Normandie

Seis passeios bate e volta na Normandia, saindo de Paris

9 de junho de 2017

Este texto é para quem gostaria de conhecer a Normandia, mas não dispõe de muito tempo e nem dinheiro. Nele você encontra algumas sugestões de passeios para se fazer em um dia na região.

Normandia
Rouen

Muita gente me pergunta sobre o que dá para visitar na Normandia em um bate e volta. Bom, na verdade, qualquer cidade da França tem atrações para mais de um dia. Porém, nem sempre temos tempo ou dinheiro para dormir no local, e acabamos deixando de conhecer algum lugar que gostaríamos por causa disso, o que é uma pena.

Normandia
Giverny

Então, se o seu tempo é curto e mesmo assim você gostaria de ver um pouco de alguma cidade da região, selecionei seis para escolher. Lembrando que a lista não é absoluta e nem definitiva: muitas outras cidades poderiam ter entrado nela. Fiz esta seleção escolhendo as cidades que eu conheço melhor e até já fiz algum bate e volta.

Normandia
Honfleur

1) Giverny
É o belo vilarejo onde Claude Monet se instalou em 1883 . Aqui praticamente todo mundo faz bate e volta para ver os magníficos jardins da casa do artista. Se você puder, passe a tarde toda ali e visite as outras atrações de Giverny, como, por exemplo, o Musée des Impressionnistes e a igreja com o cemitério onde Monet e sua família estão enterrados. Vale também visitar os ateliês dos artistas do vilarejo.

Normandia
Giverny

Como ir a Giverny – De Paris, da estação Saint-Lazare, pegar o trem até Vernon. E ali mesmo na estação de Vernon, há ônibus saindo para Giverny. A viagem toda dura mais ou menos uma hora (50 minutos no trem e 8 minutos no ônibus). Para saber mais sobre a Casa e Jardins de Monet, e como ir até lá, veja o post sobre Giverny.

Normandia
Giverny

2) Les Andelys
Situada a pouco mais de 90 quilômetros de Paris, Les Andelys é uma cidade para quem gosta de arte, história e arquitetura. A sua principal atração é composta pelas ruínas do Château Gaillard, construído no século XII por Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra, sendo um dos castelos mais importantes da História da França. A cidade também vale a pena pela bela paisagem formada pelo rio Sena e pela arquitetura do centro histórico e das igrejas.

Normandia
Les Andelys

Como ir a Les Andelys – De Paris, na estação Saint-Lazare, pegar o trem para Gaillon-Aubevoye. Depois pegar um taxi ou um ônibus até Les Andelys. Para saber mais sobre a cidade e como ir, veja o post sobre Les Andelys aqui no blog.

Normandia
Les Andelys

3) Rouen
Rouen é uma das cidades que mais fascinam os turistas, pois foi aqui que Joana d’Arc morreu. A cidade fica a 112 quilômetros de Paris e dá para conhecer em um bate e volta, embora ela tenha atrações até para quem fica bem mais. Em um dia, dá para visitar a catedral de Rouen, que ficou famosa por ter sido retratada por Monet em várias de suas obras. Também recomendo visitar a torre onde Joana d’Arc ficou presa e passear pelo centro histórico, admirando o belo relógio medieval.

Normandia
Rouen

Como ir a Rouen – De Paris, na estação Saint-Lazare, pegar o trem com direção de Rouen Rive Droite. O trajeto dura mais ou menos uma hora. Para saber mais, veja o post que fiz sobre Rouen.

Normandia
Rouen

4) Lisieux
Lisieux é um dos centros de peregrinação religiosa da França, pois foi ali que viveu e morreu Marie-Françoise Thérèse Martin, conhecida como Santa Terezinha do Menino Jesus. A cidade fica a 158 quilômetros de Paris e dá para ser feita em um bate e volta tranquilamente. Aqui você pode visitar o Carmelo onde ela passou os últimos anos de vida, a casa onde viveu com a família e a basílica dedicada à santa, uma das mais belas da França.

Normandia
Lisieux

Como ir a Lisieux – De Paris, pegar o trem com direção de Lisieux. O trajeto dura cerca de uma hora e quarenta minutos. Para saber mais, consulte o site da SNCF, a companhia de trens francesa.

Normandia
Lisieux

5) Honfleur
Essa é uma das cidades que a gente faz bate e volta e fica com gostinho de quero mais. Honfleur fica a 166 quilômetros de Paris e encanta pela sua bela arquitetura e o seu porto no estuário do Sena. Recomendo chegar cedinho e passar o dia lá, andando pelas suas ruas e ruelas, e depois almoçar um bom prato de moules frites (mexilhões com batatas-fritas) ou qualquer outro à base de frutos do mar. Também não deixe de passar pela igreja Sainte-Catherine, que tem uma arquitetura toda singular.

Normandia
Honfleur

Como ir a Honfleur – Em Paris, na estação Saint-Lazare, pegar o trem para Trouville/Deauville e depois, ali mesmo na estação, pegar o ônibus Caen-Deauville-Honfleur (n°20) para Honfleur. A viagem dura cerca de duas horas e meia (duas horas de trem e uns 30 minutos de ônibus). Mais informações no site da SNCF e no site do Bus Verts, a empresa de ônibus.

Normandia
Honfleur

6) Caen
É um pouco mais longe do que as demais cidades deste post: 202 quilômetros a partir de Paris, mas de rápida ligação saindo da capital. É também dessas que têm atrações para mais de um dia. Em uma das minhas viagens para lá, fiquei quatro dias. Em um bate e volta, recomendo passear pelo Château de Caen, mas sem entrar nos museus que ficam ali. Depois você pode visitar as duas abadias da cidade- a Abbaye aux Hommes e a Abbaye aux Dames – ou o memorial de Caen, que é uma viagem no coração da Segunda Guerra Mundial. Se preferir, ou tiver realmente tempo, pode contratar, no Office de Tourisme da cidade, uma excursão para as praias do desembarque.

Normandia
Caen

Como ir até Caen – De Paris, na estação Saint-Lazare, pegar o trem com direção de Caen. O percurso tem duas horas de duração. Veja mais informações no site da SNCF.

Normandia
Caen

Essas são algumas sugestões de bate e volta, a partir de Paris, até a Normandia. Como escrevi acima, não é uma lista exaustiva, pois cidade interessante ali é que não falta. São apenas algumas sugestões, que fiz e gostei. E espero que você também goste. Para ver como ir de carro a todos esses lugares, acesse o Via Michelin. A ParisCityVision e a França entre amigos, parceiras do blog, podem fazer esses passeios bate e volta.

Normandia
Les Andelys

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (24)

  • vania hirata Responder    

    9 de junho de 2017 at 23:26

    Tem Provins …cidade linda que você já descreveu em outros artigos …eu já conheci…vale a pena conhecer…

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      1 de julho de 2017 at 11:27

      Oi Vania. É que este texto é só sobre a Normandia. Mas vou fazer um semelhante com as cidades da região de Paris. Um beijão

  • Declev Reynier Dib-Ferreira Responder    

    1 de julho de 2017 at 13:21

    Conheço quase todas… e… eu já fui a Giverny com você-ê !! eu já fui a Giverny com você-ê !! eu já fui a Giverny com você-ê !! Quando vamos a outra??

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      8 de julho de 2017 at 22:09

      Oi Declev, ahahahhahahaha. Quando vocês quiserem, é só falar!!! Temos que visitar as outras, inclusive as que não escrevi ainda… beijão

  • Eliana C. Pereira Responder    

    1 de julho de 2017 at 18:42

    Adorei as sugestões!!! Morro de vontade de conhecer a Normandia, mas aí faria de carro mesmo, dormindo pelas cidades do caminho… Quando conseguir ir, vou incluir todas elas no meu roteiro…

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      8 de julho de 2017 at 22:08

      Oi Eliana, também dá para ir de trem e ir dormindo pelo caminho rsrsrs. Eu não dirijo, então, é como faço. um beijo

  • Maíra Silveira Responder    

    1 de julho de 2017 at 19:46

    Ai que vontade de conhecer! A Normandia tem um ar meio etéreo pra mim, deve ser pela arquitetura de séculos passados misturado a natureza, como suas fotoso mostram bem! Não sei porque, me julgue! hahaha Mas adorei seu post e me deu mais vontade de conhecer esse destino <3

  • Simone Hara Responder    

    2 de julho de 2017 at 2:36

    Só lugar lindo! Preciso muito retornar à frança pra explorar o país e seus encantos!
    Adorei o post e já anotei algumas dicas no meu caderninho!

  • Adriana Responder    

    2 de julho de 2017 at 8:34

    Quando estive em Paris, queria muito ter feito essa viagem, mas meu tempo era bem curto. Bom saber que dá pra ver bastante coisa em um dia! Adorei as sugestões!

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      8 de julho de 2017 at 22:05

      Oi Adriana, obrigada pelo comentário. Dá pra escolher uma das cidades para fazer um bate e volta por vez, mas vale a pena também para passar a noite. bjs

  • Alessandra Fratus Responder    

    2 de julho de 2017 at 11:59

    Nossa, que lugares surrealmente lindos! Fico imaginando a inspiração de passear pelos jardins de Giverny, ou conhecer Les Andelys. Maravilha de artigo. Faz a gente viajar!!

  • Analuiza (Espiando Pelo Mundo) Responder    

    2 de julho de 2017 at 15:50

    Cada lugar mais lindo que outro! Giverny é desejo antigo, mas agora você me deu uma ideia que não tinha passado pela minha cabeça porque todo mundo faz bate-volta, mas posso considerar passar ao menos uma noite aí, para aproveitar melhor a energia do lugar, certo?!

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      8 de julho de 2017 at 22:03

      Claro que pode, aliás deve ser uma delícia passear ali quase sozinha, sem aquele monte de turistas. Você pode também passar a noite em Vernon, que é maior, linda e pouca gente presta atenção nela. Um beijo

  • Marcia Picorallo Responder    

    2 de julho de 2017 at 18:23

    Renata, não conheci essas cidades, apenas Giverny, mas me encantei com os campos e os vilarejos por onde passamos de carro e na primavera tudo estava lindo e florido.

  • Viajar pela história - Catarina Leonardo Responder    

    3 de julho de 2017 at 23:24

    Que lugares fantásticos, adorei ficar a conhecer um pouco mais sobre esta região. Tenho de ir em breve, ainda não conheço 🙁

  • Edson Amorina Jr Responder    

    6 de julho de 2017 at 17:50

    Pô, Renata, que post legal! Nós temos o costume de ir para Paris pelo menos uma vez ao ano (moramos na Alemanha, são ´só 3h de trem) e seu post já está nos favoritos.

  • Natalie Responder    

    10 de julho de 2017 at 14:31

    Oi, Renata. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  • Direto de Paris - Jornalismo em Paris Responder    

    26 de julho de 2017 at 2:43

    […] como escrevi no post sobre os passeios na Normandia, esta lista aqui não é exaustiva e nem pretende ser definitiva. Há muitos outros lugares perto […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close