Avignon

As Delícias de Avignon

18 de setembro de 2019

Adoro comer e, quando vou visitar uma cidade, tento conhecer ao menos um restaurante e lojas de produtos típicos. Quando fui para o sul da França, não foi diferente. Neste texto, vou listar algumas das delícias de Avignon que pude provar nas viagens para lá.

Pâte de Fruits
Pâte de Fruits – doce típico provençal

Assim como Avignon é cheia de atrações turísticas, locais para provar comidas e bebidas deliciosas não faltam na cidade. Então, como sempre, esta lista aqui não é exaustiva. São os lugares que pude conhecer e dos quais gostei.

Tapenades

1) Halles d’Avignon – É o mercado municipal. Se tem um passeio que aconselho a fazer nas cidades francesas é esse. O de Avignon existe desde 1859. Um primeiro mercado coberto foi inaugurado em 1899, mas a construção atual data de 2 de abril de 1974.

Delícias de Avignon

São mais de 40 comerciantes, que vendem produtos de toda a França e até de outros países. Mas o destaque, é claro, é para a produção local. Encontramos legumes, frutas, carnes, peixes, aves, queijos, pratos prontos, pães, doces, vinhos, entre outras coisas. Há até mesmo uma lojinha de lembranças e objetos provençais.

Queijo
Banon, um queijo de cabra da região

As opções para comer e beber ali também são muitas, desde para tomar um café até para almoçar com uma boa taça de vinho. Por vários dias tomei meu café da manhã ali.

Café da manhã francês

Há também uma cozinha de demonstração onde são realizados ateliês culinários gratuitos todos os sábados às 11h. O curioso é que qualquer pessoa pode propor um ateliê e cozinhar ali, desde que cozinhe bem, lógico. Além disso, o mercado realiza uma série de eventos para vários públicos.

Halles Avignon

Halles d’Avignon
Place Pie
84000 Avignon
Horários: De terça a sexta, das 6h às 13h30. Sábados e domingos, das 6h às 14h
Telefone: + 33 4 90 27 15 15.

Delícias de Avignon

2) L’Opéra Café – É um café, lounge, restaurante, bar e por aí vai, com uma decoração moderna, situado bem na Place de l’Horloge, no centro de Avignon. Na verdade, não fui ali para jantar. Estava com vontade de comer algo doce e não pensei duas vezes.

Delícias de Avignon

Então, pedi um mi-cuit de chocolate (que no Brasil é chamado de petit-gâteau), acompanhado por sorvete de baunilha e farofa doce. Gostei bastante, pois não estava enjoativo. Para acompanhar, realcei meu lado viciada e pedi um chocolate quente. Ele estava bem cremoso e o bebi bem depois de comer o mi-cuit para que o gosto de um não alterasse o outro. A conta deu 11 euros. Não é o restaurante mais barato da cidade, mas gostei do que provei.

Opéra Café - Avignon

L’Opéra Café
24 Place de l’Horloge
84000 Avignon
Horários: Todos os dias, das 11h às 01h
Telefone: +33 4 90 86 17 43.

Chocolate Quente

3) Le Square – É um pequeno restaurante, quase um quiosque, que fica no Square Agricol Perdiguier, também no centro de Avignon. O fato de ficar dentro de um jardim público torna o ambiente mais charmoso. Fui ali duas vezes: em pleno verão e no final do outono. Em ambas as ocasiões, o tempo estava muito agradável.

Delícias de Avignon

Em uma das vezes, fui jantar. E a comida não me decepcionou. Como prato principal, pedi uma salada de chèvre (queijo de cabra), com presunto e batatas. Algo simples e leve, que combinava perfeitamente com o calor extremo que estava fazendo.

Salada chèvre

Como sobremesa, pedi uma Île Flottante. É um doce composto por claras de neve batidas, escalfadas ou cozidas no banho-maria, com creme inglês e caramelo. É bem leve e combina com o calor. Para beber, um bom vinho rosé. A conta foi de 17,50 euros.

Delícias de Avignon

Le Square
1 Square Agricol Perdiguier
84000 Avignon
Horários: Não fornecidos.
Telefone: +33 4 88 61 26 47

Delícias de Avignon

4) Bodus – Para quem ama carne, este é o lugar. Há hambúrgueres e carnes servidos com os mais variados tipos de acompanhamentos. E o serviço é super rápido. Eu havia acabado de tomar café, mas o cheiro de carne me atraiu ali e descobri o lugar por acaso. Então, só para satisfazer minha gula, pedi tirinhas de carne grelhada com batatas fritas. A aparência não era das melhores, mas o gosto era maravilhoso. E com molho béarnaise. O valor da conta deu 9,50 euros.

Delícias de Avignon

Bodus
9 rue Jean Henri Fabre
84000 Avignon
Horários: De segunda a sexta, das 11h45 às 14h30 e das 18h45 às 22h (sextas até 22h30). Sábados, das 11h45 às 22h30. Domingos: das 11h45 às 15h e das 18h45 às 21h45.
Telefone: +33 9 66 85 34 74

Delícias de Avignon

5) Le Gallia – Esta brasserie é bem no estilo tradicional, com muitos pratos rápidos. Também achei por acaso, em uma segunda-feira em que muitos restaurantes estavam fechados. O atendimento foi bem simpático e rápido. O menu muda de acordo com a estação.

Delícias de Avignon

O que pedi foi bem simples: uma tartine (fatia grande de pão) com queijo emmental gratinado e salada. Estava bem gostosa. Para beber, pedi um diabolo (limonada com xarope de limão), que acho bem refrescante e leve para os dias de calor. No total, gastei 11,50 euros.

Delícias de Avignon

Le Gallia
13 Place Carnot
84000 Avignon
Horários: Aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 19h30.
Telefone: + 33 4 90 85 26 50

Delícias de Avignon

6) Jean le Gourmand – É uma franquia presente em vários lugares da cidade, assim como na estação. Tem vários tipos de crepes e por preços bem em conta. Comi ali várias vezes, principalmente entre uma visita e outra, quando não queria perder muito tempo sentada.

Jean le Gourmand

Em todas as vezes em que fui, pedi um crepe de queijo e um copo de suco de laranja. Super original, né? E o valor sempre foi 4 euros.

Delícias de Avignon

Jean le Gourmand
Vários endereços
84000 Avignon
Horários: depende da unidade.

Suco de laranja

7) Edgar – Este lugar ficava bem perto do Hostel em que fiquei em Avignon. Fui um dia comer ali e voltei sempre, até para tomar um sorvete.

Edgar

Macarrons

A loja tem o que é típico da refeição rápida aqui na França: diversos tipos de pães, croissants, pains au chocolat, vários tipos de brioches, bolos, cookies, sanduíches, saladas, quiches e por aí vai. Há promoções, do tipo, compre 3 pains au chocolat e ganhe 1 (essa foi a que mais comprei). Gastava entre 4 a 5 euros a cada visita.

Pain au chocolat

Edgar
14, Rue de la République
84000 Avignon
Horários: Aberto todos os dias, de 7h00 às 20h30.
Telefone: +33 04 13 66 15 45

Delícias de Avignon

8) French Coffee Shop – Muitas vezes, quando viajo, acabo trocando uma refeição por um lanche ou café rápido. E, como vocês estão vendo, em Avignon não foi diferente. A French também é uma franquia, que eu já conhecia e gosto muito. Ela também está presente em outras cidades francesas, inclusive falei dela na matéria sobre as delícias de Troyes.

Delícias de Avignon

Fui várias vezes na de Avignon, mas acabei indo só para beber. É que sou viciada em chocolate quente (a balança que o diga) e adoro o Choco Tella deles, que é chocolate quente com nutella. Mas é claro que eles têm vários outros tipos da bebida, assim como uma variedade de cafés, chás, doces, sanduíches, etc. Gastei 5,50 euros a cada passagem ali.

Chocolate quente e nutella

French Coffee Shop
12 rue du Vieaux Sextier
84 000 Avignon
Horários: De segunda a sábado, das 8h30 às 19h.
Telefone: + 33 04 90 82 79 98

Doces franceses

9) Délices du Luberon – Para quem ama patês e afins, essa loja é uma perdição. É também uma franquia que está presente em várias cidades provençais. Há vários tipos de tapenades (preparação à base de azeitonas verdes ou pretas, esmagadas com azeite de oliva e outros ingredientes), anchoïade (anchovas esmagadas também com óleo de oliva e outros ingredientes), humus, patê de tomates secos, etc. Enfim, uma variedade de gostosuras para comer com pão, com torradas, com saladas ou com outros pratos que você inventar.

Delícias de Avignon

A loja vende também sopas, azeitonas, azeites de oliva, ervas da Provence, torradinhas e por aí vai. E, se você tem dúvida, pode degustar os produtos sem problemas. O difícil é não querer levar tudo. Ainda mais que os preços são em conta levando em consideração a qualidade dos produtos. Levei vários para casa.

Délices du Luberon

Délices du Luberon
20, place du change
84000 Avignon
Horários: De segunda a sábado, das 9h30 às 19h.
Telefone: + 33 4 90 84 03 58

Delícias de Avignon

10) Autrefois – Outra tentação para quem ama coisas gostosas. Essa loja também está presente em várias cidades da França e apresenta uma variedade de produtos. O destaque, aqui, na minha opinião, vai para os chocolates e biscoitos: há uma variedade imensa deles e são muito bons. Encontramos, ainda, muitos doces típicos da região, como os calissons, pâtes de fruits, etc.

Autrefois Avignon

Na parte de delícias salgadas, eles vendem tapenades, patês, terrines, azeite de oliva, temperos, etc. Outra loja que é uma excelente opção para levar produtos da região por um bom preço. Também comprei aqui, principalmente os biscoitos.

Delícias de Avignon

Autrefois
24 rue des Marchands
84000 Avignon
Horários: Aberta todos os dias, das 9h às 19h.

Calissons

11) Aline Géhant – É um nome conhecido em Avignon, especializado em chocolate. Suas criações mudam de acordo com a estação do ano, para preservar o melhor do cacau. Quando fui conhecer a loja, era época do final do ano e havia várias delícias sobre tema. Acabei escolhendo uma deliciosa árvore de natal, que comi antes de voltar a Paris.

Chocolate

Aline Géhant
15 Rue des 3 Faucons
84000 Avignon
Horários: De terça a sábado, das 10h à 13h e das 15h à 19h.
Telefone: + 33 04 90 02 27 21

Delícias de Avignon

12) Cafés au Brésil – Brésil é Brasil em francês, por isso, ao passar em frente desta loja, não pude deixar de entrar. Presente desde 1976 em Avignon, ela não só tosta e vende como também promove degustações da bebida. São mais de 35 tipos de café, incluindo o brasileiro, é claro, além de 200 variantes de chás e infusões. Um paraíso para os amantes dessas bebidas.

Delícias de Avignon

A equipe da loja, gerenciada por uma família na terceira geração, é bem simpática e vai lhe orientar na sua escolha. O boutique vende também xícaras, bules e outros acessórios para acompanhar o café ou chá, assim como abriga uma mercearia fina. Adorei a descoberta.

Cafés au Brésil

Cafés au Brésil
24, rue des Fourbisseurs
84000 Avignon
Horários: De terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 19h.
Telefone: + 33 4 90 82 49 71

Delícias de Avignon

Esses foram os lugares que conheci durante minhas viagens a Avignon. Claro que pretendo voltar à cidade e quem sabe este assunto dê outra matéria. Espero que vocês tenham gostado e que esse texto ajude caso alguém decida vir conhecer a terra dos papas na França.

Chocolates da provence

Como ir até Avignon
De Paris, na Gare de Lyon, você pega o trem até a estação Avignon Centre. A viagem dura entre 3 horas e 3 horas e quarenta. Para mais informações, acesse o site da OUI.sncf, a companhia francesa de trem.

Delícias de Avignon

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real Seguro Viagem
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.

Comentários (4)

  • Anita Responder    

    19 de setembro de 2019 at 15:40

    Amei! Da vontade de ir correndo experimentar e comprar e comer tudo!!!!
    Muita vontade de conhecer a região!
    Arrasou, Renata.

  • Patti Responder    

    24 de setembro de 2019 at 10:21

    Nossa, comecei a salivar aqui ao ler teu post sobre as delicias de Avignon… Que saudade que tenho da salada de chèvre chaud – e dos vinhos tão bons e acessíveis. Vou salvar o post caso algum dia vá a Avignon. Ótimas dicas!

  • Gabriela Torrezani Responder    

    24 de setembro de 2019 at 16:52

    Meu deus, esse post é tortura pra gente que é formiga como eu! Já estou doida para provar todas as delícias de Avignon, especialmente os doces!

  • Bruna Responder    

    25 de setembro de 2019 at 12:08

    Que post de enlouquecer! É chocolate quente, queijo de cabra, sorvete… já quero conhecer Avignon pra provar tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close