Provins O Mercado de Natal Medieval de Provins, na região parisiense
18 de dezembro de 2018
Last Updated on 24 de agosto de 2019 by Renata Rocha Inforzato
Quem visita sempre o blog, sabe que praticamente todos os anos vou à festa medieval de Provins, a 80 quilômetros de Paris. Este ano, resolvi visitar também o mercado de natal da cidade que, é claro, também é medieval.
Na verdade, o Noël Insolite de Provins é mais do que um Marché de Noël (Mercado de Natal): é uma série de eventos que acontece geralmente no segundo final de semana de dezembro. Mas, tem atrações que duram o mês todo.

Tem o Marché de Noël Medieval, com produtos vindos de várias partes da França e até da Europa. A maioria dos artigos é feita por artesãos, que se inspiram em técnicas e desenhos medievais para fazer seus produtos. Como, por exemplo, uma barraca que vendia cerâmica inspirada na decoração islâmica medieval entre os séculos IX e XII. Mas encontramos também produtos baseados em personagens da Idade Média ou do imaginário popular da época.



Além do Mercado de Natal, há outras atrações inspiradas na Idade Média, tais como shows de música, dança e fogo,um baile onde o pessoal pode aprender algumas danças da época, exposição de presépios, visitas guiadas e várias apresentações teatrais, entre elas a de um presépio vivo. Na cidade baixa, há uma pista de patinação no gelo, uma Floresta Mágica no centro aquático, além do trem do Papai Noel. A pista de patinação vai até começo de janeiro.


As atrações de Provins, como a Tour César, por exemplo, além de ficarem abertas, recebem eventos especiais, como representações teatrais e contação de histórias, entre outros. Ali perto, um acampamento com jogos de inspiração medieval e várias tendas com demonstrações de técnicas de trabalho na Idade Média.


Para os mais gulosos, como eu, há várias barracas com delícias variadas: carne de porco, vitelo, frango assado (só o cheiro disso tudo dá água na boca), doces, crepes, etc. Para beber, o destaque é o Hypocras, o vinho misturado com mel e especiarias, que era uma das bebidas principais da Idade Média.

Então, se estiver em Paris nessa época de dezembro, vale a pena dar um pulinho até Provins e visitar o Noël Insolite. E de quebra você conhece uma cidade que faz parte da lista de Patrimônios da UNESCO.

Noël Insolites
Segundo sábado e domingo de dezembro. No sábado, das 10h às 23h. Domingo, das 10h às 19h. Gratuito.
Pista de Patinação, de 7 de dezembro de 2018 até 6 de janeiro de 2019. Todos os dias, das 10h às 19h Sábado até as 21h. Adultos: 5 euros. Menores de 12 anos: 4 euros. Aluguel de patins incluído.
Para saber mais, consulte o site do Office de Tourisme de Provins.

Como ir a Provins
De Paris, a partir da Gare de l’Est, pegar a linha P direção Provins. A viagem dura mais ou menos 1h30. O bilhete ida e volta custa por volta de 23 euros. Pode usar o Navigo. Para mais informações, consulte o site Vianavigo.

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real Seguro Viagem
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior
- Tags:
- Bate e volta
, - crianças
, - Destino RBBV
, - eventos
, - festas
, - França
, - Idade Média
, - iledefrance
, - insólito
, - marché
, - Medieval
, - Mercados de Natal
, - Natal
, - passeios gratuitos
, - produtos típicos
, - Provins
, - seineetmarne
, - Unesco
Renata Rocha Inforzato
Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.
Comentários (11)
Ruthia Portelinha
18 de dezembro de 2018 at 8:19Esse castelo lindo pede mesmo eventos deste género. E a quadra natalícia só acrescenta magia. A vilazinha não fica insuportavelmente apinhada de turistas?
Renata Rocha Inforzato
19 de janeiro de 2019 at 15:43Oi Ruthia, fica com muita gente, mas nada que tire a vontade de participar. Dá pra andar pela cidadezinha toda. bjs
Gabriela Torrezani
18 de dezembro de 2018 at 9:36Que legal, já não é de hoje que eu tenho vontade de conhecer Provins, e depois de ler o seu post com certeza agendarei essa viagem para cair próxima ao Natal. Amo essas feirinhas! 😀
Renata Rocha Inforzato
19 de janeiro de 2019 at 15:42Oi Gabriela. O ano todo lá tem coisa para fazer. Em junho tem a festa medieval, que é simplesmente linda. bjs
anna karina faria pires
18 de dezembro de 2018 at 13:25Nossa eu amo cidades medievais. Ainda não conheço essa mas espero algum dia conhecer. Feira medieval em uma cidade como essa deve ser como estar vivendo a idade média.
Adorei o post!!!
Renata Rocha Inforzato
19 de janeiro de 2019 at 15:41Oi Anna, espero que você venha em breve, porque vale a pena mesmo a visita, bjs
Camila Coubelle
18 de dezembro de 2018 at 14:08Simplesmente AMEI as cerâmicas! Já tá na lista para conhecer quando for a Paris nessa época! Obrigada pela dica!
Renata Rocha Inforzato
19 de janeiro de 2019 at 15:40Oi Camila, olha, eu aconselho Provins o ano todo, principalmente em junho, que é a época da festa medieval, uma das maiores da Europa. Bj
Lidiane Costa
20 de dezembro de 2018 at 21:52Que passeio gostoso e tão pertinho de Paris! Gosto muito desses mercados da Europa.
Ah, adorei o figurino das pessoas!
Renata Rocha Inforzato
19 de janeiro de 2019 at 15:39Oi Lidiana, eu tb adoro esses figurinos. Um beijo
SARAH gurgel de CASTRO
15 de setembro de 2019 at 19:56oi Renata,
estarei em dezembro, pensando em ir com a familia pra Provins vc indica nessa época apesar do frio ?