Berlim

IIIEEBB – O encontro de blogueiros que reuniu amizade, networking e Berlim

7 de abril de 2017

Lembram que falei de um encontro de blogueiros brasileiros que moram aqui na Europa? Era o IIEEBB, que aconteceu no Porto e do qual contei tudo neste relato. Pois já aconteceu o terceiro, que foi em Berlim, e este texto é sobre tudo o que se passou por lá.

Encontro de blogueiros

Para explicar desde o começo: o EEBB é a sigla de Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. Ele acontece uma vez por ano e tem por objetivo reunir os expatriados que escrevem blogs. É uma ocasião para fazer networking e também, o mais importante, fazer amizades. Afinal, a gente já tem dois pontos em comum: somos brasileiros e blogueiros. E na correria do dia-a-dia é muito bom ter essa rede de apoio.

Encontro de blogueiros
Foto: © Felipe Minnicelli

Então, o primeiro encontro foi em Barcelona; o segundo, no Porto (foi o primeiro em que participei) e agora o terceiro acabou de acontecer em Berlim. Ele foi organizado por três pessoas super competentes: a Nicole e o Pacelli, do blog Agenda Berlim, e a Cláudia, que escreve o Brasileiros Mundo Afora.

Encontro de blogueiros

O EEBB sempre acontece em um final de semana de novembro. Este ano foi nos dias 12 e 13 de novembro. Mas, desta vez, cheguei bem antes, na terça-feira, pois fazia tempo que queria conhecer Berlim e tinha uns dias livres. Mas o que conheci nesses dias a mais, vou contar em outro texto. Aqui o foco é o encontro, então, vou começar pela primeira atividade dele.

Encontro de blogueiros
Paula Augot, do blog No Mundo da Paula, Monica Barbosa, do blog De Café por Barcelona, e eu passeando antes do Encontro

Para quem chegou antes, a programação já começou na sexta. Fomos com a Nicole, que é guia em Berlim, conhecer o bairro de Kreuzberg. Esta é uma região da cidade que foi muito marcada pela presença dos imigrantes, principalmente os turcos, e agora é o bairro mais populoso da cidade. A mistura de pessoas e arquiteturas é mais do que interessante.

Encontro de blogueiros

E, falando em imigrantes turcos, a Nicole nos levou para conhecer a feira turca de Maybachufer. É uma mistura de cores, sabores e odores (super clichê esta frase, mas não consigo pensar em outra coisa). Claro que não ia deixar de comer alguma coisa ali, né? Então, a Paula, que escreve o blog No mundo da Paula e é expert em Turquia, me apresentou o Borek, um folheado com espinafre e queijo feta. Meu Deus! Que coisa boa! Estava tão delicioso, que até esqueci de tirar foto. E se soubesse que era tão bom, teria comido outro.

Encontro de blogueiros

Encontro de blogueiros

O passeio durou umas três horas. Depois fomos até o Circus Hostel, uma das ótimas opções de hospedagem em Berlim. E o bar de lá tem uma micro-cervejaria, que faz uma cerveja deliciosa. Nessa hora quase todos os blogueiros estavam presentes. Pude rever vários amigos e conhecer outros.

Encontro de blogueiros
Sorteio de brindes do Circus – Foto: © Felipe Minnicelli

Sábado – primeiro dia
Escrevi primeiro dia porque é a abertura oficial do encontro. Ele aconteceu na Microsoft Berlin, que gentilmente cedeu o espaço para o evento. A rodada de palestras começou com uma mensagem da Nicole, lida pelo Pacelli, pois ela estava sem voz (casal unido permanece unido, né?).

Encontro de blogueiros

Depois foi a primeira palestra. O Daniel Duclós, do blog Ducs Amsterdam, falou sobre profissionalização dos blogs. Eu assisti a uma palestra dele no encontro do ano passado. Assim, com essa de agora, pude avaliar o quanto progredi em um ano e a resposta foi bem abaixo do que eu esperava, assumo. Em muitas das coisas que ele falou – como estabelecer metas claras e realistas e gerenciamento de tempo -, eu já deveria estar bem melhor.

Encontro de blogueiros

Aí foi a vez do Visit Berlin vir nos apresentar o seu trabalho como o órgão de turismo da cidade. Quem falou com a gente foi o Christian Tänzler, diretor de imprensa, e a Julia Rautenberg. Os dois foram muito simpáticos. Mostraram os números do turismo em Berlim, como trabalham e a importância do turista brasileiro para a cidade. No final, mostraram um filme muito bonito.

Encontro de blogueiros

A palestra seguinte foi dada pelo Erick Weicker, do site Euro Dicas, e foi sobre SEO. Esse é o assunto que tira o sono dos blogueiros que querem se profissionalizar. Estar nos primeiro lugares do Google é o sonho de quase todo blogueiro, pois isso traz mais leitores, que são os pilares do nosso trabalho. E não é fácil entender como funciona essa coisa de SEO. A palestra do Erick foi bem didática e olha que isso não é fácil em um assunto tão técnico.

Encontro de blogueiros

Em seguida, tivemos uma apresentação da empresa GetYourGuide dada pela Denisa. Ela nos mostrou o trabalho da empresa e o seu programa de afiliados para blogueiros. Foi a GetYourGuide também que patrocinou nosso almoço, ali na Microsoft Berlin mesmo, que estava muito bom.

Encontro de blogueiros

Encontro de blogueiros

Depois do almoço, foi a vez da Priscila e do Rafael darem sua palestra. Eles são casados e escrevem juntos o blog Cultuga, sobre a cultura portuguesa. São jornalistas também e por isso foi muito interessante ver os pontos em comum em relação à produção de conteúdo, que foi o tema da palestra. Um ponto chave para eles, e para mim também, é checar as informações dos posts. Eles gravam as entrevistas, que é uma coisa que também faço. E quando não tem entrevista, eu pesquiso em livros ou na internet, mas, neste caso, somente nos sites oficiais do lugar sobre o qual vou escrever.

Encontro de blogueiros

A palestra seguinte foi dada por duas super experts na área de projetos com parcerias. A primeira é a Rita, do blog O Porto Encanta, e a segunda é a Juliana, que escreve o Eu Ando Pelo Mundo. A Rita foi, nada mais nada menos, a organizadora do nosso EEBB, em 2015, no Porto, e, no ano passado, ela fez uma peregrinação a Santiago de Compostela pelo caminho português. O percurso foi feito em companhia de outra blogueira, a Elena, que escreve o Creativelena. Assim, o projeto se chamou Duas Bloggers, um Caminho e atraiu o apoio de várias empresas.

Encontro de blogueiros

Encontro de blogueiros

Já a Juliana, que mora na Suíça, fez uma viagem também no ano passado para mostrar que o país não é atraente somente no inverno. Batizado de Calor nos Alpes, o projeto da Juliana conseguiu a adesão de diversas empresas que queriam mostrar que a região alpina vai além dos esportes de inverno. Na palestra, as duas mostraram todo o percurso para conseguir esses apoios, inclusive o lado difícil da coisa que é receber como resposta o “não estamos interessados”. Mas elas não desistiram, e toda a persistência que tiveram foi mostrada na palestra.

Encontro de blogueiros

Depois houve um debate sobre Redes Sociais. Participaram dele: a Isabela Discacciati, autora do Itália per Amore, que falou sobre o Facebook; a Camilian Siqueira, que escreve o Destino Munique, que focou no Instagram; a Letícia Diethelm, do blog Viva Viena, que discorreu sobre o Snapchat; a Suzana Paquete, autora do That Good Trip, que nos falou sobre o Twitter e a Gisele Almeida, do Viajar Pela Europa, que deu destaque ao Youtube. Pudemos ver as estratégias de cada uma delas nas redes sociais em que são feras e pegar dicas para melhorarmos as nossas. A moderação ficou a cargo da Rode Veiga-Pfeifer, do blog Entre duas Culturas.

Encontro de blogueiros

Depois desta rodada de palestras, fomos jantar no hotel Scandic, outra excelente opção de hospedagem em Berlim. Aliás, muitos blogueiros ficaram hospedados ali.

Encontro de blogueiros

O jantar foi oferecido pelo hotel e era composto por um bufê com opções bem gostosas. Gostei muito dos hambúrgueres e de uma espécie de verrine que era uma salada de frango. Nem vou dizer quantas vezes repeti pra não ficar feio pra mim. Depois houve os sorteios dos brindes. A nossa mesa foi a que mais ganhou, todas nós ganhamos. Eu mesma ganhei dois prêmios: um bonequinho típico sueco, da Gisele (que já citei acima) e dois vouchers para fazer tour de bicicleta com a Naiara Back, do blog Aqueles que Viajam. Portugal que me aguarde!

Encontro de blogueiros

Domingo – a despedida que não foi despedida
Vou explicar o título desse dia. É que o domingo de manhã era o encerramento oficial do evento, pois muitos iriam embora no mesmo dia. E o lugar foi especial: a linda vista de Berlim do Panoramapunkt. É sempre mágico ver uma cidade do alto. E fizemos isso em meio aos últimos papos, fotos, e já em um clima de despedida.

Encontro de blogueiros

Para aqueles que ficaram, a Nicole e o Pacelli, que, como escrevi acima, são guias de Berlim, nos ofereceram dois passeios guiados, para escolher. O primeiro, guiado por ele, sobre os pontos-chaves da Berlim do Século XX. O segundo, com a Nicole, no bairro Prenzlauer Berg e no antigo bairro judeu. Porém, não pude ir, pois comecei a me sentir cansada para andar. Era o começo da gripe, que me derrubou logo depois em Paris. Bom, mas no final do dia pude reencontrar o pessoal no Lemke Berlin, um delicioso restaurante alemão, para encerrar a noite.

Encontro de blogueiros

Segunda-feira – agora sim a despedida
Para aqueles que ficaram ainda na segunda-feira, os organizadores prepararam uma visita especial: conhecer a Noir Berlin. Trata-se de uma loja cheia de objetos maravilhosos baseados nas obras de Thierry Noir. Thierry é um artista francês, nascido em Lyon, que mora em Berlim desde 1982. Ele foi um dos primeiros, senão o primeiro, a grafitar o muro.

Encontro de blogueiros

A Manuela, a simpática gerente de marketing da empresa, nos recebeu com muita gentileza e nos deu um passeio diferente: uma voltinha pela cidade em um Trabi. Trabi é o lendário carro fabricado pela Alemanha Oriental e que era um sucesso. Na época da Guerra Fria, a fila de espera para comprar um era gigantesca. Esse, em que nós andamos, era personalizado com a arte do próprio Thierry Noir. E foi assim, em grande estilo e em nostalgia, que nos despedimos e encerramos o IIIEEBB.

Encontro de blogueiros

Um agradecimento especial aqui para a Nicole, Pacelli e Cláudia que doaram seu tempo para nos oferecer momentos inesquecíveis na capital alemã. E às empresas que acreditaram no projeto. Também agradeço ao fotógrafo oficial do evento, Felipe Minnicelli , que me cedeu algumas fotos deste texto (todas devidamente sinalizadas). O IVEEBB vai acontecer em Paris e será organizado pela Martinha, do blog Viajoteca. Será um sucesso também, tenho certeza.

Encontro de blogueiros

Empresas que patrocinaram o Encontro
Scandic Berlin Potsdamer Platz
visitBerlin
Microsoft Berlin
GetYourGuide

Encontro de blogueiros
Passeio pelo bairro de Kreuzberg

Blogueiros participantes
Agenda Berlim
Almost Locals
Ana de Amsterdam!
Aqueles que viajam
As viagens da Re
Backpackingalone
Barcelona emociona
Blog Brazuka
Brasileiros Mundo Afora
Catalogo de viagens
Claudias Welt
Conexão Berlim
Cultuga

Encontro de blogueiros

De Café por Barcelona
Destino Munique
Direto de Paris
Ducs Amsterdam
Em Roma
Entre duas culturas
Eu Ando Pelo Mundo
Euro Dicas
Kely pelo Mundo
Grossa, eu?!
Guia de Roma
Italia per Amore
Ká.entre.nós
Ligado em Viagem

Encontro de blogueiros
De dentro do Trabi

Londres com crianças
Londres Pra Você
Manaria Araujo
Maria De Lux
Me Joguei no Mundo
Milão nas mãos
No mundo da Paula
o Porto encanta
Praga Boemia
Rumo a Lisboa
Rumo a Madrid
Sete Mil Km
Sol de Barcelona
SOSViagem

Encontro de blogueiros
Ainda no passeio de Trabi

That Good Trip
Trend Tips
Trupe da Trip
Turista Fulltime
Um casal na Alemanha
Viagem Hamburgo
Viagem Jovem
Viajando por Aí
Viajar pela Europa
Viajoteca
Viva Toscana
Viva Viena
Vou para a Alemanha

Encontro de blogueiros
Passeio pelo bairro de Kreuzberg

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close