação
, - saint-jacques
, - square
Renata Rocha Inforzato
Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.
Comentários (2)
Renata
3 de agosto de 2014 at 21:31Estou indo para Paris no fim do ano e provavelmente irei para alguns países da Europa também, sei que não é relacionando ao post, mas quantos quilos eu poderia levar na mala para viagens dentro da europa?
Obrigada!
Renata Inforzato
3 de agosto de 2014 at 22:25Oi Renata. Depende da companhia aérea. Mas normalmente é 23 kgs. Mas se for de low-cost, aí vc paga para despachar a mala. Se não quiser pagar, é só a mala de mão, com medidas específicas (mala pequena). Obrigada pela visita