Arles

Arelate – A festa que devolve Arles à época romana

29 de setembro de 2013

Arles é uma cidade no sul da França, conhecida, principalmente, por seus monumentos que datam do Império Romano (são classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO) e por ser um dos lugares pelos quais Van Gogh passou. Sobre tudo isso, vou escrever nos próximos posts. Mas, nesse texto, gostaria de falar de uma festa muito legal que tive a oportunidade de ver: a Arelate.

Arles

A Arelate – Journées Romaines d’Arles é uma semana cheia de atrações com o objetivo de recriar os tempos em que a cidade era uma das mais importantes do Império Romano. Geralmente, o festival acontece na última semana de agosto. Esse ano foi a sétima edição e ocorreu entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro.

Arles
Pelas ruas, pequenas encenações mostravam como era a vida no Império Romano

Desde 2007 – ano da primeira festa – , a Arelate já atraiu mais de 120 mil visitantes: gente que, como eu, é apaixonada por História e quer saber um pouquinho mais como era viver no passado.

Arles
Por toda a cidade, havia demonstrações. Essa é dos legionários romanos

E o trabalho de reconstituição é fantástico: com arqueólogos, historiadores e aficionados pela Antiguidade fazendo parte da equipe, o que vemos é uma semana onde podemos aprender mais sobre o Império Romano, os imperadores e seus contemporâneos. Apesar de haver um caráter lúdico e acessível para todos os públicos, principalmente para as crianças, a gente percebe que há muita preocupação com o rigor histórico. E isso é muito bom.

Arles
A criançada adora as demonstrações e ateliês

E durante toda a semana, há várias atrações ao longo do dia: acampamento romano, demonstrações de artesanato e de profissões da sociedade romana, manobras das legiões (o “exército” romano), combates de gladiadores, projeções de filmes que retratam a época, visitas guiadas, visitas teatrais e por aí vai. O difícil é escolher o que ver em meio a tanta coisa legal. Algumas atrações são gratuitas e outras são pagas.

Arles

Infelizmente, por causa do trabalho, não pude chegar para a abertura da festa, no dia 25 de agosto. Cheguei só no dia 28. Mas deu para acompanhar muitas atrações. É interessante ver a cidade antiga reviver seus dias de glória.

Arles
Combate de gladiadores no Teatro Antigo

E Arles inteira entra no clima: vários comerciantes se vestem como nos tempos de Roma, em frente a alguns comércios, há painéis que mostram como era aquela atividade na época do Império. Por exemplo, diante de um salão de beleza, há a explicação de como eram os penteados na Antiguidade Romana.

Arles
Até os comerciantes entram no clima

De tudo que acompanhei, o que mais gostei foi:
Os combates de gladiadores – É demais ver os lutadores ali no Teatro Antigo (Théâtre Antique). E o povo – principalmente a criançada – vibrando. O lugar ganha ainda mais vida e volta 2 mil anos no tempo. Gravei esse vídeo aqui pra mostrar (só não repare na qualidade, pois é a segunda vez que uso essa máquina).

E o mais legal é que antes da luta tem uma explicação, bem didática, de como era a vida dos gladiadores, como eles eram escolhidos, etc. E depois do combate, eles ficam ali para conversar com o público e dar mais informações.

Arles
E o pessoal explica tudo para o público

Arles

Outra atração interessante da festa é o desfile. Aliás, são vários, que acontecem uma vez por dia em alguns dias da semana. Alguns são maiores (com mais associações), outros menores. Mas é algo diferente ver os legionários, a nobreza e os escravos do Império andando pelas ruas de Arles, com os turistas correndo atrás. Acompanhe um dos desfiles no vídeo abaixo.

Mas o ponto alto da Arelate aconteceu no sábado, 31 de agosto, à noite: é o espetáculo de recria os jogos romanos. Ele acontece no Anfiteatro (Amphithéâtre), que data do século I d.C. Então, imagina o clima. Para mim, foi de arrepiar. Olha o vídeo da abertura do espetáculo

No show há demonstrações de esportes da época, danças, corridas de bigas (o “carro” romano) e, é claro, combate de gladiadores. Como é difícil descrever o espetáculo, aí vão mais alguns vídeos:

O pessoal que trabalha na Arelate é composto por voluntários. Eles fazem parte de associações que promovem, durante o ano todo, eventos sobre a época romana. Há até estágios para formar gladiadores.

Quem acompanha o blog sabe o quanto adoro essas festas temáticas. Adorei a Arelate e vou voltar sempre que puder. Se você se interessou e quer conhecer, a data da próxima festa já saiu: vai ser de 21 a 27 de agosto de 2017. Mais informações aqui

Arles
César explicando pra galera como foram suas conquistas

Para ir a Arles, a partir de Paris há dois jeitos:
Você pega o trem da SNCF (a companhia francesa), na Gare de Lyon. A viagem dura entre 3h30 e 4h30, depende se é direto ou não. Para ir de outras cidades francesas, é também com a SNCF.

Outra opção é pegar os trens OUIGO, trens TGVs baratos, saindo de Marne la Vallée (região parisiense) e indo até Avignon. De lá, pegue um ônibus. O tempo de viagem é de cerca de 4 horas. Escrevi sobre esse trajeto nesse link

Arles

* Reserve hotel para Paris e outras cidades do mundo com o Booking
* Compre seu seguro de viagem com a Real ou com a Mondial
* Para fazer passeios e excursões, contate a ParisCityVision
* Para transfer e passeios privados, contate a França entre Amigos
* Compre ingressos fura-fila para várias atrações de Paris e outras cidades com a Ticketbar
* Alugue um carro com a Rentalcars
* Saiba mais sobre Cursos de idiomas no exterior

Renata Rocha Inforzato

<p>Sou de São Paulo, e moro em Paris desde 2010. Sou jornalista, formada pela Cásper Líbero. Aqui na França, me formei em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X. Trabalho em todas essas áreas e também faço tradução, mas meu projeto mais importante é o Direto de Paris. Amo viajar, escrever, conhecer pessoas e ouvir histórias. Ah, e também sou louca por livros e animais.</p>

Comentários (20)

  • Natalia Itabayana Responder    

    30 de setembro de 2013 at 8:49

    Apesar de ser do ladinho aqui da gente, ainda não conseguimos ir à Arelate, acaba que viajamos todos os anos justo quando acontece. Mas ja fomos duas vezes ao espetaculo de reconstituição dos jogos romanos em Nîmes, me parece ser nos mesmos moldes, com desfiles e lutas de gladiadores, corridas de bigas e tudo mais. Também vale a pena, e ano que vem pretendemos ir à Arles também, essas festas nunca são demais 🙂

    • Renata Inforzato Responder    

      30 de setembro de 2013 at 18:42

      Oi Nat, também acho que nunca é demais e a gente sempre aprende enquanto se diverte. Quero ir na de Nîmes, mas nesse ano, na época. estava em semana de provas. Mas ano que vem, quem sabe, vamos juntas em alguma dessas festas. Obrigada pela visita e um beijão

  • Deise Responder    

    30 de setembro de 2013 at 9:53

    Rê!

    Pena que não havia nenhum Russel Crowe como gladiador, né? kkkk

    • Renata Inforzato Responder    

      30 de setembro de 2013 at 18:43

      Deise, pois é, dei uma procurada, mas não achei. Mas tinha uns bonitinhos, rsrsrsrs. Beijão e obrigada

  • Monica Toledo Responder    

    1 de outubro de 2013 at 17:46

    Legal, Renata. Fica a dica pra minha próxima ida!

    • Renata Inforzato Responder    

      1 de outubro de 2013 at 19:35

      Oi Monica. É uma ótima época pra você ir, pois tem um grande evento de fotografia com mais de 50 exposições e encontros. É bem legal. Obrigadão pela visita. bjão

  • Juliana Pereira Responder    

    2 de outubro de 2013 at 3:55

    Adorei, Rê!! Os vídeos ficaram ótimos!! Me senti como se estivesse nos eventos!

  • Anita Responder    

    2 de outubro de 2013 at 13:40

    Oi Renata! Adorando suas ‘descobertas’! Posso sugerir que vc faça um calendário desses eventos que vc foi e deixe afixado no blog? A vontade é de ir a todos, mas um pode ser o determinante da escolha de datas da próxima ida a França.
    Os vídeos ficaram muito legais!
    Bjs

    • Renata Inforzato Responder    

      7 de outubro de 2013 at 21:34

      Oi Anita, é uma boa ideia. Vou começar a garimpar no final de semana. Obrigadão mais uma vez. beijos

  • Gislaine Responder    

    2 de outubro de 2013 at 14:09

    Adorei o texto e os vídeos!!!! Excelente sugestão para a próxima!! Bjss Re!

    • Renata Inforzato Responder    

      7 de outubro de 2013 at 21:35

      Oi Gi, você iria adorar! Ainda não cheguei no texto sobre a arte e Van Gogh… Um beijão e obrigada

  • Andréa de Azevedo Freitas Responder    

    5 de outubro de 2013 at 12:27

    Incrível, realmente… Cada povo tem a sua beleza, a sua história. Nesse evento observamos várias facetas: o amor pela história, a estética sendo valorizada, o acolhimento generoso da população aos visitantes e vice-versa, o desenvolvimento do turismo local com alcance internacional… Enfim, um momento para ser usufruído em todos os sentidos. Continue nos trazendo essas notícias, Renata, seu trabalho é inestimável.

    • Renata Inforzato Responder    

      7 de outubro de 2013 at 21:37

      Oi Andrea. Vc descreveu muito bem o que são esses eventos todos que acontecem aqui, não só na França, como na Europa toda: história, turismo e amor. Quem dera eu poder ir em todos e escrever sobre eles… Um dia chego lá. Um beijo e obrigada.

  • Arles – Dos romanos a Van Gogh | Direto de Paris Responder    

    10 de dezembro de 2013 at 1:14

    […] que recria os tempos do Império Romano e que já tive a oportunidade de ver e escrever sobre ela aqui. A edição de 2014 ocorre entre os dias 24 e 31 de […]

  • Flávia Amaral Responder    

    20 de Janeiro de 2014 at 17:58

    Adorei ! Isso é o sonho de qualquer estudante e amante de História (eu creio haha) que é poder fazer essa viagem no tempo e assistir/participar desses momentos !!!Interessantíssimo ! Parabéns, ficou excelente a matéria Renata ! Beijos

    Flávia, Curitiba, Paraná.

    • Renata Inforzato Responder    

      23 de Janeiro de 2014 at 23:07

      Oi Flávia. Adorei o seu comentário. Espero que você possa vir ver uma dessas festas ao vivo. Dá uma olhada nos posts sobre Provins. Obrigada e um abração

  • Cristiano Responder    

    5 de Abril de 2014 at 19:49

    Renata!
    Muito obrigado pelas informaçoes preciosas sobre a França. Estou programando minha visita para 2015 e tenho uma duvida. Na su sua opiniao , qual vale mais a pena para quem gosta de musica e dança : Arelate em Arles ou Les Medielvales em Provins?
    Escreva mais, seus posts sao muito interessantes. Parabens!

    • Renata Inforzato Responder    

      5 de Abril de 2014 at 20:27

      Oi Cristiano. As duas são em épocas diferentes: Médiévales é em junho e Arelate em agosto ou começo de setembro. Se você vai visitar Paris, o melhor é Provins, pois é mais perto. Arles é sul da França. Médiévales também é maior e tem mais música. Obrigadão pela visita e pelo elogio. Um abração

  • Hostel em Arles – Hospedagem barata e animada da rede HiHostel | Direto de Paris Responder    

    18 de Maio de 2014 at 21:31

    […] agosto do ano passado fui a Arles para ver a Arelate, a festa romana que a cidade organiza todo ano. Já falei da festa e de outros aspectos da cidade, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Direto de Paris usa cookies para funcionar melhor. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close