Limoges

As delícias de Limoges

24 de outubro de 2018

Limoges é uma cidade da região da Nouvelle-Aquitaine, no centro-oeste da França. Ela é conhecida por sua porcelana e também por fazer parte de uma área, o Limousin , onde a carne bovina é um dos principais produtos locais. Por isso, ela não poderia faltar em um texto que fala sobre as delícias de Limoges.

delícias de limoges
Chocolates da Chocolaterie Buissière

Quero deixar claro que as dicas aqui são baseadas na minha viagem e experiência. Vou mostrar os restaurantes em que fui e gostei. Também vou falar da minha visita ao mercado e tem até dica de bebida. Então, vamos lá.

delícias de limoges

1) Entre Deux – Descobri este restaurante por acaso. Estava passando em frente na hora do almoço e vi um prato que adoro como sugestão do dia: o Hachis Parmentier. É uma delícia composta por carne moída, purê de batata e queijo. Já escrevi sobre a iguaria aqui no blog, no post sobre os meus pratos franceses preferidos. O total da conta, com prato principal e um suco de laranja, foi de 15 euros. Valeu a pena. Em algumas noites, o restaurante propõe “soirées karaoké”.

delícias de limoges

Entre Deux
19, rue des Tanneries
87000 limoges
Telefone: (+33) 5 87 41 65 93
Horários: de segunda a quarta, das 9h às 18h. Quintas e sextas, das 9h às 5h. Sábados, das 19h30 às 5h.

delícias de limoges

2) Chez Monsieur Edouard – Como disse para vocês, uma das especialidades do Limousin é a carne bovina. Então, aproveitei para pedir pratos com ela. Neste restaurante, que lembra uma brasserie das antigas, escolhi o espetinho de carne, acompanhado por batatas fritas e molho béarnaise. Estava bem gostoso.

delícias de limoges

delícias de limoges

Como sobremesa pedi um crème caramel (como se fosse um pudim de leite), que também estava bom. Para beber, pedi um vinho tinto Costières de Nîmes Château Mourgues de Grès. O restaurante ainda estava vazio, por isso o atendimento foi bem rápido.

delícias de limoges

Chez Monsieur Edouard
61 avenue Garibaldi
87000 Limoges
Telefone: (+33) 5 55 03 13 15
Horários: todos os dias, de 11h45 à 14h30 e das 18h45 às 23h. Aos sábados, até 22h30.

delícias de limoges

3) Le Barouf – Este é um lugar bem animado, um dos pontos de encontro dos habitantes de Limoges. Mistura de bar e restaurante, entrei atraída pelos preços e pelo cardápio.

delícias de limoges

Aqui o prato que me atraiu não foi carne bovina e sim a de porco. O prato que pedi foi Filet mignon de porc braisé au romarin et échalotes confites au Chardonay (file mignon de porco assado com alecrim e chalotas confitadas ao Chardonay), acompanhado de gratin dauphinois e salada.

delícias de limoges

Como sobremesa, escolhi Mousse de café, tuiles aux amandes. Para acompanhar tudo, um vinho rosé da região. O valor da conta foi 21,50 euros. Além da minha refeição ter sido deliciosa, o pessoal do restaurante é para lá de simpático.

delícias de limoges

Le Barouf
9, rue Charles-Michels
87000 Limoges
Telefone: (+33) 5 55 34 14 72
Horários: terças e quartas, das 18h30 à 1h. De quinta a sábado, das 18h30 às 02h00.

delícias de limoges

4) Coté Crêpes – Apesar do nome e de ter bastante crêpe no cardápio, eu entrei nesse restaurante para comer carne. E não fiquei decepcionada. Pedi um escalope de veau à milanaise, acompanhado por tomates (escalope de vitela à milanesa).

delícias de limoges

delícias de limoges

Para sobremesa, aí sim pedi crêpe sucrée (crêpe doce). Para beber, um vinho tinto Côtes du Rhône. O total da conta foi de 20 euros.

delícias de limoges

Coté Crépes
5, place Denis Dussoubs
87000 Limoges
Telefone: (+33) 5 55 10 26 26
Horários: todos os dias, das 12h às 14h e das 19h às 23h

delícias de limoges

5) Bubble Zen – A França tem vários restaurantes e lanchonetes asiáticos, mas confesso que quando estou viajando quase não como em um deles. Sempre escolho a culinária local. No entanto, era meu último dia de viagem, eu ia pegar o trem para casa logo mais e estava morrendo de fome.

delícias de limoges

Aí vi a decoração simpática do lugar e o cheiro maravilhoso que saía dali e não tive dúvidas: entrei. E não me arrependi. A especialidade deles são pratos rápidos e sanduíches da cozinha vietnamita. Pedi um Bánh mì (sanduíche) de porco laqueado e para beber pedi um milkshake de morango. Com um ambiente super legal e uma comida deliciosa, saí de lá bem zen.

delícias de limoges

Bubble Zen
9 Rue Cruche d’Or
87000 Limoges
Telefone: (+33) 5 55 05 97 22
Horários: de segunda a sábado, das 11h às 21h

delícias de limoges

6) Chocolaterie Buissière – Quem me conhece sabe que adoro chocolate. Mas essa chocolateria me chamou atenção pelo visual de seus doces. Apesar de ter chocolate no nome, encontramos outros tipos de doces, tipicamente franceses. A loja existe desde 1848 e, mesmo após as mudanças de proprietários, a alma do lugar e a qualidade das delícias continuam as mesmas (de acordo com os moradores com quem conversei lá na loja).

delícias de limoges

delícias de limoges

Buissière
27, rue Jean Jaurès
87000 Limoges
Telefone: (+33) 5 55 34 10 44
Horários: de segunda a sábado, das 9h às 19h.

delícias de limoges

7) Les Halles de Limoges – É o mercado municipal da cidade. Foi construído entre 1885 e 1889 e impressiona pela beleza. A estrutura é composta de metal, tijolo, vidro e zinco. Mas o que se destaca é a fachada, com uma frisa em porcelana composta por 368 desenhos de produtos vendidos ali.

delícias de limoges

delícias de limoges

No marché, em uma superfície de 2 mil metros quadrados, encontramos comerciantes de frutas, de legumes, de peixes, de aves, de queijos (como não poderia deixar de ser), etc. Há especialidades regionais, mas também de toda a França. Porém, o destaque aqui é a quantidade e qualidade das carnes vendidas no local. Afinal, é um dos produtos da região.

delícias de limoges
D’Aranjo Boucherie (açougue)

delícias de limoges

Visitei o mercado com uma guia, que me explicou a história e a importância do mercado de Limoges. Visitamos até o subsolo onde os comerciantes estocam seus produtos. No final da visita, participei de um casse-croute, isso é, de um lanche leve em um dos dois restaurantes populares do marché, o Les Bars’Jo. Foram servidas porções de frios, acompanhadas por pão, vinho e suco, além da sobremesa.

delícias de limoges

delícias de limoges

Mas o mais legal foi interagir e saber mais como trabalha cada comerciante. Eles pararam seus afazeres para dar atenção para a gente e mostrar os seus produtos, inclusive os regionais. Por exemplo, conhecemos o La Feuille du Limousin, um queijo de cabra delicioso e que levei para casa. Se você se interessa por esse tipo de visita, contate o Office de Tourisme de Limoges.

delícias de limoges
La Feuille du Limousin, um queijo de cabra da região – La Crémerie des Halles (queijaria)

Les Halles de Limoges
Place de la Motte
87000 Limoges
Horários: de terça a sábado, das 7h às 14h e domingos, das 8h às 13h.

delícias de limoges
Peixaria Faucher

8) Distillerie du Centre – Por muito tempo, Limoges ficou conhecida pela suas destilarias. Infelizmente, com o tempo, várias delas desapareceram e hoje só resta uma na cidade: a Distillerie du Centre. Ela foi fundada em 1789 e ocupa o mesmo endereço desde 1860. Em 1900, foi premiada durante a Exposição Universal com o maior prêmio da sua categoria.

delícias de limoges

Os licores e aperitivos de frutas e plantas são feitos com a mesma técnica desde o século XIX, inclusive os alambiques são os mesmos, sempre restaurados. Na visita à destilaria, vemos um museu com os instrumentos de fabricação antigos – alguns ainda usados -, aprendemos como são feitas as bebidas, ou seja, sobre o processo de destilação, filtração e envelhecimento, e vemos as características de cada produto.

delícias de limoges

delícias de limoges

um dos principais produtos da destilaria é a Gauloise. Diz a lenda que ela existe desde os tempos em que a França se chamava Gaule e era a bebida preferida das legiões romanas por estes lados. Depois disso, a receita teria se perdido, até que, em 1783, o Sieur Requier, licorista, a encontrou em um velho livro.

delícias de limoges

Se, na época galo-romana, a Gauloise era feita com hidromel, hoje, a bebida é realizada com várias plantas (receita secreta), que passam por uma dupla destilação e um lento envelhecimento. A destilaria fabrica também vários licores de frutas, como licor de pêssego, de mirtilo, de amoras, de morango, etc.

delícias de limoges

Outro produto principal é a Sève Centrale, também com mais de duzentos anos de existência. Ela é obtida através da dupla destilação de frutas e plantas, que são misturadas com Cognac e Armagnac. A bebida é, então, envelhecida em barris de carvalho.

delícias de limoges

Há também vários aperitivos regionais, como o Vin de Feste, criado em 1999, por ocasião do 8 centenário da morte de Ricardo Coração de Leão, ocorrida em 1199 ali na região. A bebida é feita a partir de uma receita medieval, onde plantas e especiarias doces (como canela, gengibre, noz moscada, baunilha, etc) são maceradas em mistela. Tem também o Fruitier, realizado com infusões de frutas vermelhas, sem adição de vinho. Experimentei essa última e é uma bebida bem gostosa.

delícias de limoges

Ao final da visita, há uma degustação dos principais produtos da destilaria. Muito bom! Eu adorei o licor de morango e o de castanha. As bebidas também são vendidas ali mesmo.

delícias de limoges

Distillerie du Centre – Musée des Distilleries Limougeaudes
54 rue de Belfort
87100 Limoges
Telefone: (+33) 5 55 77 23 57
E-mail : distillerie-du-centre@wanadoo.fr
Horários: de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Fechamento anual: de 10 de dezembro a 10 de janeiro.
Degustação gratuita – Vale a pena comprar ao menos uma garrafa.
Para saber mais, veja o site da destilaria

delícias de limoges

Enfim, estas são as delícias que provei em Limoges. E é só uma parte do que a cidade tem a oferecer. A capital da porcelana é um lugar dinâmico e super interessante, que merece ser mais visitado.

delícias de limoges
Torta de maçã que comi na visita ao mercado

Como ir a Limoges
De Paris, da Gare d’Austerlitz, pegar o trem para Limoges. A viagem dura entre 3 horas e 3 horas e meia. Para mais informações sobre os horários e preços, consulte o site da OUI.sncf, a companhia de trens.

delícias de limoges

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (2)

  • Bruna Responder    

    29 de outubro de 2018 at 19:13

    Menina, a gente não pode ver um post desses no meio da tarde, já morri de fome! Confesso que adoro veau, e pirei ai no seu escalope. Já to pronta pra pegar um trem pra lá!

  • Ana Carolina Miranda Responder    

    7 de novembro de 2018 at 19:08

    Renata, fiquei com água na boca! Um prato mais apetitoso que o outro. Já anotei todas as dicas para quando for a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close