Atrações,
Compras Paris – um novo centro comercial em um antigo mercado de bairro
28 de outubro de 2015
Last Updated on 27 de agosto de 2019 by Renata Rocha Inforzato
Um antigo mercado coberto reabilitado em centro comercial? Aqui em Paris tem: é o La Halle Sécretan, localizado no 19e arrondissement, que acabou de ser inaugurado.
Em meados do século XIX, Victor Baltard, um dos arquitetos mais conhecidos da época, construiu uma série de mercados cobertos em Paris. O Segundo Império promovia uma remodelação da cidade e é claro que esses pontos de encontro populares, que eram os mercados, não poderiam ficar de fora.

Alguns pavilhões que ele construiu ficavam no bairro Les Halles, perto da igreja de Saint-Eustache. Outro deles foi construído em 1868, ali no meio do caminho entre o Canal de Saint-Martin e o Parc des Buttes-Chaumont, onde já havia barracas a céu aberto e um antigo lixão, este último desativado em 1845. Era o Marché de la Villette, que depois seria chamado de Halle Secrétan, por causa da avenida de mesmo nome. Halle quer dizer mercado coberto.

Durante mais de 100 anos, o mercado esteve ativo. Mas, ao longo do tempo, a chegada de grandes grupos de supermercados provocou a decadência do comércio local e dos pequenos produtores. A Halle Secrétan foi, então, pouco a pouco, sendo abandonada. Em 1990, havia apenas uma florista e um sapateiro. Assim, no mesmo ano, o mercado foi fechado.

Os anos foram passando e sempre havia a questão: o que fazer com o lugar? Era uma pena deixar abandonada uma joia de um tipo de arquitetura que inspirou tantos outros mercados por toda a França. Até que em 2007, a cidade de Paris lança uma espécie de licitação para aprovar o melhor projeto de aproveitamento do lugar.

Em 2011, o mercado é classificado como Patrimônio Histórico. O grupo que vence o concurso apresenta um projeto de custo de 15 milhões de euros e tem o direito de alugar o local por 70 anos, pagando 120 mil euros por ano. A intenção é de fazer da Halle Secrétan um centro comercial.

Primeiro, tiveram que refazer as estruturas. É que o mercado estava em cima de antigas pedreiras de extração de gesso e já havia afundado 30 centímetros. Então, antes de tudo, esses subterrâneos foram preenchidos com concreto.

Depois é que foi feita a restauração propriamente dita, procurando deixar o lugar o mais próximo possível da aparência de quase 150 anos atrás. A decoração original foi refeita. A diferença é que agora as paredes, principalmente do lado esquerdo, são modificadas para acolher as vitrines das lojas. A pintura de origem foi tirada, deixando à mostra os tijolos com várias tonalidades diferentes. Eles mostram como foi a técnica de construção da época e fazem um bonito desenho. Outra modificação é que o mercado vai além do térreo.


No “novo” Secrétan, inaugurado em 1º de outubro de 2015, vai abrigar poucos comércios: um supermercado, Les 5 Fermes, da rede Simply; uma loja de roupas Camaïeu; a academia Neoness; um restaurante de carne de Hugo Desnoyer; uma brasserie italiana, estes dois últimos ainda não abertos. No andar superior, haverá uma Ludothèque, que vai ser um espaço gratuito para crianças e adolescentes, com café, ateliês, brinquedos e atividades em vídeo. A previsão de inauguração é até o final de 2015.


Embora bem interessante de ser visitado, principalmente por quem ama arquitetura e – por que não – compras, o projeto está longe de ser unanimidade. A reabilitação do lugar, sim, foi celebrada, mas não o uso que deram a ele. Os moradores gostariam que o local acolhesse pequenos produtores ou comerciantes locais e não grandes marcas que estão por toda Paris e, muito menos, um supermercado considerado comum. Por isso, as críticas são muitas. Sorte que as estruturas que separam as lojas foram feitas em um material diferente do resto do edifício e podem ser modificadas no caso de mudança de uso do local. Mas, com polêmica ou sem polêmica, é mais uma opção de passeio se você estiver ali pelo 19e.

Le Halle Secrétan
33 avenue Secrétan
75019 Paris
Horários: segunda a sexta, das 9h00 às 19h45. Domingos, das 9h00 às 13h00
Metrô: Bolívar – linha 7b
Jaurès – linhas 2, 5 e 7b

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real Seguro Viagem
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior
- Tags:
- arquitetura
, - Comércios
, - compras
, - crianças
, - Destino RBBV
, - França
, - história
, - paris
, - Patrimônio
, - shopping
, - supermercados
Renata Rocha Inforzato
Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.
Comentários (6)
Elaine Braga
7 de novembro de 2015 at 21:20Cool! Quero conferir!
Renata Inforzato
8 de novembro de 2015 at 23:25Oi Elaine, muito obrigada! Já viu os textos que fiz sobre Nancy, cidade da Art Nouveau? Lembrei de você lá. Um beijo
deborah matt
29 de maio de 2016 at 22:49Com certeza preciso voltar a Paris com tempo para aproveitar todas as dicas que vc dá aqui neste BLOG!!! Por enquanto, viajo nos seus posts e fotos!!!!
BEijão, Rê!!!
Renata Rocha Inforzato
2 de junho de 2016 at 13:03Oi Deborah, obrigadão por passar aqui. Faz a sua lista que eu coloco o link aqui no blog. O da Mari vou arrumar. Eu adorei o livro da Odette, é denso, mas muito legal (adoro esses relatos de viagem, ainda mais antigos). Um beijão
Paris: dicas de viagem e roteiro (o seu guia completo!)
5 de outubro de 2016 at 3:24[…] Paris – um novo centro comercial em um antigo mercado de bairro […]
Paris: dicas de viagem e roteiro (o seu guia completo) | Turista Profissional
8 de novembro de 2017 at 16:34[…] Paris – um novo centro comercial em um antigo mercado de bairro […]