Atrações

Passeando de barco pelo Sena

11 de dezembro de 2014

Hoje vou falar aqui de um programa bem turístico, e que adoro fazer: passear de barco pelo Sena. Não importa a estação do ano, acho esse passeio divertido e gostoso, mesmo no frio de rachar. Aliás, a primeira vez que comprei esse tour foi exatamente em um primeiro de janeiro de um inverno que foi o mais gelado que peguei até agora. Mas, independente da época em que você venha, acredito que esse texto lhe será muito útil.

Sena

Em Paris, as margens do Sena são usadas para várias atividades e até viram praia no verão. Elas fazem parte lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. E o leito do rio é muito bem aproveitado para a navegação não só de mercadorias, mas também como transporte no dia a dia. E uma cidade com forte apelo turístico não poderia deixar de usar o Sena como uma de suas atrações.

Sena

Há várias empresas que fazem passeios pelo rio e cada uma delas oferece vários tipos de tours, desde uma volta simples de uma hora, até jantares a bordo. Eu recomendo, sim, o passeio, ainda mais para quem vem pela primeira vez. É uma forma interessante de conhecer a cidade e ver os monumentos de um novo ângulo.

Sena

Aqui neste post, vou listar as principais empresas e que oferecem, principalmente, o passeio de uma hora, sem refeição. Além de ser mais barato, é o ideal, pois você vê os monumentos e ainda tem tempo para outras coisas. Geralmente esse tour funciona assim: a partida é no embarcadouro da empresa, e você pode escolher entre comprar os ingressos online ou adquiri-los na hora, na bilheteria mesmo. Se você escolher por comprar lá e o barco estiver lotado, compre para o seguinte e, enquanto espera, dê uma volta pelos arredores ou vá tomar um café. São várias partidas por dia e os intervalos entre uma saída e outra não são longos.

Sena

Uma vez embarcado, aí é só diversão. O clima de alegria ali dentro é contagiante. No caminho, o barco passa por vários monumentos de Paris, como a Torre Eiffel, o Louvre, o Musée d’Orsay, o Palais de la Cité, a Notre-Dame, entre outros. E conforme vai passando por eles – e pelas pontes também – você vai ouvindo a história de cada um, geralmente em um audioguia e em português. Observe que as pessoas em terra adoram ficar olhando os barcos passar e dão tchauzinho. Assim como o pessoal no barco. Não se acanhe: se sentir vontade, acene você também.

Sena

Abaixo estão as principais empresas que oferecem esse passeio de uma hora, entre outros tipos de tours. Aproveite!

Sena

1) Bateaux-Mouches

É uma das companhias mais tradicionais e foi fundada em 1949. O embarque é na Pont de l’Alma, perto da Torre Eiffel. Oferece o cruzeiro simples de uma hora, passando pelos principais monumentos da cidade, com explicações em várias línguas. Também há os passeios com almoço, ao som do acordeão e com duração de 1h45min, com partidas nos finais de semana e feriados. Ou com jantar, ao som de piano e violino, com duração de 2h15min, partidas diárias.

Bateaux-Mouches
Pont de L’Alma
75008 – Paris
Metrôs: Trocadéro – linhas 6 e 9
Bir-Hakeim – linha 6
Horários – Passeios mais simples, com duração média de 1h10: de abril a setembro, todos os dias, das 10h15 às 22h30, partidas a cada 30 ou 45 minutos. A partir das 16h, saídas a cada 20 minutos.
De outubro a março, das 11h às 21h20. Finais de semana a partir das 10h15. Mas atenção: algumas saídas não são garantidas na baixa temporada.
Tarifas – passeios de 1h10 – Adultos: 13,50 euros. Crianças de 4 a 12 anos: 5,50 euros. Crianças até 4 anos não pagam.
Para os preços e horários dos outros tipos de cruzeiros, consulte o site da empresa.

Sena

2) Vedettes de Paris
Também tem seu ponto de partida e chegada perto da Torre Eiffel. Fundada em 1976, ela oferece diversos tipos de passeios, que duram em média uma hora. O mais simples é o Croisière Découverte, com áudioguia em várias línguas explicando os monumentos. Os outros cruzeiros de uma hora são acompanhados por comidas ou/e bebidas e os preços variam. Há também os passeios com jantar, com duas horas de duração e música ao vivo, que são bem mais caros. Para os amantes de champagne: um cruzeiro, de 1 hora, com degustação de três tipos da bebida e explicações de um especialista, em inglês.

Vedettes de Paris
Port de Suffren
75007 – Paris
Metrôs: Trocadéro – linhas 6 e 9
Bir-Hakeim – linha 6
Horários – do cruzeiro Découverte – variáveis de acordo com o mês. Consulte no site.
Tarifas do cruzeiro Découverte – Adultos: 14 euros. Crianças de 4 a 12 anos: 6 euros. Gratuito para crianças menores de 4 anos.
Para ver as tarifas e horários de outros cruzeiros, acesse o site.

Sena
Sena e barcos vistos da Tour Saint-Jacques

3) Vedettes du Pont- Neuf
Como o próprio nome diz, os cruzeiros desta empresa têm partidas e chegadas na Pont-Neuf, a mais antiga de Paris. O cruzeiro de uma hora é comentado em francês e inglês por um guia turístico. Mas no site, é possível baixar o PDF com as informações do percurso em português. Clique aqui

Vedettes du Point-Neuf
Square du Vert Galant
75001 – Paris
Metrô: Pont-Neuf – linha 7
Louvre-Rivoli – linha 1
Cité – linha 4
Saint-Michel – linha 4
Horários: de 15 de março a 31 de outubro, de 10h30 às 22h30, saídas a cada 45 minutos até meio-dia e a cada 30 minutos a partir das 13h30.
De 1º de novembro a 14 de março, de segunda a quinta, das 10h30 às 21h30. Saídas a cada 45 minutos até 18h30, depois a cada 1h30. Sextas, sábados e domingos, das 10h30 às 22h. Saídas a cada 45 minutos até 18h30, depois a cada 1h.
Tarifas: há uma promoção comprando pelo site – Partidas pela manhã: Adultos: 9 euros. Crianças de 4 a 12 anos: 5 euros. Crianças até 4 anos não pagam. Partidas a partir de 13h30 – Adultos: 10 euros. Crianças de 4 a 12 anos: 5 euros. Crianças até 4 anos: gratuito. O bilhete, comprado pelo site, vale por um ano (mas só pode ser usado uma vez, claro).

Sena

4) Bateaux Parisiens
Outra empresa que parte e chega perto da Torre Eiffel o ano todo. Há também uma outra partida e chegada da Notre-Dame, mas esta última somente de abril a outubro. Os cruzeiros mais baratos são os de uma hora com audioguia em 13 línguas. Há também passeios com almoço, de 2 horas de duração, com ou sem música ao vivo. Já os cruzeiros com jantar têm 1h30 de duração (partidas às 18h e às 21h) e 2h30 com música ao vivo (partida às 20h30). Também é possível fazer o cruzeiro e depois almoçar ou jantar ancorado, aos pés da Torre Eiffel.

Bateaux Parisiens
Port de la Bourdonnais
75007 – Paris
Metrôs: Trocadéro – linhas 6 e 9
Bir-Hakeim – linha 6
Horários do cruzeiro de uma hora, simples – de abril a setembro, das 10h às 22h30. Finais de semana e nos meses de junho, julho e agosto, até as 23 horas. Partidas a cada 30 minutos. De outubro a março, das 10h30 às 21h30. Finais de semana, das 10h às 22h30. Partidas a cada 1 hora.
Tarifas para o cruzeiro de uma hora, simples – Adulto: 14 euros. Crianças de 4 a 12 anos: 6 euros. Gratuito para crianças até 3 anos.
Para os preços e horários dos outros cruzeiros, veja o site.

Sena

5) Paris Canal – Os cruzeiros no Sena duram 1h15 e o embarque é no quai Anatole France, na altura do Musée D’Orsay. O interessante dessa empresa é que ela também faz passeios em outras partes do Sena, fora de Paris, e em outros rios e canais da região parisiense.

Paris Canal
Quai Anatole France
75007 – Paris
Metrô: Solférino – linha 12
RER C: Musée D’Orsay
Horários: ver no site
Tarifas para o cruzeiro no Sena, de 1h15 e em Paris – Adulto: 14 euros. Crianças e jovens até 25 anos: 12 euros. Seniors (mais de 60 anos): 12 euros. Crianças de 4 a 11 anos: 7 euros. Crianças até 4 anos não pagam. Tarifa para dois adultos e duas crianças menores de 18 anos: 35 euros.

Sena

Se você quiser comprar o passeio de barco junto com alguma outra atração, consulte a ParisCityVision ou a França entre Amigos, duas empresas de turismo que oferecem vários passeios por Paris. Elas são parceiras aqui do blog e comprando com elas, você me ajuda a manter o site. Obrigada!

Sena

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (17)

  • Karla Gê Responder    

    11 de dezembro de 2014 at 2:44

    oi, Renatinha!
    Excelente post! Bem didático! Adoro esse passeio e perdi a conta de quantas vezes o fiz. Mas eu fiz pelo Bateaux Parisiens que saía ali de baixo da Notre Dame. Esse não existe mais? Porque vc comentou que ele sai de um local perto da Torre Eiffel e fiquei na dúvida se aquele da Notre Dame ainda existe.
    Parabéns pelo blog!
    beijão

    • Renata Inforzato Responder    

      14 de dezembro de 2014 at 17:22

      Oi Karlinha
      Eu tb fiz um passeio com o Bateaux Parisiens saindo da Notre-Dame. Mas no site deles falava da Torre Eiffel e fui lá e não vi barco saindo da Notre-Dame. Então, escrevi pra eles: agora a saída da Notre-Dame é só até outubro. Vou colocar isso no post. Obrigadão, bjs

      • karla gê Responder    

        16 de dezembro de 2014 at 5:42

        Ah, entendi….é que como sempre viajo no verão, eles sempre estão por lá…rs….e era meu passeio preferido pq, no fim, me deixava perto de “casa” ali no quartier latin! rsrsrs
        Saudade de vc! Lembra daquele passeio que fizemos em 2010? Foi bacana!
        beijos

  • carlos steele Responder    

    11 de dezembro de 2014 at 23:33

    Oi Renata, gostei muito desse seu artigo, taí uma coisa que nunca fiz em Paris, e pretendo fazer quando voltar…deve ser muito legal mesmo. Mais uma vez parabéns pelo blog.
    Um grande abraço,
    Carlos Stele

  • Mauro Responder    

    13 de dezembro de 2014 at 23:50

    Olá Renata, tenho visto seu blog regularmente, vou a Paris no fim do mes e ja tenho quase tudo pronto, menos a ida do aeroporto até o hotel. Então te faço uma pergunta, vc tem ideia de quanto dá de taxi do aeroporto de Orly até Paris.

    Atenciosamente

    • Renata Inforzato Responder    

      14 de dezembro de 2014 at 17:40

      Oi Mauro, depende muito do horário, se tem trânsito, etc. Eu sempre peguei transfer ou fui de RER. Uma amiga disse que pagou 30 euros, mas não me lembro que horas era. Se optar por transfer privativo, indico o França entre Amigos (clica no menu superior em Comprar Passeios). Já usei o serviço deles e por isso fechei parceria. Ou se quiser minivans (vc compartilha o transfer com outras pessoas), indico a ParisCityVision (também só clicar no menu superior) Os outros não indico, pois já tive problemas com alguns. Um abraço e obrigada pela visita

  • Juliana Responder    

    15 de dezembro de 2014 at 14:27

    Oi Rê!!
    Fiz este passeio pelo Vedettes du Pont Neuf e adorei! O barco é pequeno e por isso o passeio ficou mais intimista. Recomendo levar sempre um cachecol para proteger o pescoço das correntes de vento, mesmo que o dia esteja quente.
    Quando eu for a Paris de novo, vamos fazer um passeio desses de novo????

  • Ivamar de Moura Responder    

    16 de dezembro de 2014 at 7:35

    Oi, Renata. Parabéns pelo texto, adorei… e as fotos? que delícia de ver. Obrigada.

    • Renata Inforzato Responder    

      19 de dezembro de 2014 at 20:17

      Oi Ivamar, eu que te agradeço! Tomara que você volte logo para aproveitar mais a cidade. Um beijão

  • Viviane Responder    

    31 de maio de 2015 at 19:37

    Ola…Parabéns pelo site. Gostaria de saber se no bateauxparisiense há audiguia em Lingua Portuguesa?

    Obrigada.

  • Passeio de Barco em Paris Responder    

    6 de julho de 2015 at 9:38

    […] Direto de Paris – Passeando de barco pelo Sena […]

  • Mariana G. Responder    

    26 de agosto de 2016 at 17:27

    Olá,
    Sabe dizer qual dessas empresas faz o passeio com audio guide em português?
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close