Transportes

Transporte público em Paris – Guia para comprar o bilhete certo

9 de novembro de 2012

No texto passado, falamos sobre quais os tipos de transporte em Paris. Continuando o tema, aí vai outra dúvida do pessoal: qual o melhor bilhete de transporte? Essa, já dá para responder de cara: depende. Depende do seu tipo de viagem, do lugar onde vai ficar hospedado, do seu orçamento e até da estação, pois no invernão, quando tem neve e tudo mais, geralmente andamos bem menos do que no verão, não é verdade?

transporte público em Paris
O Sena visto da janela do metrô

Mas, para saber qual melhor bilhete ou tíquete (como você preferir) comprar, é preciso primeiro conhecer as opções. Aí sim você poderia escolher o melhor para sua viagem. Porém, antes que comece a ler o post, é melhor antes dar uma passadinha nesse aqui, senão algumas coisas podem parecer confusas. Nos links que colocarei nesse texto, você encontra mais detalhes assim como os preços dos bilhetes.

transporte público em Paris
Estação do metrô – Cluny la Sorbonne – linha 10

Bom, então vamos lá: Quais são os diferentes bilhetes de transporte público que podemos comprar?

1) Ticket T+ – Serve para uma viagem em metrô, ônibus e tramway na Île-de-France e no RER dentro de Paris. Para ficar mais claro: o Ticket + pode ser usado no metrô La Défense, mas não pode ser usado no RER La Défense, mesmo que seja no mesmo lugar. Por quê? Porque La Défense não fica propriamente em Paris, é um bairro que pertence a três cidades vizinhas. E como para o RER o Ticket T+ só serve para Paris, então, o RER La Défense não entra. Mas o metrô sim, pois para o metrô o bilhete vale para toda a Île-de-France.

transporte público em Paris

Outra coisa: com o T+ você pode fazer correspondências, ou baldeações, entre metrô/metrô, metrô/RER, RER/RER, ônibus/ônibus, tramway/tramway e tramway/ônibus (e o contrário também). Mas não pode fazer correspondência entre RER/ônibus e nem entre RER/tramway ( e vice-versa). Nos ônibus noturnos, ele é válido, mas sem correspondência.

Você pode viajar até 1h30, independente do número de correspondências. Porém, no caso do ônibus, não pode ser feito o trajeto de ida e volta na mesma linha com o mesmo bilhete, assim como descer do ônibus e pegar a mesma linha.
Pode ser comprado avulso, mas o carnê com 10 sai mais em conta. O T+ não é vendido nos ônibus. Serve para o funicular de Montmartre também. Mais informações aqui

transporte público em Paris
Estação de metrô vista do alto

2) Billet Origine – Destination (Origem/Destino) – Serve para uma viagem na rede ferroviária em Île-de-France. Ele é destinado para viagens na rede RER ou nos Transiliens, quando a partida ou o destino é fora da cidade de Paris. Pode ser comprado nos dois sentidos. Por exemplo, estou em Vincennes e quero ir à Nanterre (duas cidades na Île-de-France). Então, falo para o atendente ou coloco na máquina: “saindo desta estação”, como origem (“Au départ de cette gare”) e Nanterre como destino. Aí posso escolher só ida ou ida e volta. No caso da ida e volta, a máquina (ou o atendente do guichê) me dará dois bilhetes.

A tarifa varia de acordo com o trajeto. Aceita correspondências com o metrô e pode ser usado nos tramways T2 e T4.

transporte público em Paris
Essa é a tela do guichê de venda automático do metrô – as duas primeiras opções são do bilhete “Origine/Destination”. A primeira se o destino é dentro de Paris e a segunda opção se o destino é na região da île-de-France

Mas, atenção: Se você for comprar na máquina, não está escrito “Origine/Destination” nas opções de bilhete. O que aparece é: “Billets pour Paris” (bilhetes para Paris) – no caso da estação de destino for dentro de Paris -, ou “Billets Région Île-de-France”, caso a destinação seja alguma cidade da região. Outra coisa, se você descer numa estação de Transilien ou RER diferente daquela que está escrita como Destino no seu bilhete, você não vai conseguir passá-lo na catraca de saída da estação. Clique aqui para saber mais

transporte público em Paris
No caso do bilhete da foto, a origem é em Nogent sur Marne e o destino em Nanterre Université

3) Paris Visite – É o mais usado pelos turistas. Você pode escolher entre 1,2,3 ou 5 dias consecutivos. O dia começa às 5h30 e termina às 5h30 do dia seguinte. Também há duas opções de zona: 1 a 3 ou 1 a 5. Vale para metrô, RER, Transilien, ônibus, Tramway e o funicular de Montmartre.
Você deve escrever seu nome e data de utilização. Isso é muito importante porque ele é um bilhete pessoal e você for parado pelo controle e seu bilhete não estiver identificado, pode dar multa também.

transporte público em Paris

O Paris visite tem duas vantagens: ele é ilimitado. Você pode fazer quantas viagens quiser, dentro do período escolhido. E, além disso, dá desconto em várias atrações e museus. Ele pode ser vendido também nos Offices de Tourisme de Paris (Escritórios de turismo). Veja os endereços. Também pode ser comprado pela internet aqui

transporte público em Paris
O Arco do Triunfo é um dos lugares onde você tem desconto com o Paris Visite

4) Mobilis – Bilhete de um dia, com viagens ilimitadas dentro das zonas escolhidas. Você pode optar pelas zonas: 1-2, 1-3, 1-4, 1-5. Vale para metrô, RER, Transilien, ônibus, Tramway e o funicular de Montmartre. O dia é contado das 5h30 até 5h30 do dia seguinte. Também deve ser preenchido. Saiba mais aqui

transporte público em Paris

5) Navigo Découverte – Serve para viagens ilimitadas dentro da zona e períodos escolhidos. Pode ter validade semanal, mensal e até anual. Na verdade, ele é um cartão magnético, com foto, que você carrega de acordo com o período e zona que vai usar. Ele vale para metrô, RER, Transilien, ônibus, Tramway e funicular de Montmartre.

O cartão em si custa 5 euros. Você deve colar uma foto 3×4 e carregá-lo. Não deixe nunca de colar a foto, pois, sendo de uso pessoal, se estiver sem foto, pode gerar multa. O preço varia de acordo com o período e zonas. O Navigo pode ser comprado nos guichês das estações, já o carregamento pode ser feito nos guichês, mas também nas máquinas automáticas.

transporte público em Paris
Meu Navigo Découverte bem usado já

Mas, atenção: os créditos valem somente de segunda à domingo, no caso do Navigo semanal; e do dia 1º ao 30/31, no caso do mensal. Ou seja, se você carregar seu bilhete semanal na segunda, ele vai valer até domingo. Se você o fizer na quarta, da mesma maneira ele só vale até domingo. Já se o carregar a partir de quinta, ele só começa a valer a partir da semana seguinte.

O mesmo para o Navigo mensal: é aberta a venda a partir do dia 20 do mês anterior até o 19 do próprio mês. Se você for carregar seu cartão no dia 15 de novembro, por exemplo, os créditos valem até 30 de novembro (do mesmo ano, é claro). Se você fizer carregamento no dia 20 de novembro, os créditos começam a valer somente no dia 1º de dezembro. Isso quer dizer que, a partir do dia 20 não se pode mais colocar créditos com validade para o próprio mês.

transporte público em Paris
Máquinas ou guichês automáticos das estações. As duas máquinas à direita servem só para carregar o Navigo. Já as outras três para comprar qualquer tipo de bilhete

Esse cartão é vantajoso para viagens com mais de quatro dias, que englobem a mesma semana (se você chegar no sábado e ficar até terça, por exemplo, não compensa, pois a semana acaba no domingo e você terá que carregá-lo de novo). E também é bom quando o viajante usa muito o transporte público. Apesar do cartão custar 5 euros, você pode guardá-lo um souvenir e como o cartão em si vale por anos, você pode usá-lo em outras viagens a Paris. É só recarregá-lo. Para mais informações, clique aqui
Atenção: a partir de 1 de setembro de 2015, o Navigo não é mais comprado por zonas: agora você compra o cartão e pode viajar por todas as zonas de modo ilimitado, dentro do período escolhido (semanal ou mensal). Essa medida só não vale para quem comprar as zonas 2-3, 3-4 e 4-5

transporte público em Paris
Estação La Défense – RER

6) Tickets Jeunes Week-end – É um bilhete para jovens com menos de 26 anos, válido por um dia aos finais de semana ou feriados. Pode ser usado no metrô, RER, Transilien, ônibus, funicular de Montmartre e Tramway, em toda a região de Île-de-France. Nesse caso, o dia também é considerado das 5h30 até as 5h30 do dia seguinte.

Atenção: Se você for a um lugar no sábado, por exemplo, e voltar no domingo, serão dois bilhetes, já que, como foi dito, cada um vale por um dia. O preço varia de acordo com a zona escolhida (zonas 1-3, 1-5 ou 3-5) e ele também deve ser identificado, com nome e data. Saiba mais aqui

transporte público em Paris

Uma coisa em comum em todos os tipos de bilhetes: Não se esqueça de validá-lo nas máquinas localizadas nas plataformas do Transilien e entradas dos ônibus e dos tramways. E em qualquer tipo de transporte, guarde o seu bilhete sempre até sair da estação ou do veículo. Se um agente de controle pedi-lo e você não o tiver, é multa na certa.

transporte público em Paris
Um dos tipos de máquinas para validar os bilhetes. A da esquerda para os tíquetes e da direita para o Navigo.

Algumas opções de bilhetes podem ser oferecidas com ou sem acesso aos aeroportos. Há também bilhetes específicos para ir até eles (ou para usar na sua chegada à Paris), mas como é um assunto mais complexo, fica para um novo texto.

Todos esses bilhetes não são vendidos dentro dos ônibus. Se você comprar o tíquete direto com o motorista, será um bilhete simples, válido por uma só viagem e somente até descer do veículo. Mas além das estações, você pode comprar esses diferentes tíquetes em alguns estabelecimentos credenciados. Veja a lista.

transporte público em Paris

Bom, esses são os tipos de bilhetes que você pode utilizar durante sua viagem a Paris e região. Como já disse, é complicado dizer qual é mais vantajoso, pois tudo depende do seu tipo de viagem. Não gosto de escrever coisas como: “você tem que…”, até porque quem sabe o que é melhor em sua viagem é o próprio viajante. O mais importante é que ele tenha acesso às informações para decidir o que é melhor para ele e, assim, ter uma viagem inesquecível. Espero ter ajudado e se tiver dúvidas, me escreva.

transporte público em Paris
E a Torre vista de dentro do vagão do metrô

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (278)

  • Celina Responder    

    9 de novembro de 2012 at 23:47

    Perfeito, Renata!! Excelente para quem tem dificuldade com esse monte de tipos de ticket e de transporte. Principalmente os brasileiros, que não estão acostumados com transporte público organizado 🙁 ! Eu mesma perdi alguns euros até entender esse lance da segunda-segunda no Navigo Découverte.
    bjkas

    • Renata Inforzato Responder    

      10 de novembro de 2012 at 10:19

      Oi Celina, obrigadão!!! Até pegar o jeito da coisa, também comprei muito bilhete errado. 🙂 beijos

      • Bruno Responder    

        21 de fevereiro de 2014 at 16:03

        Esses bilhetes diarios ilimitados só podem ser comprados no site ou podem ser comprados nas maquininhas do metrô?

  • Gislaine Responder    

    10 de novembro de 2012 at 2:18

    (Agora apareceu esta opção de resposta….)
    Parabéns, este tópico é muito informativo, esclarecedor! Quando a gente se depara com uma máquina dessas pela primeira vez, bate aquela incerteza, medo de fazer alguma coisa errada! Se eu tivesse lido este tópico antes da primeira vez, teria usado muito mais os transportes…..

  • Amanda Responder    

    10 de novembro de 2012 at 16:27

    Uau, super explicado! Valeu mesmo!

  • Vanderlei Responder    

    10 de novembro de 2012 at 21:05

    Olá Renata, parabéns pela bela explicação.Guardei meu Navigo – Découverte para a próxima viagem. Grande abraço

  • JACQUELINE MARQUES DE OLIVEIRA Responder    

    20 de janeiro de 2013 at 13:17

    Olá Renata, adorei o seu site, muito informativo. Não sabia q. era possível reutilizar os bilhetes, durante um determinado período de tempo (90 min, é isso?). Agora vou voltar a Paris para levar minha filha a Disneyland. Vc sabe me informar qual o melhor tipo de transporte ?

    • Renata Inforzato Responder    

      23 de janeiro de 2013 at 9:52

      Oi Jacqueline
      O melhor pra ir pra Disney, na minha opinião, é o bilhete Origine/Destination. Obrigadão pelo comentário. Abraços

  • Palova Responder    

    16 de fevereiro de 2013 at 0:52

    Oi Renata, boa noite. De todos os blogs de viagem que falam de Paris o seu foi o mais didático na explicacao sobre os ticketes. Queria te consultar o seguinte, vou passar 5 dias em Paris, ficarei no Quartier Latin e penso em comprar estes de 10 bilhetes. É este T +? As principais atracoes estao entre 1 e 3 ou melhor comprar logo o de 1 – 5 regioes? Outra consulta, como é esta coisa de validar o bilhete? Vc compra (no guiche ou na maquina) e daí vai num lugar e passa? Nao há catraca? Isso nao entendi bem…

    Obrigada!

    • Renata Inforzato Responder    

      16 de fevereiro de 2013 at 14:03

      Oi Palova, obrigada pela visita. O carnê de 10 bilhetes pode ser o T+, basta que na máquina você escolha essa opção e depois marca 10 bilhetes. Como a maioria das atrações de Paris é nas regiões 1 e 2, não compensa comprar até a 5. Deixa pra comprar o bilhete pra alguma atração da região 5, como Versailles, em separado, na hora em que for fazer o passeio. Nas catracas de metrô e RER geralmente há catracas, mas em trens Transiliens e tramways não. Nesse caso, vc passa o bilhete nas máquinas na entrada da plataforma ou, no caso do tramway, dentro do veículo. O mesmo para o ônibus. Espero que tenha ajudado. Um beijo

  • Palova Responder    

    16 de fevereiro de 2013 at 14:51

    Obrigada por me responder, Renata. Qualquer outra dúvida, te escrevo. Abracos!

  • Carlos Responder    

    20 de abril de 2013 at 21:15

    Boa noite Renata,

    O seu blog é muito útil para saber qual o bilhete que comprar numa visita a Paris. Parabéns 🙂
    Eu irei passar uns dias a Paris em familia e iremos ficar em Bry-Sur-Marne e queriamos ir à Disney. Sabe me dizer se o bilhete “Billet Origine – Destination” dá e quanto custa a viagem?

    Obrigado 😉

    • Renata Inforzato Responder    

      21 de abril de 2013 at 7:05

      Oi Carlos, obrigada pela visita. Bom, você tem que fazer a simulação no site que passei no texto. Mas a boa notícia é que você não vai trocar de linha, é o mesmo RER em que você estará e você vai pagar somente da zona 4 (Bry) até a 5 (Disney). Aí o preço varia em função da idade dos passageiros (bilhete reduzido ou não), que você assinala na hora na máquina ou com o vendedor. Por isso a simulação pelo site é interessante. Abraço

      • Carlos Responder    

        21 de abril de 2013 at 12:11

        Obrigado pela resposta Renata 😉

        A idade é já tudo como adultos. Eu tentei fazer a simulação só que na parte do site de fazer a simulação dá erro :(. Por isso é que decidi perguntar pois poderia saber 🙂

        Mais uma vez obrigado e parabéns pelo blog 🙂

        Abraço

        • Renata Inforzato Responder    

          21 de abril de 2013 at 18:23

          Oi Carlos. Bry sur Marne é aqui perto. Vou lá e faço a simulação na máquina pra vc e lhe aviso, tá? Obrigada de novo pela visita. abraço

          • Carlos

            22 de abril de 2013 at 20:06

            Ola Renata.

            Pode ser 🙂 Muito obrigado 🙂

            Abraço

          • Renata Inforzato

            28 de abril de 2013 at 22:54

            Oi Carlos,
            Não esqueci não. Tive que fazer uma pequena viagem, mas amanhã vou ver isso para vc. Abraços

          • Carlos

            29 de abril de 2013 at 18:32

            Ola Renata,

            Não há qualquer problema 😉

            Muito obrigado 🙂

            Abraço

          • Renata Inforzato

            10 de maio de 2013 at 0:20

            Oi Carlos
            Desculpa a demora. Estou me mudando e o tempo está corrido. Fui lá ontem e o preço de Bry-sur-Marne até Marne la Vallée (Disney) é 4,20 por pessoa (só ida) e em tarifa normal. Abraço e obrigada

  • Danilo Responder    

    5 de maio de 2013 at 19:20

    Ola Renata tudo bem?.. por favor preciso da sua ajuda com relacao a compra d bilhetes em Paris.. Estarei indo com minha namorada em Paris e ficar por 3 dias e meio. Chegarei no final da tarde no aeroporto CDG e retornarei pelo orly.. Pretendemos ir na disney e Versalles.. Quais seria a melhor compra de ticket de transporte?…chegando no CDG deveria comprar o RER B para ir ao centro e para ir a disney e versalles compro o mobili de 1 dia ( zona 1-5) e nos demais compro o cannet de 10?… estava pensando nessa opcao, caso puder me ajudar se tiver uma maneira mais economica ficaria super agradecido… muito obrigado

    Danilo

    • Renata Inforzato Responder    

      10 de maio de 2013 at 0:04

      Oi Danilo

      Para vir do aeroporto, é isso mesmo: bilhete para Paris e você virá com o RER B e usará o mesmo bilhete até chegar no hotel. Para ficar os 3 dias, o melhor é mesmo o carnê de 10 bilhetes. Já para ir a Disney e a Versailles, como acredito que você não vai no mesmo dia às duas atrações (ou estou errada?), então melhor comprar os bilhetes em separado para cada destino. Ou seja, o bilhete origine/destination para a Disney e o mesmo para Versailles. Não compensa você usar o Mobilis se você vai às duas atrações em dias diferentes.
      Obrigada pela visita
      Abraços

  • Angela Tsatlogiannis Responder    

    7 de julho de 2013 at 0:17

    Olá Renata,
    Adorei suas dicas e com certeza o transporte público em Paris é bastante complicado.
    Peço uma dica, irei à Paris na próxima semana com minhas duas sobrinhas, ficaremos por seis dias (quarta a segunda), chegando e partindo de CDG, vamos nos hospedar ao lado de Paris Gare du Nord.
    Pensei em adquirir o Paris visite 1 a 3 e para saídas fora de Paris como Disney, comprar a extensão.
    Estou no caminho? Consigo comprar esse bilhete na estação do aeroporto?
    Desde já super obrigada.
    bj

    • Renata Inforzato Responder    

      8 de julho de 2013 at 19:28

      Oi Angela. Então, é por aí mesmo. Você compra o Paris visite mais barato (ou o carnê de 10 bilhetes, se vocês gostam de andar a pé) e para ir fora de Paris, você compra a passagem com o bilhete origine/destination. O Paris Visite é vendido sim no aeroporto. Obrigada pela visita. beijos

      • Bruno Responder    

        21 de fevereiro de 2014 at 16:06

        O Paris Visite também é vendido na estação de trem Paris Est?

  • José Responder    

    11 de julho de 2013 at 3:01

    Renata, estudante paga a metade de passagem também. Se a pessoa tem carteira de estudante, esta estudando na Sorbone por exemplo paga passagem com preco reduzido?

    • Renata Inforzato Responder    

      11 de julho de 2013 at 22:27

      Oi José. Aqui na França só tem a tarifa reduzida o estudante que tiver menos do que 26 anos. Se você for mais velho, mesmo que estude, não tem direito. É o meu caso. obrigada pela visita.

  • Cla Responder    

    11 de julho de 2013 at 18:14

    Renata, boa tarde!
    Definitivamente seu site é o que mais está me ajudando nessa programação pré-paris.
    Será que poderia me ajudar com uma dúvida?
    Vou ficar hospedada ao lado do metrô Bastille por 6 dias e tenho interesse apenas em conhecer Versalhes fora de Paris, o restante das atrações que pretendemos conhecer são na cidade mesmo.
    Sendo assim te pergunto, o que compensa mais? O T+ ou o Paris Visite?
    Estava pensando no T+ pois pretendo “bater perna” por lá, mas depois de tantas opções, fiquei na dúvida.
    Obrigada!

    • Renata Inforzato Responder    

      11 de julho de 2013 at 22:34

      Oi Cla. Você não me disse em que época viaja. Mas se gosta de andar a pé, acho que é melhor mesmo o T+. Você pode comprar vários de uma vez. Obrigadão pela visita

      • Cla Responder    

        15 de julho de 2013 at 12:09

        Oi Rê! Viajo em 10 dias!!!! (momento ansiedade pré Paris)
        Obrigada pela dica! Vou comprar o T+ mesmo.

        Abraços e novamente parabéns pelo site!

        • Renata Inforzato Responder    

          15 de julho de 2013 at 19:22

          Oi Cla, essa ansiedade é uma delícia. Que vc tenha uma boa viagem! Aproveite bastante. Um beijo e obrigada pela visita

  • Antonio Responder    

    12 de julho de 2013 at 11:47

    Oi Renata
    Vou para Paris via aeroporto CDG e dai para a gare do Nord ficando nesta zona em hotel. Daqui pretendo sair para conhecer Paris incluindo Disney sera que no aeroporto ja posso comprar um bilhete para a minha estadia, terça 6 Agosto a terça 13 Agosto, e qual seria amelhor solução.
    Um abraço e continuação do excelente serviço de informação aqui disponível.

    • Renata Inforzato Responder    

      13 de julho de 2013 at 22:33

      Oi Antonio, no outro post te expliquei como ir e voltar até o aeroporto (do aeroporto para Paris: bilhete para Paris. De Paris para o aeroporto, bilhete para o aeroporto) e também como ir para a Disney (bilhete origine/destination, marcando Marne la Vallée como destino). Agora, para o seu deslocamento dentro de Paris, o melhor é comprar o carnê de 10 bilhetes T+ ou o Paris Visite. Se vocês gostam de andar, o carnê de T+ compensa mais. Um abraço

  • Antonio Responder    

    12 de julho de 2013 at 20:25

    Ola Renata
    Em primeiro lugar os meus parabéns pelo seu site e com certeza um bom guia para quem visita Paris.
    Pedindo já desculpas pela minha ousadia será que me pode aconselhar na seguinte situação:
    Chego a Paris terça dia 6 de Agosto e volto dia 13, entro pelo aeroporto CDG e sigo para um hotel situado perto da Gare du Nord. daqui penso partir para visitar Paris, incluindo a disneyland. Pode me informar qual o melhor bilhete que devo comprar e que permita ir e vir para aeroporto?
    Fico grato pela sua atenção
    Obrigado

    • Renata Inforzato Responder    

      13 de julho de 2013 at 22:27

      Oi Antonio, obrigada pela visita e pelos parabéns. Olha, para ir do aeroporto, você deve comprar o “bilhete para Paris” (tem essa opção na máquina). E quando você estiver indo para o aeroporto, no metrô em que você estiver, você escolhe “bilhetes para o aeroporto” (também tem essa opção na máquina). Para ir para a Disney, o melhor bilhete é o origine/destination (origem/destino). E aí para a estação de destino, você deve procurar (ou digitar) Marne La Vallée/Chessy. Abração

  • Débora Responder    

    30 de julho de 2013 at 17:10

    Oi Renata,

    Achei ótimo esse seu post, confesso que estava bastante perdida sobre essa questão de transporte, o que vale mais a pena… gostaria de te pedir um auxilio, vou pra Paris no Inverno (entre dia 23/12 e 04/01), também quero conhecer a Eurodisney, Versailles e Provins, se eu agrupar essas saídas de Paris vale mais a pena comprar o Paris Visite? Nos dias que vamos ficar só em Paris fiquei em dúvida se vale mais a pena renovar o Paris Visite ou se nesse caso o Navigo é mais em conta… creio que vamos andar muito de transporte público por conta do frio…

    Beijos,

    • Renata Inforzato Responder    

      30 de julho de 2013 at 21:19

      Oi Debora. Bom, se você agrupar os dias fora de Paris, vale a pena sim o Paris Visite. Mas nos dias de Paris, você tem que calcular bem. O Navigo vale de segunda a domingo. Então, não vale a pena carregá-lo no meio da semana (só se for na quinta para a semana seguinte). Então, o que você pode fazer é: comprar o Paris Visite para 3 dias, depois que acabar o Paris Visite, se for o meio da semana, você compra o carnê de 10 bilhetes e sente como será seu ritmo. Se vocês perceberem que estão gastando muito, aí vocês compram o Navigo para a semana seguinte (do 30 a 4/01). Porque não compensa comprar Navigo na quarta-feira. E comprando a partir da quinta, ele só começa a valer na segunda seguinte (tá tudo explicado no post). Ah, atenção: em Provins não há os espetáculos no inverno e nem a Taverna. Os horários das outras atrações, você pode ver aqui http://www.provins.net/index.php/english-version.html Obrigada pelo comentário. Um beijão e se tiver mais dúvidas, deixa comentários

      • Débora Responder    

        31 de julho de 2013 at 16:20

        Muito obrigada pela ajuda, vou seguir seu conselho… uma pena que no inverno a Taverna não funcione, né?? Ia me esbaldar…rss

  • José Eduardo Responder    

    26 de agosto de 2013 at 15:47

    Olá Renata!
    muito bom o seu blog,com informações muito úteis pra quem vem pra Paris.
    Eu pretendo chegar no dia 12 de Outubro vindo de Madri pelo CDG,tem um voo da Easyjet que chega depois das 23:00 pm,más vi que não transporte depois desde horário,me disseram que há linhas de ônibus noturno,más não consegui mais informações sobre como pegar e as linhas,tem alguma informação a respeito?
    Pretendo ficar uns 5 dias em Paris,acha suficiente para as atrações mais importantes,e no caso seria melhor eu adquirir um Paris Pass? Pretendo ficar no Hostel St. Christopher Inn Canal próximo a Estação Laumiere ,será um bom lugar pra ficar em relação as atrações turisticas?
    Bom desde já agradeço sua atenção!!
    Abraços!!
    José Eduardo.

    • Renata Inforzato Responder    

      26 de agosto de 2013 at 19:16

      Oi José, No dia que você chega, tem metrô até às 2 da manhã. Mas, como o RER que sai do aeroporto às vezes fica em trabalhos depois das 22 horas, aconselho você a vir de taxi. Eu particularmente não gosto da localização do St Christopher, acho que ele é caro para o lugar onde fica: ele não fica no centro da cidade e pela mesma tarifa você pode pagar algo mais próximo. Se você não se importa em ficar mais afastado do centro, prefiro o Le D’Artagnam. Ele fica a 10 minutos de metrô do centro de Paris (mais perto que o St Christopher). Quanto ao tipo de passe, isso depende do seu jeito de visitar os lugares: se você demora ou não, se anda a pé ou não, etc. Obrigada pela visita, abraços

      • José Eduardo Responder    

        26 de agosto de 2013 at 22:53

        Obrigado pela resposta Renata, a informação que o metro fica até as 02 da manhã não consta no site do CDG,então achei que eram até as 23:00 mesmo.
        Bom a opção de taxi acho que fica bem cara e transfer consultei e tb achei os valores altos,pra mim que venho só…
        Então a opção seria mesmo transporte público,preciso fechar o Hostel,bom pelo que vc disse do St Christopher me deixou em dúvida, tem uma outra unidade próxima da Gare du Nord,sobre esse hostel que vc me passou não tenho informações é bem avaliado,sabe dizer? Se souber de outras opções eu agradeço,e achei bem caro a hospedagem em hostel ai em Paris comparado a Barcelona e Madri,por isso não gostaria de gastar muito em transporte,sendo assim quero descartar taxi,e acho que vou comprar um passe para os dias que ficarei na cidade,em torno de 5 dias.
        Agradeço pelas dicas!!
        Abraços!!
        José Eduardo.

        • Renata Inforzato Responder    

          27 de agosto de 2013 at 6:41

          Oi José, o metrô aos finais de semana é até 2 da manhã, mas o RER, que vem do aeroporto não. O que você pode fazer é pegar um ônibus até Paris (como os da Air France, por exemplo) e depois pegar o metrô. O hostel Le D’artagnam é da rede dos Albergues da Juventude (Hi Hostel). Já fiquei nele antes de vir morar em Paris. Consulte aqui http://www.hihostel.com Um abraço

  • José Eduardo Responder    

    27 de agosto de 2013 at 21:43

    Muito obrigado Renata pelas informações está sendo muito útil pra mim!
    Então,eu estarei em Madri no dia 12/10 e vi duas opções de voos neste dia,pela Air France o mais barato é 73,41 Euros e chega em Paris as 20:30 e da Easyjet que chega as 23:05 e está 58:49 euros, más pra chegar no St. Christopher é necessário o Rer além do metro,etão chegando após as 23:00 não daria tempo pra pegar o RER, o ônibus da Air France vc sabe dizer se tem após as 23:00 não consegui essa informação.
    Sobre o Hotel Le D `artagnam,ele não tem reservas disponiveis na data que estarei aí,e pelas críticas que li e fotos que vi o St. Christopher parece mehlor apesar do outro ser melhor localizado!
    Abraços!!!

  • DENIS GUSTAVO Responder    

    6 de setembro de 2013 at 0:40

    Renata, em primeiro lugar parabens pelo site, é realmente muito bom.
    Eu e minha namorada iremos para europa em Janeiro (14-01 a 30-01). Fico seis dias em Paris. Acredito que o Paris Visite seja a melhor alternativa para nós. Certo? Desembarcaremos em Charles de Gaulle, a melhor forma de ir para o Hotel seria mesmo de táxi? Ainda não decidimos o hotel, mas acredito que será no PRATIC HOTEL
    9, Rue d’ormesson, Paris 75004 FRANCE. Muito obrigado.

    • Renata Inforzato Responder    

      6 de setembro de 2013 at 18:54

      Oi Denis, como vc vem no frio, acho que o Paris Visite é bom, mas depende da forma como você viaja, se gosta de andar e tal… Quanto ao transporte do aeroporto, o taxi ou traslado particular é mais confortável, mas também depende do seu jeito de viajar. Lembrando que várias estações de metrô não têm escadas rolantes. No caso do taxi, tente combinar o preço antes. Paris durante o dia tem trânsito ruim. Obrigada pela visita

  • Vanda Ferreira Responder    

    6 de setembro de 2013 at 9:33

    Ola Renata,
    Ja percebi que domina os transportes em Paris e arredores e mesmo depois de ler toda a explicação acima no seu post fiquei com agumas duvidas e se for possivel gostava de obter a seu ajuda. Somos tres pessoas (28, 32 e 13 anos) e vamos visitar Paris em Abril de 2014. A chegada é a Charles de Gaulle (Terminal 2D) e o hotel perto da estaçao “Porte de Vincennes” onde ficaremos 3 noites e o objetivo é conhecer algumas das melhores atrações de Paris. Seguidamente a essas tres noites seguimos para um hotel perto da estaçao da RER a 20 minutos da Disney onde iremos ficar mais duas noites e regressar para o mesmo aeroporto da chegada. Qual acha ser a melhor soluçao de transportes? Agradeço desde ja a sua disponibilidade em ajudar a malta deste blog, é muito util para quem nao domina as “linhas de Paris”… 🙂

    • Renata Inforzato Responder    

      6 de setembro de 2013 at 18:50

      Oi Vanda. Olha, do aeroporto até Porte de Vincennes, se você não for usar traslado, tem que comprar o bilhete para Paris (tem essa opção na máquina do aeroporto). Para os dias em Paris, penso que o carnê de dez bilhetes é melhor. E para ir ao hotel perto da Disney, o bilhete origine/destination, já que é fora de Paris. Para voltar para o aeroporto, bilhetes para o aeroporto. Obrigada pelo comentário e um abraço

  • Maristella Responder    

    10 de setembro de 2013 at 12:48

    Renata…

    Parabéns pelo seu blog, aproveitando gostaria de sua ajuda. Chego em Paris com meu marido dia 05/10 as 6hs da tarde (sábado), e irei ficar até dia 13/10 (domingo). Você acha que o Navigo seria a melhor opção?
    Iremos a Versalles e faremos um bate e volta de trem para Londres, indo até o Gare Nord pegar o trem. Para essas 2 opções qual ticket eu devo comprar? O ticket + cobre esses trechos?
    Desde de já te agradeço pela ajuda
    Bjs
    Maristella

    • Renata Inforzato Responder    

      10 de setembro de 2013 at 19:25

      OI Maristella. Se o Navigo compensa? Depende do seu estilo de viagem, se você anda muito de metrô ou não. Mas ele começa a valer a partir da segunda-feira até domingo, ou seja, no sábado que você chega e no domingo você vai ter que comprar ticket normal, e começar a usar o Navigo a partir da segunda-feira. Para Versailles é o bilhete origine/destination. Já para Londres nenhum bilhete do metrô de Paris vale, pois é outro país. A empresa que faz o trajeto chama-se Eurostar http://www.eurostar.com Obrigada pela visita e um abraço

      • Maristella Responder    

        10 de setembro de 2013 at 22:14

        Sim Renata, para Londres que referi, seria até o gare du Nord para pegar o trem. Nesse caso poderia usar o Navigo para chegar até essa estação ? Estarei hospedada em Quartier Latin e gosto de andar mto a pé e só pretendo sair de Paris para ir a Versalles e Gare du Nord. Vc acha q vale a pena o Navigo ou de ticket +?
        Ou outro q não estou sabendo comparar?
        Muito obridadaaaaaaaaaaaaa
        Bjs
        Mariatella

        • Renata Inforzato Responder    

          11 de setembro de 2013 at 17:33

          Oi Maristella, para a Gare du Nord, o Navigo e o Ticket + servem. Então, você tem que fazer a conta com o qual compensa mais. Mas já que você não anda muito, compra o carnê de 10 tickets T+ no sábado e vai observando quantos você gasta no sábado e domingo. Se você vê que não gasta muito, continue com essa opção. Lembrando que com o Navigo você paga 5 euros pelo cartão (no meu caso, fiz antes de vir morar aqui em Paris, e o considerei como uma lembrança. Depois, acabei vindo viver aqui e já ficou ele mesmo pro dia a dia). Obrigadão e um beijo

          • Maristella

            12 de setembro de 2013 at 0:25

            Brigada mesmo

            Bjs

          • Renata Inforzato

            13 de setembro de 2013 at 8:56

            Maristella, Espero que você faça uma boa viagem. Se quiser vir aqui contar depois como foi, fique à vontade. bjs

  • Fernando Responder    

    18 de setembro de 2013 at 14:15

    Parabéns pelo site, Renata! Estou planejando uma viagem a Paris e suas dicas são pérolas.

    Eu e minha esposa chegaremos em Paris para nossa lua de mel dia 02/10, retornando ao Brasil 18/10. Faremos alguns bate e volta (Brussels, Reims e Rouen, já comprados), Disney, Versailles, Stade de France e Fontainebleau. Não conhecemos a cidade, e acredito de devemos usar bastante o metrô. Não estamos fazendo uma programação diária, pois queremos passear à vontade e com liberdade, sem ficar “batendo ponto” em locais turísticos. Pergunto: que achas de comprarmos um Navigo Mensal? tinha pensado em comprar um semanal para a semana cheia de 7 a 13, e t+ para os outros dias, mas dependendo do preço, poderíamos comprar para o mês todo.

    Um abraço e obrigado,

    Fernando

    • Renata Inforzato Responder    

      20 de setembro de 2013 at 19:09

      Oi Fernando. Bom, você vai usar muito o metrô, mas muitos dos lugares que você vai são fora de Paris. Então, um navigo simples, zonas 1 e 2 não iria adiantar. Talvez seja melhor comprar o T+ mesmo e para os dias fora de Paris (Versailles, Fontainebleau, Stade de France) comprar o origine/destination. Mas o melhor para você, só você mesmo sabe. Um abração e obrigada

  • Orlando Gonçalves Responder    

    24 de setembro de 2013 at 20:38

    Olá Renata vou a paris no próximo mês e gostaria de saber a tua opinião sobre qual o melhor meio de transporte da gare de lyon para Issy-les-Moulineaux‎ e tambem qual o bilhete.
    obrigado

    • Renata Inforzato Responder    

      29 de setembro de 2013 at 23:08

      Oi Orlando, depende do endereço que você vai, se é zona 2 ou 3, se é metrô ou ônibus, tranway. Dá uma olhada no endereço e veja os bilhetes no post. Obrigada pela visita

  • natalia Responder    

    13 de outubro de 2013 at 19:55

    oiii Renata, muuuuito bacana teu site. 🙂
    eu to indo pra Paris com meu pai mes que vem, vamos ficar 4 dias inteiros. A gente gosta de caminhar bastante, mas obviamente vamos precisar usar o transporte público. Vamos ficar hospedados ha uma quadra do Louvre, portanto, gostaria de saber qual o melhor passe pra gente! outra coisa, é tranquilo ir dessa parte da cidade ao aeroporto de Orly de metro ou onibus?? Obrigada e um abraço 🙂

    • Renata Inforzato Responder    

      24 de outubro de 2013 at 19:32

      Oi Natalia
      No seu caso, o melhor é comprar o carnê de dez bilhetes, pois muita coisa você vai fazer a pé. Ir para Orly de metrô é tranquilo. Você tem que ir até a estação Denfert-Rochereau e de lá pegar o Orlybus. Obrigada pela visita e boa viagem.

      • natalia Responder    

        25 de outubro de 2013 at 11:23

        Muuuito obrigada! abraço

  • Thiago Nunes Responder    

    15 de outubro de 2013 at 20:08

    Olá Renata, parabéns pelo site!! Suas dicas são realmente muito importantes para quem planeja conhecer Paris.

    Vou viajar com a minha namorada e passar o Natal em Paris, ficaremos dos dias 20 a 26 de dezembro! Mesmo com as informações acima, ainda temos algumas dúvidas e gostaríamos da sua ajuda:

    Vamos nos hospedar em um hotel perto da Torre Eiffel e chegaremos pelo aeroporto de Orly. Qual o trasporte mais aconselhado?

    Para conhecermos os principais pontos turísticos é recomendável comprarmos o carnê com 10 tickets?

    Pretendemos conhecer também a Disney e Versailles em dias diferentes.. devemos portanto compra o bilhete Origine / Destination, correto?

    Ahh.. somos estudantes e pelo que notei temos desconto na compra dos tickets… precisamos adquirir uma carteira de estudante internacional ou a brasileira já é suficiente?

    Aguardo vossos comentários!
    Desde já, grato.

    • Renata Inforzato Responder    

      24 de outubro de 2013 at 19:37

      Oi Thiago
      O transporte até o hotel, depende do horário que você vai chegar. Se não for muito tarde, pode ir de metrô sem problemas. Só tenha atenção que a maioria das estações não têm escada rolante. Para andar por Paris, depende da época, se vocês andam muito ou não. Dezembro é frio. Então, o carnê de dez é uma boa. Para Versailles e Disney é isso mesmo que você falou. E quanto a carteira de estudante, depende da sua idade. Estudante aqui é só até 28 anos. Eu estudo, mas como tenho mais de 30, não tenho desconto algum. Um abraço e obrigada pela visita

  • Marcelo Responder    

    3 de novembro de 2013 at 18:45

    Oi Renata, tudo bem?

    Eu e minha esposa vamos estar em paris de 06/01 a 10/01, chegando de bruxelas e indo para Barcelona. Quanto as atrações, passeios, etc. já temos quase tudo definido mas a grande dúvida é o transporte. Chegamos pela Gare du Nord e estamos hospedados na 5 Avenue Secretan, 19. Buttes Chaumont – La Villette. Pelo que vi no mapa é próximo, duas estações de metrô. Mas é longe dos arr 1 a 6, onde estão a maioria das coisas que veremos, além de versailles. Aí comecei a ver os passes e confesso que deu um nó. São muitas opções….rsrs. Pela época e pelos dias (segunda a sexta) o que vc sugere? Não considerei o paris pass pois não vamos a muitas atrações pagas, museus, só o básico mesmo. A ideia é andar bastante a pé mesmo já que é nossa primeira vez em paris. Espero que o frio não atrapalhe muito….rs

    • Renata Inforzato Responder    

      11 de novembro de 2013 at 11:17

      Oi Marcelo,
      Acho que no seu caso o carnê de dez é melhor mesmo. Não se preocupe com as distâncias, Paris é uma cidade pequena se comparada com as capitais brasileiras. De metrô você chega em 15 minutos no 1e e 6e. Obrigada pela visita.

  • Camila Tomaz Responder    

    16 de novembro de 2013 at 13:39

    Parabéns Renata, você explica muito bem e gosto muito do site.
    Eu e meu namorado vamos para Londres e seguiremos a paris de trem com a eurostar.
    Estaremos em Paris 22/01 à 27/01 e gostaria de saber qual o melhor bilhete, estava em dúvida entre o ticket t+ ou se compro o paris visite e depois compro um outro para ir do hotel até o aeroporto Charles de Gaulle, o hotel fica localizado próximo a estação Brochant.
    Você poderia me ajudar, por favor?

    • Renata Inforzato Responder    

      17 de novembro de 2013 at 22:46

      Oi Camilla. De qualquer forma, para o aeroporto, você tem que comprar um outro bilhete (billets pour l’aeroport). Mas em relação a sua dúvida, é difícil saber porque não sei os seus hábitos. Eu, por exemplo, até gosto de andar, mas, mesmo que seja mais caro, gosto de ter o conforto de não ficar comprando bilhete toda hora. Então, você tem que pensar no estilo de viagem de vocês. Obrigada pela visita.

  • Juliana Responder    

    8 de dezembro de 2013 at 11:11

    Bom dia Renata,

    Seu blog eh muito util, ajuda bastante a tirar duvidas.
    Bom se puder me ajudar, chego em Paris no dia 13 deste mes, Preciso ir do CDG, para Montparnasse, fico no Hotel Du maine, proximo a av. Du Maine. Qual a melhor opcao:
    RER ou Metro. Vi tambem um onibus da cia Airfrance, mas parece que ele nao vai ate Montparnasse. Pode me ajudar… Obrigada Juliana

  • FERNANDO GERMANO Responder    

    29 de dezembro de 2013 at 2:19

    Olá Renata, boa noite.

    Realmente suas dicas são fantásticas, parabéns.

    Renata, não sei se vc pode me ajudar. Eu chegarei no aeroporto Orly e precisaria ir para o Hotel que fica Place d’Anvers. É complicado ir de metrô até este local? Vc sabe me dizer se há metro neste aeroporto?
    Me desculpe abusar da sua bondade, mas caso consiga me orientar, ficaria muito grato.

    Muito obrigado.

    Fernando

    • Renata Inforzato Responder    

      2 de janeiro de 2014 at 22:45

      Oi Fernando. Tem como ir para o hotel sim, pois tem ônibus e RER que saem de Orly. O que é complicado em ir de metrô é que a maioria não tem escada rolante. Então, a mala tem que ser leve. Para saber como ir de uma estação a outra, vai no site http://www.ratp.fr, aí você coloca o ponto de partida (Orly) e o de chegada. Ele já mostra o melhor caminho. Obrigada pelo comentário

  • Roberto RF Responder    

    5 de janeiro de 2014 at 9:08

    Muito bom! um post já antigo que esclareceu-me bastante em relação a este assunto. Até porque sendo eu novato por estas bandas…realmente isto dos transportes torna-se um pouco confuso e ainda só utilizei o RER A. Muito obrigado 😛
    ( a minha maior dúvida era em relação ao bilhete T+, em que eu achei muito estranho o bilhete normal custar 3,..€ e o T+ apenas 1,..€, na cabine explicaram-me que era só para Paris…mas tudo bem Paris é grande e para quem não conhecer os limites das zonas puff torna-se um bocado complicado esse “Paris”)

    • Renata Inforzato Responder    

      5 de janeiro de 2014 at 11:35

      Oi Roberto. Sim, já tem um tempinho que escrevi, mas estou sempre de olho pra ver se é atual. Pois é, o T+ é para a região dentro de Paris, ou seja, zonas 1 e 2. Pra vc não se perder, quando entrar na estação de metrô ou RER, pegue um mapa no guichê, neles os limites das zonas é delimitado. Mas no começo, confunde muito mesmo. Obrigada pela visita.

  • Gabriela Responder    

    9 de janeiro de 2014 at 2:40

    Aqui no Brasil tu paga e desce na parada que quiser então não entendi direito como é ai: desce em qualquer parada ou só na estação? Obrigada (:

    • Renata Inforzato Responder    

      9 de janeiro de 2014 at 9:29

      Oi Gabriela
      De qual meio de transporte e bilhete você está falando? Eu citei vários no texto. Obrigada

  • Vanessa Responder    

    9 de janeiro de 2014 at 21:54

    Olá Boa noite 🙂 o seu site ajudou muito. No entanto gostaria de saber em quanto é que fica o bilhete paris visite da zona 1-3 e o da zona 1 até ao 5.

    Muito obrigado,

    Vanessa

  • Camila Responder    

    11 de janeiro de 2014 at 15:36

    Parabéns pelo site, esta maravilho e sana muitas das dúvidas de quem vai pela primeira vez a Paris.
    Se você puder me ajudar fico muito agradecida.
    Estarei em Paris com meu noivo no período de 22/01 à 27/01 e por ser inverno estou com um pouco de dúvida em adquirir o T+ ou o paris visite.
    Gostaria de saber também, se com o T+ eu utilizo um bilhete para todo o dia ou se tem um período de validade para integração como nos bilhetes no Brasil.
    Como iremos chegar de trem onde eu encontro os bilhetes para compra?
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Renata Inforzato Responder    

      12 de janeiro de 2014 at 9:47

      Oi Camila, os bilhetes você encontra nas estações, nos guichês ou nas máquinas. Em relação a que bilhete comprar, cada um tem seu tipo de viagem, então, você tem que pensar se normalmente você gosta ou não de andar a pé. Dá uma olhadinha no texto sobre o T+, tá tudo bem detalhado, até o que não pode fazer. Um abraço e obrigada

  • Maria Responder    

    11 de janeiro de 2014 at 20:56

    Olá Renata, adorei o seu site.
    Gostava de saber se à metro para esta zona: Éragny, Ile-De-France, France ?
    Gostava também de tirar mais uma dúvida, se quiser comprar Paris visite para dois dias por exemplo para dias que não sejam seguidos, por exemplo para um domingo e 3feira dá?

    Muito Obrigado,

    Maria

  • Paulo Pimentel Responder    

    12 de janeiro de 2014 at 0:40

    Boa noite.
    Antes de mais, parabéns pelo blog. No mês que vem vamos para Paris (3 adultos, 1 criança e 1 bebe). O programa será: chegada ao aeroporto de Orly, de seguida ida para a Disneyland Paris. No último dia, saída da Disney para a Torre Eiffel e da Torre Eiffel para o Aeroporto Charles de Gaulle. O que nos aconselha em termos de transportes e bilhetes. Obrigado

    • Renata Inforzato Responder    

      12 de janeiro de 2014 at 9:41

      Oi Paulo, obrigada. No seu caso, você não tem escapatória, é o bilhete Origine/destination (ou billets pour île de France), já que vai ficar fora de Paris. Para ir a Paris, é billets pour Paris (depende do que está escrito na máquina). Um abraço

  • Guilherme Responder    

    15 de janeiro de 2014 at 22:07

    Olá Renata. Parabéns pelo site.
    Queria uma sugestão, se for possível. Chego em Orly às 11:05h e vou pegar o Eurostar para o meu destino final (Londres) às 18:34h, gostaria de visitar um pouco a cidade entre esses dois horários. Como ir à Torre Eiffel a partir de Orly e como seguir para Gare du Nord (Estação do Eurostar)? Falo Torre Eiffel porque é a principal atração, mas se você tiver outras sugestões, e como chegar até elas, agradeço imensamente.
    Obrigado!

    PS.: Tinha colocado esse comentário como resposta ao Paulo sem querer.

    • Renata Inforzato Responder    

      16 de janeiro de 2014 at 21:13

      Oi Guilherme
      Eu também gosto muito de visitar a Notre-Dame, fica a sugestão. Quanto ao itinerário, acesse esse site http://www.ratp.fr , e coloque as estações de origem e destino . Ele é o melhor porque ele calcula até mesmo o tempo que você vai levar em cada transporte, de acordo com o horário (o tempo pode ser maior ou menor de acordo com o número de trens daquele horário). Obrigada e um abraço

  • Anelise Responder    

    16 de janeiro de 2014 at 14:01

    Renata, parabéns pelo Blog!
    Chego em Paris dia 31/03 (segunda-feira) no começo da noite, já contratei transfer com um brasileiro, prefiro sempre uma chegada tranquila. Vou ficar 20 dias, ainda não aluguei o apartamento, mas gosto de lugares mais afastados dos centros turísticos, como vou ficar um tempo maior, queria viver esse período como uma parisiense.. rsrsrsr, estava pensando em ficar perto do Canal de St. Martin, o quê você acha? Gosto muito de andar, então fiquei em dúvida qual seria o bilhete mais indicado, T+ ou Navigo? A princípio não pretendo sair de Paris. Obrigada pela ajuda! Um abraço!

    • Renata Inforzato Responder    

      16 de janeiro de 2014 at 21:10

      Oi Anelise, o canal de St Martin é um bom lugar. Só cuidado com quem você vai alugar. Exija contrato, é lei e eles podem pedir na imigração. Quanto ao bilhete, não sei. Cada um tem seu estilo de viagem, o que é melhor pra um pode não ser pra outro. Você tem que fazer as contas se vale a pena o Navigo. Além disso, o semanal tem os dias certos pra começar a valer e você tem que considerar isso também. Obrigada e beijos

  • Viviane Responder    

    21 de janeiro de 2014 at 23:30

    Olá Renata, estou encantada com suas explicações!! Muito fáceis de entender!!
    Mas tenho ainda três dúvidas, estarei hospedada próximo à estação Les Halles, vou comprar o bilhete t+ com 10, no caso tenho que validar o bilhete abtes de passar na cateaca? Não entendi essa validação dos tickets!!
    A outra é se na saída da estação também precisarei passar novamente o ticket na saída, no caso o que eu usei na estação de origem.
    Por último, vc sabe se há algum desconto no ticket até a Disney para uma adolescente de 15 anos, ou ela paga tarifa de adulto?
    Muitíssimo obrigada!!!

    • Renata Inforzato Responder    

      23 de janeiro de 2014 at 23:01

      Oi Viviane. No metrô você passa o ticket só na entrada. No RER na entrada e saída. E em algumas estações de trem, na plataforma ou em máquinas na entrada (antes de ir pra plataforma). Mas é importante guardar o bilhete até a saída da estação, pois se os ficais pararem você e você não tiver mais o bilhete, é multa na certa. Sua filha paga tarifa reduzida. Obrigada!

  • Fábio Barros Responder    

    23 de janeiro de 2014 at 1:34

    Tenho uma dúvida sobre a validação dos tickets.
    Pretendo adquirir um Paris Visite (5 dias regiões 1-3) e, pelo que entendi, comprarei um único bilhete no qual deverei preencher com meu nome e sobrenome. Certo?

    Agora é que vem a minha dúvida: Já de posse do bilhete, cujo uso é ilimitado de acordo com os dias e a região escolhida, terei que validá-lo sempre que usá-lo? E se eu o usar 50 vezes, por exemplo, não sobrará espaço para tantas validações, ou seja, muitas validações ficarão sobrepostas, o que inviabilizará uma eventual fiscalização e que, por sua vez, acabará em multa.

    Como devo proceder?

    • Renata Inforzato Responder    

      23 de janeiro de 2014 at 23:04

      Oi Fábio, validar o bilhete é passar na catraca ou na máquina. Só isso. Fazendo uma comparação superficial, é como no bilhete único em algumas cidades do Brasil, quando você passa o cartão no leitor antes de entrar no transporte. Validar é isso: passar a carta ou o ticket na máquina ou catraca. Um abraço e obrigada

  • Viviane Responder    

    23 de janeiro de 2014 at 19:51

    Olá Renata, não sei se fiz algo errado, mas minha pergunta não foi publicada. Com certeza fiz!!!
    Primeiro gostaria de dizer que seu blog é maravilhoso, parabéns pelo modo simples de se fazer entender!!!
    Em Julho estaremos indo para Paris pela primeira vez, minha filha completará 15 anos e ao invés da festa quer conhecer a cidade luz!!! Confesso que adorei a economia!!!
    Tenho 3 dúvidas a respeito dos bilhetes, se vc puder me ajudar vou adorar!!!
    1- Não entendi sobre a validação dos bilhetes, se eu comprar o carnê com 10 tenho sempre que validar o bilhete antes de passá-lo na catraca? Estaremos hospedados próximos à estação Les Halles.
    2- O bilhete deve ser passado na catraca tanto na entrada da estação como na saída da estação de destino?
    3- Há algum preço diferenciado para a minha filha no caso do bilhete para a Disney ou ela paga como um adulto?
    Muitíssimo obrigada!!!
    Ah, como anda a situação dos “pickpockets” no metrô?

    • Renata Inforzato Responder    

      23 de janeiro de 2014 at 23:06

      Oi Viviane, é que eu modero os comentários por causa de spam. Eu tenho que aprovar antes de aparecerem. Mas já respondi suas perguntas. Quanto aos batedores de carteira, as prevenções básicas, que nós brasileiros estamos acostumados, já resolvem. Tem gente que pensa que na Europa não tem roubo e anda com a bolsa aberta e contando dinheiro na rua quando vêm pra cá. Obrigada e um abraço

  • thais lari Responder    

    24 de janeiro de 2014 at 1:14

    Olá!!!

    Adorei seu post!!!! mas a malha de metros e trens de paris é muito complicada!!!
    Pode me ajudar numa dúvida? Se eu estiver no centro de Paris e quiser visitar o palácio de Versalhes, por exemplo, utilizaria o passe “origem/destino”, já q o ticket+ é só pra Paris, é isso? Se for, vc tem ideia de quanto custaria? o site http://www.ratp.fr não abre a página pra calcular isso….

    Bjus!!!!!!

    • Renata Inforzato Responder    

      28 de janeiro de 2014 at 21:48

      OI Thais, é isso mesmo: pra ir a Versailles é o origine/destination. O preço depende de onde você vai sair, da zona que você vai sair. Da última vez, paguei ida e volta 8,20 euros. Mas você tem que ver na hora de comprar o bilhete, na máquina ou com o vendedor na estação de metrô mais próxima do seu hotel. Beijos e obrigada

  • Michele Santos Responder    

    27 de janeiro de 2014 at 23:40

    Olá Renata. Vc fez um super resumo para nós leigos nos desenrolar.
    Mas como somos mto leigos com relação a transporte em Paris, fiquei com mtas duvidas.
    Vou a `Paris dia 24/02 e passarei três dias. Estava me programando para comprar um T+ 10 para andar pelo centro e bater mta perna.
    E pretendo comprar um Mobili para ir para Versalhes.
    Estou programando certo?
    Fiquei sem saber as areas que o T+ abrange. Ele pode ser usado de 1 a 5? inclusive para sair do CDG?
    Obrigado pela sua ajuda…vc é D+
    Michele

    • Renata Inforzato Responder    

      28 de janeiro de 2014 at 21:54

      Oi Michele. Para o aeroporto e Versailles é o origine/destination. O T+ só serve para dentro de Paris, zonas 1 e 2. Obrigada e um abraço

  • Ricardo Peralta Responder    

    8 de fevereiro de 2014 at 13:27

    Olá Renata.

    Em março vou passar 2 semanas em paris com a minha namorada. O alojamento vai ser em Meaux (zona 5), é onde os pais dela moram.
    Quero ir 2 dias(em dias úteis) a disneyland, e os restantes dias ver as principais atrações de Paris. E ficar por Meaux só 2/3 dias no máximo sem viajar para nenhum lado. Ou seja, 2 dia disney, 6-8 dias a visitar Paris (e que preciso de transporte).

    Qual é o que mais bilhete(s) que compensam mais pra nós?
    Sei para a disney não uma um via directa pra lá, e como estou alojado na zona 5 tenho sempre com comprar bilhetes até a zona 1/2.

    Acho o “Paris visite” um bocado caro e não sei se compensa, ou compensa por estar na zona 5? E como somos menores de 26 talvez o ideal para fim de semana é o Tickets Jeunes Week-end, certo?

    Aguardo pela resposta, e Obrigado pelas informações/guia 🙂

    • Renata Inforzato Responder    

      9 de fevereiro de 2014 at 21:00

      Ricardo, se você vai estar na zona 5, você não pode comprar bilhetes zonas 1 e 2 para ir de Meaux à Paris e vice-e-versa. Se você for de metrô, por exemplo, do Trocadero até a Opéra, aí sim, pode. Zonas 1 e 2 são para trajetos dentro de Paris. Ticket jeunes é só para final de semana. Veja se no seu caso se o navigo compensa (zonas 1 a 5), lembrando que ele tem dias certos para começar e terminar. Se não, para ir de Paris a Meaux e até a Disney é o origine destination. Todos os bilhetes têm preços especiais para jovens com menos de 26 anos. Um abraço e obrigada

      • Ricardo Peralta Responder    

        10 de fevereiro de 2014 at 14:56

        Obrigado pela resposta.
        Sim eu sei, tenho sempre que comprar bilhetes zona 1-5 para ir a paris.
        Estou a pensar comprar na primeira semana bilhetes origine/destination (2 dias para ir disney) e 1/2 dias pra ir ao centro de paris.

        Depois aproveito os Ticket jeunes para o final de semana(quando diz final de semana é aos sabados e domingo, certo? estes bilhetes são sempre mais baratos ao fim de semana que outros, certo? E é ilimitado para esses dias como o Paris Visite?)

        Na semana seguinte compro o Paris Visite de 5 dias.

        Se me diz que há descontos para menores de 26 anos, entao o Paris Viste de 5 dias vais ficar mais barato que o anunciado no sites dos transportes, certo?

        • Renata Inforzato Responder    

          10 de fevereiro de 2014 at 19:42

          O paris visite não tem desconto pra jovem, mas os outros têm. Quanto ao bilhete jeunes, dá uma relida no texto porque explico tudo direitinho lá. Um abraço e obrigada

  • Teresa Responder    

    8 de fevereiro de 2014 at 17:59

    OI! Excelente blog! Parabéns!
    Eu, meu marido e filhas vamos visitar Paris de 3 a 6 de Março. Chegamos a Orly e o hotel fica perto do metro Grands Boulevards. Dia 3 estamos a pensar visitar a Torre Eiffel. Dia 4 o Louvre e Champs Elisees. Dia 5 Disneyland e dia 6 regressamos (aeroporto Orly). Estamos a pensar adquirir o Paris Visite (zona 5) para 3 dias e zona 1 para o dia 4. Aconselha? Dúvida: os dias dos bilhetes Paris Visite para 3 dias tem de ser dias seguidos? Onde aconselha comprar entradas para a Torre Eiffel e Louvre? Muito obrigada pela ajuda! 🙂

    • Renata Inforzato Responder    

      9 de fevereiro de 2014 at 20:54

      Oi Teresa. Sim, tem que ser dias seguidos. Se você só vai usar o Paris visite zona 5 nessa visita à Disney, acho que compensa mais o origine/destination (assim como para o aeroporto). E pra Paris, carnet de 10 do metrô. Um abraço e obrigada

      • Teresa Responder    

        9 de fevereiro de 2014 at 21:02

        Oi Renata!
        Muito obrigada pela informação/ajuda!!!! 🙂

  • sandra Venezio Responder    

    9 de fevereiro de 2014 at 15:45

    Oi Renatinha!!! Adorei o post!! Parabéns!! Eu acho meio complicado esse lance de bilhetes em Paris…rsrs beijos

    • Renata Inforzato Responder    

      9 de fevereiro de 2014 at 20:51

      Oi Sandra, que surpresa gostosa você aqui. Bom, é difícil mesmo saber sobre os bilhetes, mas, com o tempo, acostuma. Obrigadão pela visita e um beijão

  • wagner Alex Responder    

    12 de fevereiro de 2014 at 2:49

    Olá Renata, Parabéns por esse maravilhoso blog, tudo muito explicado em detalhes para pessoas completamente leigas em Paris como eu.
    Dia 16 de março estarei chegando em Paris, ficarei hospedado no Ibis gare du nord, gostaria de saber (se possivel em detalhes) como faço para ir a disneyland em um dia e qual bilhete comprar para ida e volta e como ir a versailles em um outro dia e qual bilhete utilizar para ida e volta?
    Ficarei 12 dias mas pretendo conhecer alguns pontos turisticos a pé…e as vezes pegar o metro, o que sugere?
    Desde ja agradeço.

    • Renata Inforzato Responder    

      13 de fevereiro de 2014 at 16:29

      Oi Wagner, pra andar em Paris, cada viajante tem sua preferência: uns andam mais, outros menos, uns não ligam de gastar, outros querem economia… Por isso que fiz o texto com muitas opções. Mas para ir fora de Paris, o bilhete origine/destination é o melhor. Você tem que ver qual estação de metrô é a mais perto do seu hotel e ai você digita nesse site http://www.ratp.fr as estações de origem e destino e ele mostra o melhor caminho. Obs: Os hoteis dizem Gare du Nord, mas às vezes é outra estação que é mais perto. Por isso tem que olhar no site do hotel. Obrigada e um abraço

  • Thiago Responder    

    17 de fevereiro de 2014 at 19:25

    Oi Renata, eu vou para paris em março, vou ficar em cergy pontoise, estou com duvida sobre o Navigo…eu vou chegar na SEXTA… não tem como eu pegar o semanal ??? se eu comra-lo na SEXTA ele só valerá para SEGUNDA?? ou da pra usa-lo na SEXTA/SABADO/DOMIGO?? ou seria mais viavel o paris visit nesses 3 dias?..Aliaiss…p paris visit da direito a pegar o Orlyval???? pois o navigo parece que não…e a ultima duvida…o Navigo da direito a andar no onibus de madrugada? “noctilien”

    • Renata Inforzato Responder    

      21 de fevereiro de 2014 at 20:45

      Oi Thiago; tudo sobre o Navigo esta no texto. Ele vale nos dias que esta escrito la. Até as restrições estão la no texto. Agora o melhor passe para comprar nos dias antes do Navigo começar a valer, ai depende do seu estilo de viajar, se gosta de andar ou não. Tem que calcular qual o melhor no seu caso. Obrigada

  • Gisele Responder    

    21 de fevereiro de 2014 at 15:01

    Oi Renata. Ficaremos hospedados próximo ao metro Saint Denis, zona 3. Qual melhor bilhete? O carne com 10 tickets pode ser utilizado em qualquer linha de metro, mesmo sendo zona 3?

    • Renata Inforzato Responder    

      21 de fevereiro de 2014 at 20:37

      Oi Gisele, no texto eu explico quais bilhetes valem para quais areas. Se é metrô Saint Denis, não é zona 3 e sim 2, pois o metrô não vai pra zona 3. Veja se é metrô mesmo ou RER (para entender o que é RER http://diretodeparis.com/como-e-o-transporte-publico-em-paris/ ). No texto dou as opções, mas o melhor bilhete é de acordo com o estilo de viajante, não existe regra pronta. Obrigada

  • samuka Responder    

    23 de fevereiro de 2014 at 22:06

    Olá Renata! vou para Paris em abril, por favor me tira duas dúvidas: Vou ter que validar o bilhete quando pegar o trem do aeroporto Charles de Gaule para o centro de Paris?
    Toda vez que usar o metro no centro vou ter que validar o bilhete? Obrigado!!

  • Roberta Maués Responder    

    4 de março de 2014 at 3:25

    Oi Renata, boa noite! Finalmente encontrei um blog que esta me iluminando no planejamento para Paris! Tenho muitas dúvidas hehehe
    Eu e meu esposo vamos fazer um intercâmbio em Londres no verão e depois, vamos aproveitar uma semana em Paris antes de voltar para o Brasil. Chegaremos ai, em uma quinta-feira, pelo trem da EUROSTAR e ainda estamos pesquisando, mas ao que tudo indica (menor preço), provavelmente vamos ficar hospedados no IBIS Bastille Opera, 15, rue Breguet | 11th Arr., 75011 Paris, França.
    Fico em dúvida em relação ao ticket que vamos comprar. Queremos fazer check in nos principais pontos de Paris, além de Versailles, Montmatre (amelie Poulain!!!) e nos Jardins de Monet. Não entendo muito bem como funciona os tickets. O que, pela sua experiência seria mais adequado? Já fiz mil elucubrações do tipo mesclar tickets T+ com Paris Pass, mas estou muito insegura. Pondes me ajudar?
    Aguardo ansiosamente sua resposta.
    Obrigada

    • Renata Inforzato Responder    

      6 de março de 2014 at 8:48

      Oi Roberta, no metrô, entre o Paris Visite e o T+ vai depender do jeito de vocês viajarem, se andam muito a pé ou não. Isso só vocês sabem. Para fora de Paris, como Versailles, o melhor é o Origine/Destination. Um abraço e obrigada pela visita

      • Roberta Maués Responder    

        6 de março de 2014 at 17:03

        Oi Renata, mas desse IBIS que vamos ficar (Opera Bastille), é possível chegar andando nos lugares? Não tempos problemas com caminhadas… ou é uma distância absurda?

        • Renata Inforzato Responder    

          7 de março de 2014 at 0:10

          Oi Roberta, Depende do que é longe para você. Mas para mim, que vim de São Paulo, Paris é pequena. Mas mesmo que você pegue o metrô, você vem no verão, uma estação quente. Vai ter muitas atrações que são perto entre si e você vai fazer a pé. Compra o carnê de 10 ticket + e sinta o seu ritmo. Um abração

  • Danielle Responder    

    12 de março de 2014 at 11:10

    Oi Renata,
    Irei em maio para Paris e comprei um Paris Pass que vem com o Paris Visite para zonas de 1 a 3, como você já falou. Porém li que com ele dá pra ir para Versalles e só precisa comprar a volta. Essa informação procede? Posso levar multa se o controle me pedir o ticket na saída da Estação em Versalles? Obrigada pela ajuda!

    • Renata Inforzato Responder    

      12 de março de 2014 at 21:32

      Oi Danielle. Onde você leu isso? O Paris visite zonas 1 a 3 só vale até a zona 3. Versailles é zona 5. E mesmo que não tenha controle, quando você chegar na estação de Versailles Rive Gauche você vai ter que passar o bilhete na catraca para poder sair da estação (em algumas estações a catraca é assim) e se o seu bilhete for zona 3, ele não vai passar. Obrigada pela visita, um abraço

      • Danielle Responder    

        12 de março de 2014 at 22:03

        Esclareceu demais! Sem querer abusar… gostaria de saber se uso do Visite Pass (5 dias) que vem com o Paris Pass (4 dias) é limitado ao período da validade do Paris Pass ou posso usar os 5 dias? Obrigada e um abraço.

  • Roberta Pires Responder    

    31 de março de 2014 at 10:56

    Oi, Renata. Tudo bem?
    Fui à França em janeiro de 2012 e desde então tem um dúvida sobre uma situação que vivi que não me sai da cabeça. Estava em Rouen (Normandie) e levei uma multa no ônibus por não validar o bilhete. O ônibus estava lotado, tinha um monte de gente em frente à maquininha de validar e eu não consegui validar a tempo dos agentes entrarem. Eles entraram no segundo ponto do ônibus e eu tinha acabado de subir. Eles me deram uma multa mas eu não a paguei na hora porque o agente não me cobrou na hora. Ele anotou o número do meu passaporte e o endereço onde eu estava hospedada mas nunca, segundo minha mère d’accueil, chegou nenhuma cobrança lá. Por eu não ter pago essa multa, tenho medo de que isso possa inviabilizar, de algum modo, minha entrada na França. Tenho muito medo de isso acontecer. Você tem alguma informação sobre isso?

    • Renata Inforzato Responder    

      1 de abril de 2014 at 20:56

      Oi Roberta. Quando você deu o endereço, você colocou o nome da dona da casa? Porque mesmo que se você tenha colocado o endereço certo, se você não colocou o nome da dona da casa (ou da pessoa que tem o nome na caixa de correio), a carta volta. Tem que escrever assim: “chez M. ou Mme (sobrenome)”. Mas pode não ter chegado. De qualquer maneira, acho que não dá problema não. Mas, se por uma suposição, aparecer a cobrança, você fala que paga e aí você paga. Um abraço e obrigada

      • Roberta Pires Responder    

        1 de abril de 2014 at 21:41

        Oi, Renata! Não me lembro bem se coloquei o nome da dona da casa. Acho que não. Ela me disse que nunca chegou nada.
        Muito obrigada pela informação! Me deixou mais tranquila.
        Ah, muito bom o seu blog! Estou adorando tudo. Sou prof de francês e vou divulgar para os meus alunos. Bjos!

        • Renata Inforzato Responder    

          1 de abril de 2014 at 22:00

          Oi Roberta, eu acho que não vai dar problema nenhum. Fica tranquila! Obrigada pelo elogio e pela indicação. Um beijão

  • Bruno Responder    

    17 de abril de 2014 at 19:17

    Ainda fiquei com dúvida… pelo que li, o bilhete T+ permite troca de metro para RER, mas não de RER para metrô. É isso?
    Por exemplo, se chego no Charles de Gaulle e preciso ir de RER para alguma estação tipo Chatelet Les Halles, depois pegar um metrô até a região do hotel… que bilhete devo comprar?
    Obrigado!

    • Renata Inforzato Responder    

      17 de abril de 2014 at 21:58

      Oi Bruno. No texto está escrito Metro/RER e depois entre parentes está escrito: o contrário também. Isso quer dizer que é permitido a troca nos dois sentidos. O que não pode, e está no texto, é RER/ônibus e RER/Tramway, também nos dois sentidos. Um abraço

  • Daniella Melo Responder    

    4 de maio de 2014 at 13:02

    Olá parabéns pelo site!
    Chego em 06/08 em Paris. Vou ficar no hotel Logde du centre, minha dúvida é: que tipo de passe eu compro? porque não entendo estas zonas. Meu interesse é conhecer os principais pontos turísticos, já olhei no mapa e percebi que não ficam muito longe do hotel, mas não quero também ficar só andando à pé. rsss
    Então para qual zona eu compro?
    Desejo ir a torre Eiffel, Louvre, Catedral de Notre Dame, Bastilha.
    Quanto a Versailles acho que é mais complicado ir por conta própria, será?
    Não sei falar francês e acho que é esse é o principal empecilho para andar por conta.
    Quanto a táxi, é caro demais? Exemplo desse hotel até o Louvre quanto seria mais ou menos o valor? É verdade que sempre tem que dar gorjeta ao taxista?
    Desculpe-me por tantas perguntas, se as responder, serei imensamente grata.
    Obrigada

    Dani

    • Renata Inforzato Responder    

      4 de maio de 2014 at 19:52

      Oi Daniella. Dentro de Paris é zona 1. Então, dá uma olhada nos bilhetes para zona 1 e veja qual se adapta melhor ao seu estilo de viajar. Dá pra ir para Versailles sem falar francês, na minha primeira vez foi assim. Para ir lá, o bilhete é origine/destination. Agora se você quiser ir com alguma excursão, ou até contratar um passeio particular, tem os parceiros aqui do blog que são de confiança, olha nesse link http://diretodeparis.com/comprar-passeios-franca/ Agora quanto a táxi não sei, quase nunca os usei. É besteira usar táxi dentro de Paris com tanto metrô na cidade. Obrigada pelo comentário, abraços

  • Leandro Responder    

    12 de maio de 2014 at 4:29

    Oi Renata,
    Parabéns pelo post, muito claro.
    Tenho uma dúvida: Porque próximo as máquinas de bilhetes das estações do metrô de Paris ficam pessoas vendendo bilhetes informalmente (clandestino) ?
    É golpe, é gente querendo se aproveitar de quem não sabe usar a máquina, ou algo do tipo? Eles são insistentes, teve um que gritou comigo porque eu ameacei de chamar a polícia. (Não façam isso, estraga o dia).

    • Renata Inforzato Responder    

      13 de maio de 2014 at 9:11

      Oi Leandro, pois é, tem esses cambistas, principalmente perto de Montmartre. O negócio é passar por eles como se fossem nada, vento mesmo. Porque se você dá bola, eles enchem o saco. Obrigada pela visita aqui e volte sempre. Um abração

  • Aline Responder    

    25 de maio de 2014 at 1:21

    Adorei as explicações. Gostaria de uma dica: Vamos ficar por 5 dias em Paris, chegando de Euroestar e gostariamos de visitar os principais pontos turisticos e irmos até a Disney. Qual local seria mais prático e economico para nos hospedarmos? Estava pensando em um local que não tivessemos que fazer muitas mudanças de linhas de metro/RER para chegarmos aos lugares.
    Aguardo uma dica. Obrigado

    • Renata Inforzato Responder    

      28 de maio de 2014 at 11:52

      Oi Aline, quanto mais perto dos pontos turisticos, mais caro é. Não se preocupe quanto ao metrô, ele é super bem distribuido e uma estação é perto da outra. Até porque não existe uma linha que concentre as atrações turisticas de Paris. Então escolha pelo preço. Eu so evitaria Montmartre e o 19eme, principalmente se você vai viajar sozinha. Comparado ao Brasil, não é nada grave, mas esses bairros são um pouco sinistros à noite. Obrigada pela visita

  • Argélia Ruiz Responder    

    28 de maio de 2014 at 16:10

    Oi Renata, gostei muito do teu post, de todos os sites que li o teu foi um dos mais esclarecedores.
    Eu vou para Paris e Julho, vou ficar 11 dias, descontando o dia da chegada que é um domingo e o dia da partida que é um sábado, estou pensando em comprar o Navigo Decouverte + o Paris Museum Pass, já que pretendo ir a Versalles e quem sabe até a Disney, e como chego em um domingo começaria a utilizar o bilhete no dia certo (segunda) você acha que essa é uma boa opção?
    Abçs.

    • Renata Inforzato Responder    

      28 de maio de 2014 at 21:50

      Oi Argélia. Olha, Versailles e Disney são além da zona de Paris, são zona 5. Se for comprar o Navigo Découverte não compensa comprar para essas zonas. Para esses passeios você usa origine/destination. Se for comprar o Navigo compre apenas para dentro de Paris. Mas para saber se vale a pena, tem que calcular mais ou menos quantos trajetos de mínimos de metrô você faria nessa viagem e comparar os preços. Um abraço e obrigada pela visita

  • guida Responder    

    31 de maio de 2014 at 20:17

    Boa tarde Renata, e obrigada pelas informações muito válidas.
    Surgem-me ainda algumas dúvidas: chego na próxima semana, indo de londres paris à Gare du nord. Vou me alojar na place d`italy. Eu e o meu marido iremos permanecer de sexta a terça feira.

    Pode me ajudar no seguinte: o T+ pode ser usado entre place d italy e os lugares turisticos (torre effel, Louvre…?)
    Entre Gare du nord e place d italy compro o origine -destination?? ou posso usar o T+.

    Muito grata.

    Guida

  • As Cidades de Priscilla » Blog Archive Para andar de metrô em Paris » As Cidades de Priscilla Responder    

    10 de junho de 2014 at 14:25

    […] se sua dúvida é sobre qual bilhete comprar, eu achei informação muito útil nesse blog aqui: Direto de Paris (que por sinal tem um conteúdo excelente). Foi nele que eu pesquisei para comprar o bilhete mais […]

  • Fabiana Responder    

    15 de junho de 2014 at 1:50

    Oi Renata !

    Mais um post extremamente útil ! Só fiquei com uma dúvida…
    Fico 6 dias em Paris, mas pretendo andar bastante a pé. Se eu comprar o Paris Visit para 3 dias, tenho que usá-lo em três dias consecutivos ou posso usar em 3 dias aleatoriamente ? Desde já obrigada pela ajuda !

    • Renata Inforzato Responder    

      15 de junho de 2014 at 20:10

      Oi Fabiana. Conforme está escrito no texto os dias são consecutivos. Um abraço e obrigada

  • aline Responder    

    15 de junho de 2014 at 23:42

    Olá Renata, a cada dia as dicas ficam melhores.
    Vamos ficar hospedadas perto da Gare Du North, qual o melhor tickets de trem/metro para irmos até os principais pontos de Paris( Torre Eiffel, Louvre e Arc Triunfo); para a Disney? Onde consigo compra-los.
    Aguardo seu contato e desde já agradeço as dicas.
    Aline

    • Renata Inforzato Responder    

      16 de junho de 2014 at 9:19

      Oi Aline, como escrevi no texto: o melhor bilhete depende do seu tipo de viagem. Então dê uma relida no texto e veja qual é o melhor para você. Onde comprar o melhor lugar é na estação, no texto tem até foto da maquina automatica. Somente algumas estações tem vendedores. Um abraço

  • Rita dos Santos Responder    

    25 de junho de 2014 at 9:59

    Olá!

    Andava à procura de um site em Português que me esclarecesse sobre bilhetes de transporte em Paris. Eu vou a Paris por 4 dias e vi que só há bilhetes de 1, 2, 3 ou 5 dias (paris visit), ou seja, vou perder dinheiro. Não há outra hipótese que conheças para os 4 dias e não ter de pagar 40€ pelos 5 dias que nem vou utilizar?
    Obrigada, aguardo resposta!

    • Renata Inforzato Responder    

      25 de junho de 2014 at 11:45

      Oi Rita, não há um bilhete para 4 dias. O que você pode fazer é comprar de 3 dias e depois usar os bilhetes avulsos para o dia que sobrar. Um abraço e obrigada

  • Mônica Responder    

    12 de julho de 2014 at 12:20

    Oi Renata,
    Muito bom seus posts. Vou a Paris no fim de Agosto, chego no aeroporto Charles de Goulle e ficarei hospedada perto da estação de metrô Saint Lazare. Para ir ao hotel devo comprar uma passagem direta RER B até Chatelet e neste metrô comprar o bilhete T+ e ir ate a estação do hotel? (Ficarei 5 dias em Paris).
    Para ir a Versailles tem algum trem direto que saia da Gare Saint Lazare, já que esta estação é próxima ao meu hotel?
    Muito obrigada

    • Renata Inforzato Responder    

      14 de julho de 2014 at 10:26

      Oi Monica, quando vc comprar ainda no aeroporto o bilhete “Origine destination” (que nas máquinas pode vir escrito como “Billets pour Paris”), vc já vai comprar o bilhete até a estação perto do hotel, é tudo junto. Por isso é importante, depois que vc passar na catraca do RER, não jogar o bilhete fora e usar o mesmo na catraca do metrô. Quanto a Versailles, de Saint Lazare tem um trem que vai para Versailles Chantiers, só que essa estação é longe do castelo. Então, menlhor vc pegar o RER C dentro de Paris. De Saint Lazare vc pega a linha 13 até Invalides e em Invalides vc pega o RER C direção Versailles Rive Gauche e desce no final. Vc não vai andar quase nada. Um beijo e obrigada pela visita

  • Wanice Bon'ávígo Responder    

    14 de julho de 2014 at 2:06

    Oi, Renata!
    Adoro o seu blog!
    Da última vez que estive em Paris, usei RER e Metro, para ir do CDG ao meu hotel em Montmartre. Na volta, fazendo o percurso inverso, por pouco não tomo o trem errado, vendo no terminal que era um RER B para o aeroporto. Uma santa menina que estava próxima a mim na Gare du Nord, perguntou-me qual era o terminal de embarque no CDG e me alertou para que não tomasse aquele trem e sim o próximo. Segui o seu conselho, deu tudo certo,mas até hoje não entendi bem o que tenho que verificar naquela tela, prestar atenção para não errar…Você pode me ajudar? Esse ano tem Paris de novo! =) Bjs e super obrigada!

    • Renata Inforzato Responder    

      14 de julho de 2014 at 10:21

      Oi Wanice, o que acontece é que numa mesma plataforma de RER há trens para direções diferentes. Então, você tem que ficar de olho no quadro ou tela que marca para onde o próximo trem vai e em quais estações ele para. Aí não tem como errar. É isso! Um beijo e obrigada pela visita

  • JOSÉ RIBAMAR Responder    

    23 de agosto de 2014 at 0:50

    Renata,
    Para ir e voltar a Lourdes, dois dias serão suficiente e por TGV?

  • aline Responder    

    25 de agosto de 2014 at 2:35

    Adorei as dicas. Gostaria de saber como ir de “Gare du Nord” para o Palácio de Versalhes. Qual o melhor meio de transporte e o tempo gasto para chegar até lá?
    Obrigado

    • Renata Inforzato Responder    

      25 de agosto de 2014 at 18:20

      Oi Aline, o tempo gasto depende da hora que vc vai. Dá uma olhada nesse site http://www.ratp.fr e faça a simulação. Na estação de destino, vc escreve Versailles Rive Gauche. Ele explica tudo direitinho, vc imprime o resultado e leva com vc. Obrigada

  • Márcio Responder    

    17 de setembro de 2014 at 15:05

    Já enviei essa pergunat pelo Face, caso não veja, estou colocando aqui tb.

    Então Renata, eu vou chegar em París dia 1 de novembro às 15 h vindo de Amsterdam, a princípio vou me hospedar em Bry-sur-Marne e como todo turista vou ver as atrações de praxe , eiffel, louvre, etc.., no CDG eu já compro o bilhete que me serve p tudo (Paris Visite), ele me serve inclusive para ir e voltar do aeroporto, vou ficar até dia 14 de novembro, compro o semanal ? O que vc me aconselha, além de tudo pretendo ir tb a Rennes (Mont Saint Michel) que sei que é outro tipo de bilhete que compro nas estações de trem , vou tb a Bayeux (praias do desembarque), eu vejo isso no site Raileurope, porém fico com uma dúvida, compro antecipado pela internet ou compro na hora na estação, é mais barato pela internet ???
    Obrigado pelo seu Blog, ajuda muita gente sem esperar nada em troca, parabéns

    • Renata Inforzato Responder    

      17 de setembro de 2014 at 16:55

      Oi Marcio, o Paris visite não é semanal, quem é semanal é o Navigo. O Paris Visite vale 1,2,3 ou 5 dias, depende de qual vc comprar. E é separado por zonas, tem 1-3 e 1-5. Então, se vale ou não para o aeroporto, depende de qual vc comprar. Dá uma relida no texto para vc entender como funcionam os passes e as zonas. Já para cidades fora da île-de-France o site é o http://www.sncf.com. O valor dos bilhetes diminui conforme a antecedência que vc compra. Um abraço

      • Márcio Responder    

        17 de setembro de 2014 at 17:49

        Renata;

        Muito obrigado por responder, o bilhete para o aeroporto então eu devo comprar só de ida a París e lá sim procuro me informar qual trem pego para Bry-Sur-Marne para meu hotel, vc me recomenda o bilhete Navigo que posso recarregar ou o Paris Visite para 5 dias e depois compro outro de 5 dias, como te falei, fico 12 dias em Paris e como sei se o hotel onde vou ficar é região 1-3 ou 1-5 ?

        Grato

        Márcio

        • Renata Inforzato Responder    

          17 de setembro de 2014 at 22:37

          Oi Marcio. Bry é região 4. E vc pega o RER A que vai em direção a Marne La Valée/Chessy. Para ver o itinerário, entra nesse site http://www.ratp.fr e digita a estação de saída (aeroporto) e a de chegada (Bry). Eles mostram direitinho. Tem esse tb http://www.vianavigo.com. Quanto a que é melhor, vc tem que calcular como vc costuma viajar: se vc tem o hábito de pegar muito transporte ou não, sabendo que de Bry pra Paris vc vai ter que pegar transporte. O Navigo pode carregar pra zonas 1-4, mas ele tem os dias certos pra valer e vc paga 5 euros para fazê-lo. O Paris visite já vale pro primeiro dia que vc usar, por outro lado não tem a zona 1-4, vc teria que comprar 1-5. Enfim, pegue os sites no post do blog, veja os preços atuais e faça as contas do que é melhor pra vc. Um abraço

      • Márcio Responder    

        6 de outubro de 2014 at 18:38

        Renata;

        Apesar de seus esclarecimentos eu continuo não sabendo qual bilhete é mais vantajoso para mim, vou ficar de 1 a 14 de nov em Paris, meu hotel é na região 4, é melhor eu comprar um Paris visite 1-5 a cada 5 dias ou um Navigo e recarregar, o custo recarregando semanal partindo do princípio que todos os dias eu saio e volto da região 4 é mais em conta ? Prometo que não te perturbo mais, mas qual bilhete vc compraria se estivesse no meu lugar ? Grato

        • Renata Inforzato Responder    

          6 de outubro de 2014 at 19:31

          Oi Marcio. Eu sempre usei o Navigo, mesmo quando era turista. Mas pra comprá-lo vc tem que pensar duas coisas: ele começa a valer da segunda-feira e você paga 5 euros para fazer o cartão e tem que ter foto. Eu fiz mais porque queria ter um, até pra guardar de lembrança, rsrsrs. Mas faça as contas de qual fica mais barato e vantajoso pra vc. Mas se vc usar o navigo, ele não vai servir pros dias 1 e 2 (começa a valer na segunda). Aí nesses dois dias vc tem que comprar bilhete. Tem que fazer as contas, não tem jeito. Um abraço

  • BRUNO ANDRADE Responder    

    1 de outubro de 2014 at 13:48

    Li seus outros comentários a respeito da validação dos tickets. Tenho algumas dúvidas.
    Quando na estação tiver catraca, não é necessário validar o bilhete antes de entrar no vagão? Por exemplo, ficarei hospedado perto da estação Gare du Nord. Neste caso, pegarei a linha 4 e farei baldeação em Strasbourg St-Denis para linha 9 para ir até Trocadéro. Minha dúvida é essa, quando passar na catraca em Gare du Nord não precisarei validar o ticket, OK? E na estação da baldeação para a linha 9, é só ir direto ao vagão ou tenho que validar neste caso? Obrigado.

    • Renata Inforzato Responder    

      2 de outubro de 2014 at 21:30

      Oi Bruno, vc entendeu direitinho. E pra fazer baldeação metrô-metrô não tem catraca. Um abraço

  • Virginia Responder    

    10 de outubro de 2014 at 16:43

    Ola Renata, boa tarde, antes de mais otima ideia esta de esclarecer isto que para um visitante é realmente confuso.
    A minha situação é a seguinte, vou com o meu namorado de dia 22 a 25 de dezembro, aterramos no aeroporto Orly, o hotel situa-se em Bussy Saint Georges. Tencionamos visitar o centro de paris como a torre e alguns museus no 22, visitar a disney no 23 e 24 (talvez) e regressar no 25 novamente ao aeroporto Orly.
    Que bilhetes me aconselha ?

    Obrigada pela atenção 🙂

    • Renata Inforzato Responder    

      10 de outubro de 2014 at 17:48

      Oi Virginia. Vc vai ficar fora de Paris, região 5, então, dá uma olhada nos bilhetes que servem para fora de Paris e veja qual compensa no seu caso. Adianto que para vc o navigo não compensa. Agora os outros bilhetes só você pode saber, de acordo com seu orçamento. Um abraço

  • aline Responder    

    17 de outubro de 2014 at 19:57

    Olá Renata, adoro suas dicas. Mas acabei ficando com uma dúvida: vou me hospedar proximo à estação gare du nord. Se eu comprar o bilhete que atende a região de 1 a 5, com esse unico bilhete consigo ir de Gare do nord para os principais pontos turisticos de Paris?
    Obrigado
    Aline

    • Renata Inforzato Responder    

      17 de outubro de 2014 at 20:36

      Oi Aline, zona 5 é só lugares como Disney, Versailles. Mas as atrações mesmo estão na zona 1.

  • carlos steele Responder    

    6 de novembro de 2014 at 0:26

    Olá Renata muito legal essa explicação sobre os tickets, porém ficou uma dúvida: toda vez que vou a Paris compro vários biilhetes de metro ao mesmo tempo, tipo 8, 6 dependendo do dia, é vantajoso fazer isso ?? pois com eles eu viajo para qualquer linha de metro…ou esse Paris Visite é melhor ?? sai mais barato para os pobres turistas ?? rsrsrs
    Um grande abraço,
    Carlos Steele

    • Renata Inforzato Responder    

      6 de novembro de 2014 at 9:15

      Carlos, aí que está: só você quem sabe, pois tudo isso depende se você anda muito de transporte ou não, em que época você viaja, onde você fica. Por isso que disse que não existe bilhete melhor: existe sim aquele que é melhor para você. Um abração

    • Fábio Barros Responder    

      7 de novembro de 2014 at 1:41

      Se você ficar em Paris por uma semana, aconselho chegar em uma segunda-feira, pois você poderá aproveitar o Navigo Découverte (semanal), Ele é tipo um cartão magnético, onde colocamos uma foto (obrigatório) e assinamos no cartão. Com ele em mãos, basta passarmos no leitor indicado e a catraca é liberada. Pode-se usá-lo quantas vezes quiser durante a semana inteira (vale de zero hora da segunda-feira até as 23:59h do domingo).

      Há a possibilidade de se escolher várias zonas, no meu caso, que passei uma semana por lá, fiz a recarga para as zonas de 1 a 5 [paguei E$ 34,40] que dão direito a ir a Versailles, à Disney, aos aeroportos (não serve para o Orlyval, apenas para o Orlybus) e até o chateau de Fontainebleau.

      Para você ter uma ideia da economia, fui e voltei a Fontainebleau com Navigo Découvert zonas 1-5, chegando lá peguei um ônibus que leva ao Chateau sem gastar um euro sequer com passagens. Olhei na máquina de venda de tickets e, a ida e a volta para o Chateau me teriam feito desembolsar mais de 40 euros. Ou seja, só com essa viagem, o cartão Navigo já valeu a pena.

      Um abraço e boa viagem!

      • Renata Inforzato Responder    

        7 de novembro de 2014 at 18:33

        Oi Fabio, o cartão Navigo está no texto, inclusive com minha “linda” foto, mas é legal ver o depoimento de mais alguém que teve a experiência de usá-lo. Obrigada pelo comentário, um abraço

  • Márcio Responder    

    17 de novembro de 2014 at 11:41

    Prezada Renata;

    Estive em Paris e suas dicas foram muito valiosas, não tive problema algum em me movimentar pelo metrô de Paris, mesmo sendo muito complexo, gostaria de adicionar a suas dicas um programa que pode ser baixado no Smartphone , para Apple/Android que se chama RATP Paris Visite, nesse programa vc diz a estação de metrô que vc está e para onde quer ir ele te passa todo intinerário a ser seguido, tudo isso sem estar com a internet ativa, não abrí um mapa em Paris e essa dica tb vale p Londres com o programa específico p Londres, de qualquer forma suas dicas foram preciosas e me ajudaram muito, comprei mesmo o Paris Visite por 5 dias e foi a forma mais econômica, só quero ressaltar para não tentar a sorte com bilhetes , principalmente no RER pq existe sim fiscalização e eu passei por elas, quanto ao metrô só o incoveniente de muitos que passam na catraca junto com vc. Grato Márcio

    • Renata Inforzato Responder    

      18 de novembro de 2014 at 20:45

      Oi Marcio, obrigada pela dica do programa. Quanto à fiscalização, escrevi no texto pra guardar o bilhete, mas é ótimo você falar disso também, quanto mais alertas, melhor. Agora se você não quiser deixar o cidadão passar na catraca com você, é só passar bem rapidinho, sem dar tempo dele passar também. Olha, obrigada mesmo por esse feedback. É sempre bom saber se estou no caminho certo com o blog e seu comentário me ajudou muito nesse sentido. Obrigadão

  • Ingrid Responder    

    30 de dezembro de 2014 at 15:10

    Olá, primeiramente parabéns pelo blog! Ele é a salvação dos que vão por conta própria a Paris. Este é o meu caso, viajo para ai dia 16/02/2015 e ficarei hospedada perto da estação Pont de l’alma. Pretendo ir a Disney Paris, Outlet La Valée Village e a Versailles, além de rodar as atrações de Paris de metrô. Estou super perdida em relação a como utilizar o RER e o Metrô!! Onde eu pego esse RER para sair da cidade até esses três destinos que citei acima? Pelo que andei lendo, ele passa na estação de pont de l’alma, é isso? E existe um pacote de bilhetes qye você me aconselha comprar para rodar a cidade?
    Desde já agradeço

    • Renata Inforzato Responder    

      7 de janeiro de 2015 at 16:34

      Oi Ingrid, o melhor tipo de bilhete, depende se você anda muito ou não.. Já para essas destinações fora de Paris, como Versailles, o melhor é o origine/destination (veja no texto como ele funciona). Versailles é mesmo o RER C, que passa na estação em que você vai estar. Vc pega o trem destino Versailles Rive Gauche e desce no final. Para as outros destinos fora de Paris, como Disney, olha esse site http://www.ratp.fr . Vc coloca os lugares de saída e chegada e ele mostra o melhor caminho. Um beijo

      • Ingrid Responder    

        19 de janeiro de 2015 at 23:16

        Obrigada pela dica do site, mas ainda sim estou perdida em relação ao RER. Entendi que pego o RER na estação pont de l’alma e vou direto para Versailles. Sei que também não é por essa linha que consigo chegar ao outlet e à Disney. Mas para ir a esses dois lugares eu posso embarcar no metrô l’alma monceau ou no RER point de l’alma e fazer baldeação em alguma estação para seguir na linha do RER que me levará à Disney e ao outlet? Ou devo andar a pé até alguma estação da linha de RER que me levará para lá? Não consigo entender de jeito nenhum! Help me!!

        • Renata Inforzato Responder    

          20 de janeiro de 2015 at 23:58

          Oi Ingrid, com o bilhete que você comprar, que é o Origine/Destination, você coloca como ponto de partida a estação de metrô mais perto do seu hotel e como ponto de chegada o lugar que você quer ir. Aí basta pegar o metrô (perto do seu hotel) e fazer as baldeações necessárias até a estação do RER, lembrando de guardar seu bilhete porque você vai passar ele novamente na catraca na estação do RER, antes de chegar na plataforma onde ele passa. Ou seja, você não precisa ir a pé até a estação do RER. Você pega o metrô perto do seu hotel e troca de linha até chegar no RER. Ficou mais fácil? Um beijo

          • Ingrid

            23 de janeiro de 2015 at 17:17

            Ai, muito mais fácil!! Muitíssimo obrigada!!!

          • Renata Inforzato

            23 de janeiro de 2015 at 22:17

            Boa viagem, Ingrid

  • Paula Responder    

    9 de janeiro de 2015 at 21:40

    Qual e a melhor opcao de paris para a eurodiney ?

    • Renata Inforzato Responder    

      13 de janeiro de 2015 at 17:49

      Oi Paula, dá uma olhada no site que coloquei no texto: http://www.ratp.fr . Tem o itinerário pra vc ver, vc coloca a estação do hotel como ponto de partida e na chegada você coloca Marne la Vallée. Abraços

  • Luciana da Rocha Alves Andrade Responder    

    15 de janeiro de 2015 at 13:24

    Ola, li atentamente sua detalhada explicaçao e mesmo assim, achei super confuso. quanto custa cada bilhete? Acima disse que preferia os bilhetes com origem/destino para a disney, quanto custa esse? Acabei reservando por todos os dias um hotel em Marne-La-Vallée e para ir a paris vamos precisar muito disso. Vi um site de taxi com motoristas brasileiros que cobram 67 euros pelo trajeto. Somos um casa com duas crianças. Estou começando achar que o trem nao e uma boa opçao. O que acha?

    • Renata Inforzato Responder    

      15 de janeiro de 2015 at 16:20

      Oi Luciana, eu evito colocar preços no texto porque eles ficam desatualizados. Além disso, bilhetes como o Origine/Destination têm preço de acordo com o trajeto. Eu acho que você deveria ter escolhido um hotel dentro de Paris e não perto da Disney. Vai ficar muito caro vc ir e voltar de táxi todos os dias. Se você ficar nesse hotel mesmo, não vai ter jeito, vai ter que ir de RER. Um abraço

  • Luciana da Rocha Alves Andrade Responder    

    15 de janeiro de 2015 at 21:53

    Nos escolhemos essa opçao pouco pratica e pouco economica por dois motivos. o primeiro foi a alimentaçao da nossa filha mais nova, ela e dificil de comer. para ter ideia so come comida batida. Estamos treinando ela com arroz, nuggets, pure, mas nao come muita coisa.
    A segunda e que nao falamos lingua alguma alem do portugues e paris como qq cidade grande tem seus lados negros, que nao conhecemos nem um pouco. Podemos no enfiar em lugares bastante esquisitos. Alem disso arrastar duas crianças por ruas que nem conhecemos depois de andar um dia inteiro, para um restaurante que provavelmente nao gostarao do cardapio. seria complicado. Ja no da disney tem cardapio infantil, de repente uma solpa, caldo, creme de algo. Alem de chegarem, jantarem e ir para a piscina ate a hora de dormir. Me pareceu uma opçao melhor. Mas achei que seria possivel ir e voltar por um preço melhor. E quanto a aluguel de carro? Ou onibus?

    • Renata Inforzato Responder    

      15 de janeiro de 2015 at 23:30

      Oi Luciana, entre ônibus e RER, RER é a melhor opção. É muito longe pra ir de ônibus, vai demorar mais de 2 horas. Paris é uma cidade bem segura e amiga das crianças (ainda mais para quem veio do Brasil). Tenho várias amigas que vieram com crianças, algumas até com três filhos, e ficaram na cidade e correu tudo bem. E a maioria dos restaurantes tem cardápio infantil. Bom, mas agora é tarde. Se você não quiser pegar trem (que é seguro também), alugue o carro. Veja no site da Avis. Um abraço

  • Vanessa Responder    

    29 de janeiro de 2015 at 20:20

    Olá! Parabéns pelo site!! Você explicou bem, mas por não estar acostumada a viajar é com transporte publico tão organizado, fiquei perdida. Gostaria de uma sugestão sua!!! Irei ficar 1 mês em Paris e ficarei em casa de família! Disseram- me que terei posso ficar até 1 hora de distância da escola de idiomas ! Qual seria a melhor opção para mim desses bilhetes???? Obrigada!

    • Renata Inforzato Responder    

      29 de janeiro de 2015 at 23:35

      Oi Vanessa. Se vc vai chegar no começo do mês, eu compraria o Navigo. Vc vê em que zona é a cidade em que vai morar e compra pra essa zona. É ilimitado e mais barato pra quem vai usar todos os dias. Um abraço e obrigada

  • rui Responder    

    7 de abril de 2015 at 20:31

    Olá Renata , voçê é crack mesmo em Paris , tou buscando a melhor e mais económica solução para mim e não encontrei por aqui , dá para me ajudar ???
    Tou chegando dia 29/4 a Paris / Orly , e tou indo para o Hotel Cheyenne da Disney mesmo , o meu problema é que chego por volta das 23, 15 a Orly , estoirado e cansado dá para ajudar , estava pensando numa solução de Taxi , o que aconselha mais económico dada a hora de chegada , pelo que eu vi tem imensa mudança de linha e a rede pública desse local não é tão eficiente assim , por isso pensei até pelo adiantar da hora na solução Taxi , o que acha ???
    Desde já muito obrigado pela ajuda que me possa dar .

    • Renata Inforzato Responder    

      7 de abril de 2015 at 21:51

      Oi Rui. Na verdade, o transporte de Paris é um dos mais eficientes. Dá para vc ir de Orly até a Disney em uma hora e são regiões diferentes. Mas como vc chega tarde e cansado, talvez seja melhor mesmo pegar um taxi. Um abraço

      • rui Responder    

        20 de abril de 2015 at 14:14

        Obrigado mesmo Renata , valeu , mas acabei alugando um carro mesmo , ficou bem mais barato que taxi , aluguei por 100 euros para todos os dias um fiat 500 , e só a viagem de aeroporto/hotel era quase 100 euros , falaram-me em 85 euros , optei por alugar mesmo !!!!
        Obrigado na mesma , ah , o valor do taxi de Orly para a disney é tão caro devido à hora tardia da chegada .

        • Renata Inforzato Responder    

          20 de abril de 2015 at 17:29

          Oi Rui, como vc ia chegar muito tarde e ficar fora de Paris, alugar carro é uma boa opção. Mas pra quem vai ficar hospedado dentro da cidade, aí é outra história, porque é praticamente impossível achar lugar pra estacionar em Paris e a maioria dos estacionamentos, mesmo quando é na rua, é paga (por exemplo na calçada da onde eu morava só quem era morador, inscrito na prefeitura, não pagava). E a corrida de táxi é mais pela distância mesmo, se vc pegar na hora do rush iria ser mais caro ainda. Aproveite Paris, um abraço

  • Nagib Raduan Responder    

    9 de abril de 2015 at 18:42

    Renata, boa tarde. Estou chegando em Paris no dia 04/05 e sairei de Paris no dia 12/05, chegada e partida em Orly… Andei lendo vários posts seus e a confusão ainda persiste, vou lhe mandar algumas, se puder me ajudar, serei muito grato, mas caso não possa também irei entender… Dia 04 chegarei as 18:00hs, portanto será um dia apenas para sair e conhecer um lugar legal para jantar, recomenda algum? Ficarei hospedado neste dia no hotel Balladins Vigneux sur Selne, 2 Rue de la porte ecluse 91270. No dia seguinte dia 05/05, pretendo ir a Tours, pretendo ir de Trem, e alugar um carro por lá, já que pretendo dormir por lá o dia 05 e talvez dia 06 para depois voltar a paris e seguir em direção a Reims no dia 07… Além dos castelos, recomenda alguma vinícola em Tours? Fique a vontade para fazer o comentário que quiser… não sei de durmo em Reims no dia 07, provavelmente sim… e no dia 08 retorno a Paris para ficar até o dia 12 no Hotel France Louvre, 40 Rue de Vivoli 75004. Aí sim começa o passeio por Paris e estou pensando em comprar o Paris Pass, ele vale também para transporte ou somente para pontos turísticos? Obrigado pela ajuda e parabéns pelos posts. Abraço.

    • Renata Inforzato Responder    

      13 de abril de 2015 at 21:10

      Oi Nagib, para restaurantes, tenho algumas indicações no blog. Mas o hotel que você vai ficar é fora de Paris e é numa região um pouco mais longe. Então, é melhor comer perto do hotel, na cidade que você vai ficar. Não recomendo ir comer muito tarde, porque normalmente nessas cidadezinhas o jantar é até 21h. Então, faz checkin e já sai pra comer. Quanto a vinícolas, olha esse site: tem todas as vinícolas do vale http://www.vinsvaldeloire.fr/SiteGP/FR/, aí vc pode escolher melhor qual a que mais te atrai. Quanto ao Paris pass, ele vale também para transportes https://www.parispass.fr/how-it-works/ Um abração

  • Nagib Raduan Responder    

    13 de abril de 2015 at 20:07

    Acho que me estendi demais, na verdade eu apenas gostaria de saber se o Paris Pass vale para os meios de transporte, obrigado.

  • Iuri Responder    

    19 de maio de 2015 at 19:41

    Olá Renata,

    parabéns pelo site! Ficarei 4 dias em Paris, hospedado próximo da Estação Sucy-Bonneuil (Zona 4). Para ir todos os dias ao Centro de Paris qual o bilhete mais econômico?

    • Renata Inforzato Responder    

      19 de maio de 2015 at 20:34

      Oi Iuri! Tem vários, depende do seu estilo de viajar. Veja aqueles que atendem a região de Sucy (zona 4) e escolha aquele que vc achar que é melhor para vc. Um abraço

  • Julia Responder    

    1 de julho de 2015 at 18:41

    Ola Renata, tudo bem?

    Então, vou com a minha familia de 4 pessoas para Paris e vamos passar 10 dias, dos quais um iremos para Versalhes e o outro para a EuroDisney, qual seria o cartão mais apropriado para nos? Estou em duvida entre o Paris Visite e o pacote que tem 10 tickets. Durante todos os 10 dias usaremos o metrô.
    E mais uma duvida: há alguma possibilidade de comprarmos 1 cartão para nós 4 usarmos?

    Agradeço desde ja a atenção.
    Julia.

    • Renata Inforzato Responder    

      1 de julho de 2015 at 20:49

      Oi Julia, dá uma relida com atenção no texto, que a resposta sobre o bilhete para ir a Versailles e Disney está lá. Como são destinos diferentes, FORA DE PARIS,se você comprar o cartão de metrô para dez dias, não vai servir para eles, pois o metrô só vai até zona 2. O Paris Visite até serve (zona 5), mas há outros também (dá uma relida no texto). Agora é um cartão por pessoa, não dá para ser um para os quatro. Sempre digo que o melhor bilhete é aquele que atende ao seu bolso e deslocamentos, por isso que coloquei todos, para que vcs tenham meios de decidir. Obrigada

  • Bruna Mancini Responder    

    2 de julho de 2015 at 17:39

    Boa tarde Renata! O Navigo Découverte é como se fosse um Bilhete Único?
    Obrigada, Bruna.

    • Renata Inforzato Responder    

      5 de julho de 2015 at 21:50

      Oi Bruna. Sim, a diferença é que vc paga um preço fixo por semana, por mês e tem viagens ilimitadas. Um abraço

  • Sabrina Responder    

    27 de julho de 2015 at 8:55

    Oi Renata, obrigado pelo seu artigo, só me ficou restando uma dúvida, na estação Versailles rive gauche para voltar para paris devo comprar o bilhete pour paris, certo?!

    • Renata Inforzato Responder    

      28 de julho de 2015 at 9:53

      Oi, Sabrina! Sim, é isso mesmo. Mas eu acho mais fácil já comprar ida e volta antes de ir. bjs

  • Silvana Pessoa Responder    

    4 de agosto de 2015 at 20:20

    Olá Renata,
    muito bom seu post, esclareceu bastante, principalmente por causa das fotos, muuuuito didático!!
    Maaaas, restou um dúvida, e me desculpa desde já se tu já respondeu pra alguém, mas tu tem muitos comentários e não dá pra ler tooodos!!
    Em relação a duração do ticket T+, os 90 min, eu posso sair de uma estação de metro p. ex, eu retornar por ela nesse intervalo de tempo? Porque se eu entendi direito, tu citou q no ônibus não pode ir e voltar na mesma linha nesse intervalo, correto? Nos demais pode, certo? eu só fiquei com essa dúvida, qt a sair de uma estação e voltar pela mesma.
    Desde já agradeço tua atenção, e mais uma vez parabéns pelo blog.
    Silvana

  • Georges Garcia Responder    

    11 de agosto de 2015 at 19:19

    Olá Renata, parabéns pelo site. Pra eu ir do CDG até meu hotel tenho que pegar o RER B, trocar para o C na estação NotreDame e depois pegar o tram T2 de Issy Val Seine até Jacques Henri Lartigue. Faço isso com um bilhete só?

    • Renata Inforzato Responder    

      11 de agosto de 2015 at 22:23

      Sim, é um bilhete só. Na máquina ou no guichê com o vendedor, vc coloca que vai pra Jacques Henri Lartigue que vai aparecer o melhor bilhete pro seu caso. Obrigada

  • Paulo Mesuras Responder    

    18 de agosto de 2015 at 11:12

    Bom dia Renata.
    Eu vou em Novembro a Paris, chego ao CDG. Queria comprar o Paris City Pass ou o Paris Visite. Mas pelo que tenho lido não existe os Offices de Tourisme de Paris no aeroporto!?
    Queria saber se vale a pena mandar vir para casa o bilhete por transportadora? Ou posso comprar logo.

    Obrigado pelas informações,
    Cumprimentos,

    P.S.: Vou apenas 3 dias…algum conselho?

    • Renata Inforzato Responder    

      23 de agosto de 2015 at 23:01

      Oi Paulo, no texto eu falo que o passe é encontrado nas grandes estações, A estação do aeroporto incluida. So ir nos guichês. Dicas aqui no blog ta cheio, é so ler e acompanhar. Um abraço

  • magna do carmo silva cruz Responder    

    1 de setembro de 2015 at 19:07

    Renata,
    O Navigo Decouvert para uma semana pode ser comprado e usado por turistas, sem problemas? Pergunto porque um colega de paris me disse que só pessoas que moram lá podem comprar.

    • Renata Inforzato Responder    

      1 de setembro de 2015 at 20:11

      Oi Magna, é mentira! Eu comprei o meu antes de vir morar aqui, quando era turista. Você compra o Navigo Découverte, que não precisa comprovar residência. Abraços

  • alecio Responder    

    8 de setembro de 2015 at 22:08

    Boa noite,
    Quanto aos descontos nos parceiros que o paris visite oferece, tem como utilizar comprando na internet antes de ir ou só na hora apresentando o cartão?

  • RICARDO ALBUQUERQUE Responder    

    11 de setembro de 2015 at 22:37

    Oi Renata. Parabéns pelo site.
    Para ir de Paris a Rouen, é recomendável comprar bilhete de trem pelo site ou n estação. É necessário validá-lo? Posso usar o bilhete em qualquer horário, do mesmo dia?

    • Renata Inforzato Responder    

      13 de setembro de 2015 at 12:37

      Oi Ricardo. O melhor é sempre comprar o bilhete com antecedência, quanto mais melhor. Você pode pegar mais de 50% a menos. Validar tem sempre, pois tem fiscalização dentro do trem e a multa é alta. Já se você pode usar em qualquer horário ou dia, depende do bilhete e isso você só vai saber quando comprar. Geralmente os TGVs não, mas trens como o tipo que vai pra Rouen, pode ser, repito, dependendo do bilhete que você comprar. Um abraço

      • RICARDO ALBUQUERQUE Responder    

        14 de setembro de 2015 at 14:56

        Muito obrigado.
        Você sempre atecnciosa.

  • Sandro Responder    

    15 de setembro de 2015 at 12:59

    Oi Renata, gostaria de saber qual a melhor maneira de ir até ao hotel chopin, na passage Jouffroy, do aeroporto orly.

  • Kátia Responder    

    27 de setembro de 2015 at 22:00

    Oi Renata! Gostei muito de suas dicas de transporte e estou admirada com a gentileza de suas respostas, parabéns e obrigada!
    Mas ainda tenho uma dúvida… pretendo visitar o Grande Arch, em La Défense, e pretendo ir pela linha de metro 1. Para voltar eu posso pegar o Tramway 2, e ir até o ponto final em Porte de Versailles? Gostaria de conhecer essa modalidade de transporte!
    E se eu estiver dentro dos 90 minutos, posso usar o mesmo ticket T+?
    Obrigada!

    • Renata Inforzato Responder    

      30 de setembro de 2015 at 21:41

      Oi Kátia. Se vc reler o texto vai ver que eu não coloquei a correspondência metrô/tramway, então, não pode. Além disso, a estação de La Défense de Tramway é zona 3 e o T+ só vale dentro de Paris, zonas 1 e 2 (o metrô La Défense serve). Consulte sempre o site da RATP http://www.ratp.fr pra saber em que zona fica a estação onde vc vai. Um abraço

      • Kátia Responder    

        2 de outubro de 2015 at 22:55

        Obrigada Renata! Abraço.

  • mafalda Responder    

    2 de outubro de 2015 at 20:04

    Boa noite. Vou um dia da disney só visitar a torre eiffel e voltar.somos dois adultos uma criança com onze e outra com dois anos . qual o melhor bilhete? Pelo que estive a ver ficam me à roda de 60 euros todos. Estarei a ver bem? Acho tão caro ! Obrigada

  • Kátia Responder    

    2 de outubro de 2015 at 23:02

    Renata, como eu faria para pegar o Tramway? Gostaria de fazer esse trajeto, pois seria um passeio diferente! Mesmo que tenha que gastar um pouco mais… Mais uma vez, obrigada!

    • Renata Inforzato Responder    

      5 de outubro de 2015 at 15:56

      Oi Kátia,
      Vc pode pegar o T2 em qualquer estação e vc compra o bilhete na máquina que tem nas estações (nos pontos). Se vc optar por pegar de Porte de Versailles, direção Porte de Bezons, sente-se do lado direito (para ver a Torre). Se pegar o sentido inverso, sente-se do esquerdo.

  • Ana Carolina mello Responder    

    13 de outubro de 2015 at 15:40

    O paris visit também tem que validar nestas máquinas após compra lo?

  • Kelly Responder    

    13 de novembro de 2015 at 15:46

    Boa tarde, parabéns pelo o blog muito esclaredor. Vou ficar 5 dias hospedada na disney Paris. Um dia reservei para ir ao louvre, torre eiffel e notre dame. Vamos começar pelo Louvre porque como iremos no primeiro domingo de dezembro dia 6 acho que vai estar bem cheio. Então vamos a minha dúvida como vou da disney para o Louvre? Desde já agradeço.

  • Isabel Responder    

    20 de janeiro de 2016 at 20:37

    Post muito bom. Parabéns! Amanhã vou testar ir de ônibus e voltar de metrô (ou ir e voltar de metrô) com o mesmo bilhete em 90 minutos. Eu não sabia que é permitido .

    • Renata Inforzato Responder    

      20 de janeiro de 2016 at 21:32

      Oi Isabel, leia com atenção as condições do bilhete, que coloquei no texto, porque não é possível ir de ônibus e voltar de metrô com o mesmo bilhete. Obrigada pelo comentário. Um abraço

  • Georges Garcia Responder    

    20 de janeiro de 2016 at 22:26

    Olá Renata. Pelo que entendi, não posso fazer correspondência entre RER e tramway com o ticket +.
    Por exemplo, se estiver na região da Eiffel, o site da Ratp indica que eu pegue o RER C até Issy Val de Seine e troque para o T2 até Jacques Henri Lartigue (Isso para chegar ao meu hotel). Portanto, terei que pagar 2 tickets +?

    • Renata Inforzato Responder    

      21 de janeiro de 2016 at 3:18

      Oi Georges, você pega um T+ e no Tramway você compra um bilhete simples, tem máquinas automáticas vendendo nas estações do Tramway. Mas, olha, dependendo do seu dia de chegada e partida, e de quantos dias vai ficar (se for mais de 4 dias), talvez compense fazer um Navigo. Ou então, comprar um carnê de 10 bilhetes. Um abraço

  • Catarina Responder    

    30 de janeiro de 2016 at 17:11

    Oi Renata! Antes de mais parabéns, um post maravilhoso e a prova disso é que anos depois ainda continuam a visitar e a perguntar!! Depois de ler atentamente o post e comentários, podia dar-me uma opinião se faria como eu neste caso?
    Então a viagem que estou a planear será com foco na Disney mesmo 🙂 no entanto estava a tentar perceber como €€€€€ ficaria se desse uma fugidinha de um dia a Paris para ver os seus principais pontos de interesse 🙂
    Seria um dia e por estarmos em Marne-la-Vallee não dá para escapar do RER, e a ideia seria depois apanhar metro para os vários lugares, ou seja, não andar até ao próximo, mas entrar no metro e ir logo para lá! Além disso, isso sempre me dá segurança uma vez que tenho receio de me perder…. sendo assim, estava pensando em MOBILIS 1-5 zonas, estaria correta? Assim poderia usar e abusar do rer e metro nesse dia certo? 🙂 Apenas mais uma questão, supondo que eu chego agora no aeroporto eu posso comprar e usar só uns dias depois? começa a contar no momento em que eu passo pela primeira vez o mobilis ou tem dia fixo? Obrigada!!!

    • Catarina Responder    

      30 de janeiro de 2016 at 17:13

      E posso comprar o MOBILIS onde? aeroporto? estação de rer? Obrigada!

      • Renata Inforzato Responder    

        31 de janeiro de 2016 at 4:53

        Oi Catarina. O Mobilis pode ser uma boa. Se você quiser saber os preços dos vários tipos de bilhetes, olha o site da RATP e compare os que servem para zona 5. O Mobilis é válido a partir do momento em que você passa na catraca, mas pode sim comprar antes. Em qualquer estação tem as máquinas automáticas, mas se você quiser comprar com um atendente, as estações maiores como o aeroporto, Gare du Nord, Châtelet, possuem guichês de venda. bjs e obrigada

        • Catarina Responder    

          5 de fevereiro de 2016 at 17:53

          Podia só esclarecer-me mais uma questão sobre o rer? Imagine que eu quero ir da Disney(Marne-la-Valle) a Charles de Gaulle Etoile… o comboio não é o mesmo né? é que pelo que vejo na net, neste caso eu teria que ir até à Gare de Lyon e apanhar outro rer (possivelmente noutra direçao) que passa em Charles de Gaulle Etoile estou certa? Há sempre a hipotese sair na estação Nation e apanhar o metro também né… obrigada!

          • Renata Inforzato

            6 de fevereiro de 2016 at 0:19

            Oi Catarina. Se você pegar o RER A em Marne-La-Vallée você não troca de trem para ir para Charles de Gaule Étoile (veja bem, não é o aeroporto, tá?). Na verdade, o que acontece é que o RER A tem várias direções, duas a leste (Marne-la-Vallée e Boissy Saint-Lèger) e três a oeste (Cergy Le Haut, Poissy e Saint-Germain-en-Laye). Mas as estações que ficam dentro de Paris são, digamos assim, básicas, ou seja, são comuns a todos os trens do RER A. Um abraço

  • Najara Responder    

    3 de fevereiro de 2016 at 4:13

    Tópico completo parabéns . O melhor da Internet …. só acho que deva deixar sim sua opinião do que acha melhor fazer. Pq nos quando vamos a primeira vez procuramos experiência certa. E pelo que vi vc entende muito bem … então sua opinião e aquela que podemos confiar e seguir pois sabe o que fala. Enfim . No meu caso chego no aeroporto de Charles com uma criança a 4 anos isso não e problema pois ele e mochileiro rsss. Mas estou confusa este lance de zona e bilhete vou ficar na zona 1 ao lado do metrô rue das Boulet. Como faço ? Pego o RER B desço na estação Notre dame na net me manda pegar depois a linha roxa e descer no Strasbourg saint denis e depois pegar a linha Verde para a minha estação .Está correto este trajeto ? E outra coisa este ticket t+ fala que é para 1 trajeto mas ilimitado. Ou seja eu posso usa-lo o dia todo sem limite ? E após o dia acabar ele perde a validade è isso ? e está ingresso que eu comprar no aeroporto RER paris ele e válido para estas estacoes até chegar ao meu destino ? Obrigada e parabéns esta perfeito seu tópico.

    • Renata Inforzato Responder    

      3 de fevereiro de 2016 at 13:36

      Oi Najara. Dar opinião na viagem dos outros, em casos como esse, é complicado. Nem sempre o que é bom para um é bom para o outro. Para ir do aeroporto você tem que comprar um ticket que compreenda a zona do aeroporto, que é zona 5. O itinerário até o hotel, dois sites bons para você ver é o http://www.ratp.fr ou o http://www.vianavigo.com. Mas veja as linhas pelos números e letras e não pelas cores, senão você vai se confundir. O ticket+ tem umas condições, que coloquei lá no texto, então, você tem que lê-las bem para não perder seu bilhete à toa. Um abraço e boa viagem

      • najara Responder    

        3 de fevereiro de 2016 at 21:02

        perfeito, ja vi a rota e estou me localizando …. porem a outra duvid a este ticket T+ ele por ser usado quantas vezes no dia, e pode fazer diversas baldeações ? ex. durante 1 dia todo posso entrar em uma estação descer nela e depois retornar validar o ticket e voltar para o hotel um exemplo…. ele serve assim ou nao ? desculpe mas nao estou achando esta inf,

        • Renata Inforzato Responder    

          4 de fevereiro de 2016 at 17:19

          Najara, como está no texto, você pode usar por 1h30. O que não pode é fazer certas trocas, e isso escrevi lá nas exceções. Se não está lá, é porque pode. Abração

      • najara Responder    

        3 de fevereiro de 2016 at 21:36

        o ticket li 500 vezes mas devo não compreendi . no caso no site que vc me ajudou para calcular a rota, esta falando para eu pegar no aeroporto o RER B (Tremblay en France ) descer em Gare DU Nord , então andar 5 minutos e pego a BUS 56 ( LA FAYETTE – MAGENTA – GARE DU NORD ) direcion CHATEAU DE VINCENNES. neste caso qual ticket eu pego ou me aconselha? sendo que não vou sair da zona turista , vou ficar pela torre mesmo. desculpe mais uma vez ,,, é que nao falo nenhuma lingua e informação nestas horas é tudo !

        • Renata Inforzato Responder    

          4 de fevereiro de 2016 at 17:18

          Najara, quando você faz o itinerário, tem a opção de escolher só trem e metrô para fazer os cálculos. Você coloca os endereços, e antes de lançar a pesquisa, você clica em “plus de critères” e depois em “ferré”. Aí ele vai mostrar a opção de ir sem sair do RER/metrô, que eu acho melhor. Abraço

    • Georges Garcia Responder    

      3 de fevereiro de 2016 at 14:29

      No texto está bem explicado. O ticket + vale por 1:30hs além de outros detalhes.

      • najara Responder    

        3 de fevereiro de 2016 at 21:43

        Obrigada, mas mesmo assim, fala que vale por 1:30 por varias correspondências, porem não entendi mesmo assim, rs pq ali fala que nao se pode usar a mesma linha de ida e volta. correto? no caso eu saiu do hotel vou para uma estação x . saiu do metro compro um chocolate e em menos de 1:30 volto para o mesmo metro para voltar ao hotel . eu posso fazer isso ? isto que nao entendi. ai la fala do onibus, ou seja nao posso usar a mesma linha 2x com o msmo cartao, entao ele é limitado . o texto esta perfeito eu que sou devagar para entender mesmo ,rsss

        • Renata Inforzato Responder    

          4 de fevereiro de 2016 at 17:15

          Oi Najara, para o metrô pode, ônibus que não pode. E tem certas correspondências entre transportes que também não pode. Todo bilhete tem os seus poréns, por isso que não existe um bilhete 100%, depende das suas necessidades e tipo de viagem, Obrigada

      • Renata Inforzato Responder    

        4 de fevereiro de 2016 at 17:24

        Obrigada, Georges. Um abraço

  • Luiz Antonio Responder    

    10 de abril de 2016 at 1:47

    Boa noite Renata,
    Quando eu for comprar o passe navigo decouverte no guiche de uma estação, eu só compro o kit, monto o mesmo e depois vou carregar. Ou quando pedir no guiche, já posso dizer “Je voudrais un passe Navigo Decouverte pour une semaine, s’il vous plait”?

  • Luiz Antonio Responder    

    17 de abril de 2016 at 0:34

    Obrigado. Aproveitando outra pergunta: vou chegar em um domingo no Aeroporto CDG e pretendo ir até a estação Bir-Hakeim (linha seis). Na máquina, para comprar o bilhete do RER B, qual a opção que devo escolher; na tela voce colocou a foto do visor da máquina que contém várias opções, entre elas: – billets pour Paris;
    – ticket t +

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      17 de abril de 2016 at 2:37

      Oi Luiz, você tem que ver quais bilhetes se encaixam na zona onde fica o aeroporto, que é fora da cidade de Paris. No texto, na descrição de cada bilhete, estão as zonas que eles atendem. Um abraço

  • Paris: Dicas De Viagem E Roteiro (guia Completo!) | Turista Profissional Responder    

    5 de maio de 2016 at 15:15

    […] Transporte público em Paris – guia para comprar o bilhete certo […]

  • Selma Ferreira Responder    

    15 de maio de 2016 at 23:23

    Muito obrigada por compartilhar informações tão preciosas!!! Vc sabe dizer se o navigo decouverte tem preço menor para crianças ou não há tarifas diferenciadas? Viajo com meu filho de 8 anos. Outra dúvida: além da semana de validade do navigo ficaremos mais 2 dias, sendo q vamos p/ a Disney só de ida neste segundo dia. Vc acha q vale a pena recarregar o navigo p/ estes dois dias? Muito obrigada:)

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      25 de maio de 2016 at 14:53

      Oi Selma… O Navigo não tem redução para crianças. Somente os tickets T+ e Origine Destination têm uma redução de 50% para crianças de 4 a 10 anos. Não vale a pena recarregar o Navigo para somente dois dias. Um abração

  • Franklin Responder    

    15 de junho de 2016 at 17:54

    Boa tarde e parabéns pelo excelente blog.

    Vou em outubro para Paris com minha esposa e filha de 4 anos e pretendo não gastar muito.
    Para ir do CDG ao centro, pensei em pegar o ônibus 350, mas acho que deve ser ruim ir com malas, não é ?
    Pensei em ir com o EASYbus por ser mais barato 6 euros em relação a 10 do RER B, o que vc acha ?

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      22 de junho de 2016 at 21:39

      oi Franklin, isso tudo depende de onde é seu hotel, pois, dependendo da localização, você vai ter que pegar e pagar o metrô, além do ônibus. Então, o negócio é calcular e ver o que é melhor para você e pensando também no conforto da sua filha. Um abraço

  • Fernanda Souza Responder    

    9 de novembro de 2016 at 22:24

    Certamente o post mais completo que já li sobre o transporte público de Paris. Parabéns e obrigada pelas dicas 🙂

  • Maria Responder    

    28 de novembro de 2016 at 16:19

    Olá Renata, muitos Parabéns pela excelente informação presente no seu texto. Ajuda bastante a quem vai a Paris pela primeira vez 😀 Irei no início de dezembro com as minhas filhas 🙂
    Preciso da sua opinião sobre o melhor trajeto para ir do aeroporto de orly para a disney por volta das 20h30, (apanhamos o orlyval até Antony e seguimos para Chatelet – Les Halles para apanhar a linha vermelha até a Disney?) Como no dia seguinte iremos visitar Paris e vamos andar muito de transportes publicos fica mais em conta o Paris Visit para 2 dias para as áreas 1-5 certo? Ou outro? O Paris visit inclui o trajeto do aeroporto até Antony?
    Posso comprar o Paris Visit no aeroporto de Orly à hora que chego e onde me devo dirigir para comprar?
    Agradeço a sua ajuda e sugestões.

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      29 de novembro de 2016 at 10:03

      Oi Maria, para ver o trajeto do aeroporto até a porta do seu hotel, veja o site http://www.ratp.fr. Quanto aos outros, você tem que ver quais bilhetes se encaixam no seu caso, ver como é SEU ESTILO de viagem e aí decidir por aquele que vai melhor no seu caso. Você pode comprar o passe no aeroporto sem problemas. Um abraço

  • caroline Responder    

    18 de janeiro de 2017 at 17:41

    Ola tudo bem?

    Estou querendo comprar o Navigo Découverte para 1 semana porém chego em Paris em um domingo as 15h e saio de Paris na sexta 16h.

    Minha dúvida é se devo comprar o passe somente na segunda ou se já comprar do domingo posso usar ate sexta normalmente?

    Obrigada.

  • Pedro Nobre Responder    

    24 de fevereiro de 2017 at 18:16

    Olá, tudo bem?

    Estou com dúvidas, sobre o Bilhete T+, irei com meu esposos à Paris, ficaremos 8 dias, e vamos usar as 5 zonas, gostaria de saber qual eu compro? e se por exemplo, T+ 10 tickets. ok? teria que comprar 20 ticket? 1 carnê para mim e outro para ele? ou não? fiquei perdido rsrs.

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      9 de julho de 2017 at 0:26

      Oi Pedro, você pode comprar um carnê pros dois e ir usando, 5 bilhetes pra cada e depois compra mais. Quanto às zonas do T+ tá tudo no texto. Um abraço

  • Paris: dicas de viagem e roteiro (o seu guia completo) | Turista Profissional Responder    

    8 de novembro de 2017 at 16:33

    […] Transporte público em Paris – guia para comprar o bilhete certo […]

  • Andre Responder    

    17 de novembro de 2017 at 4:59

    Oi Renata, estou em Paris, fui multada por ter utilizado o bilhete novamente para voltar , peguei o metrô Lá defense, onde iria descer estação metro Haussmann Comartan , e estava com tickets novos , o fiscal foi inflexível, e dissemos pegamos o bilhete errado e mostramos os novos … fomos multadas em 35 euros cada , me senti envergonhada e caso pagasse , iria chamar a polícia e pagar 185 euros, ficamos negociando e no fim paguei com cartão de crédito, pois não havia dinheiro , somos turistas .. esses fiscais se aproveitam , pois se existe esse controle tenho certeza quem faz errado não são os turistas e sim o usuários cotidianos, fiquei muito chateada e não existe informativos para turistas , sobre multas e de como utilizar corretamente os bilhetes .

    • Renata Rocha Inforzato Responder    

      25 de novembro de 2017 at 12:12

      Oi Andre. Não é questão de ser turista ou não, a lei é lei. E você ainda teve sorte, porque a multa é 50 euros. Muita gente pula catraca, turista ou não, e os fiscais têm quase poder de polícia para coibir isso. Existe informativos para os turistas em cada guichê de metrô, tem que pedir ao funcionário. E em português tem os blogs, como esse texto aqui, que eu atualizo sempre e nele aconselho para guardar o bilhete usado até o final do trajeto. Mas agora você já sabe como funciona e não acontecerá mais isso… Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close